Transporte rodoviário regulamentado investe em desinfecção de frotas e novos procedimentos contra o coronavírus

Rio de Janeiro 4/5/2020 –

A pandemia do coronavírus afetou a rotina de milhares de brasileiros, inclusive os que utilizam o transporte rodoviário. No momento, atendendo a demandas essenciais, apenas estão em funcionamento algumas linhas interestaduais com horários reduzidos conforme regulação da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Empresas, como o grupo UTIL S/A (composto pelas viações UTIL, Sampaio e Brisa e responsável pelas principais ligações rodoviárias do Sudeste e Centro Oeste do país) têm anunciado investimentos recentes em higienização e adequação de preços para continuarem transportando seus passageiros.

Além dos equipamentos de EPI para uso individual de seus motoristas e colaboradores, as empresas intensificaram os procedimentos de higienização da frota. Segundo Letícia Pineschi, gerente de marketing da UTIL e SAMPAIO, o interior dos veículos está sendo desinfectado com um composto de Amônia Quaternária. Reforçada ainda a higienização dos sanitários com o descarte adequado de dejetos e mantendo os reservatórios de água e sabão sempre abastecidos. “O cuidado redobrado durante e pós-pandemia faz toda a diferença para quem optar pelo transporte regulado, porque justamente nesse período o transporte clandestino se aproveita para ocupar espaço, mas sem a menor condições de oferecer a mesma segurança de higiene e limpeza dos veículos como as empresas de viagens regulares”, alerta Letícia. As viações também disponibilizaram álcool em gel para os clientes no atendimento e no embarque.

Outro ponto importante diz respeito à ocupação de passageiros no interior dos ônibus, preocupação de muitos que precisam viajar durante a pandemia. A UTIL, Sampaio e Brisa estão comercializando somente 70% das passagens, já que sua frota, na maioria, composta por double class (ônibus de dois andares) possuem poltronas individuais em um dos pisos. Embora não haja restrição em relação à marcação de assentos durante a compra dos bilhetes, no momento do embarque, a viação têm promovido uma reordenação dos assentos com objetivo de manter os passageiros afastados uns dos outros, com exceção àqueles que viajam juntos (ex. em família).

Para garantir o acesso às viagens neste momento de crise até o retorno à rotina normal, as empresas estão promovendo a adequação dos preços das passagens. Os descontos para trechos que estão suspensos estão em torno de 50% e podem ser verificados nos canais de vendas (www.util.com.br, www.viacaosampaio.com.br e redes sociais @viajeutil e @viacaosampaio). Dúvidas sobre horários disponíveis, reembolsos e remarcações são atendidas também pelo SAC ([email protected] ou [email protected]).

Segundo a ABRATI – Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros, as viações registraram uma queda de aproximadamente 70% de seu movimento no mês de abril em relação ao mesmo período no ano passado. Infelizmente, 40% das empresas rodoviárias vão ter dificuldades em se reerguer após a pandemia.

Website: http://www.util.com.br