Tratamento e filtragem da água são considerados cruciais para o setor industrial

Santo André – SP 4/9/2020 –

Soluções eficientes e personalizadas são cada vez mais indispensáveis para garantir segurança para funcionários e o consumidor final.

A filtragem da água é um procedimento muito importante para diversos setores da indústria, especialmente para os fabricantes de alimentos e bebidas, pois ela influencia diretamente na qualidade final desses produtos. Isso ocorre porque nas bebidas e em certos alimentos, a água é incorporada ao produto, ou seja, é imprescindível que ela seja potável, de forma a não comprometer a qualidade sanitária desses itens.

Além disso, para quem fabrica alimentos, faz-se necessária uma higienização eficaz dos equipamentos, exigindo que a água tenha um grau elevado de pureza. Caso contrário, isso pode trazer sérias consequências, como doenças de origem alimentar.

O que determina que uma água é de boa qualidade?

A qualidade da água está relacionada com a carga microbiológica e com suas características físicas e químicas. O controle de qualidade deve ser feito, portanto, considerando todas essas propriedades.

A análise microbiológica indica a possível existência de microrganismos patogênicos, que são contaminações por bactérias causadoras de diversas doenças como diarreia, febre tifoide, cólera, hepatite A, infecção intestinal, dentre outras.

Já a físico-química, mede as alterações em relação a cor, a turbidez, ao cloro residual e pH. Considera-se que, uma água potável é inodora, incolor e insípida.

Impacto na indústria

Na indústria alimentícia, pode-se considerar que a água é um elemento básico, sem ela a produção torna-se inviável. É usada desde a incorporação em alimentos, até a limpeza de equipamentos e materiais, de acomodações, nos sistemas de refrigeração e também de geração de vapor.

Seu uso deve passar por um controle rigoroso de qualidade, de forma a garantir o atendimento a legislação vigente e permitir o bom funcionamento da empresa. Além dos outros benefícios que já citamos acima, quanto a qualidade do produto final e conservação de equipamentos.

Adoção de sistema de tratamento e filtragem

A qualidade da água utilizada depende de uma série de fatores, como o lençol freático, o terreno e suas condições geográficas, dentre outros. Por conta disso, é muito importante que a implantação do sistema de filtragem seja feita de forma personalizada.

O investimento realizado para tratamento da água na indústria será compensado com uma melhoria no custo-benefício a longo prazo, além de proporcionar maior segurança, garantindo que o produto que está sendo enviado ao mercado atende as exigências necessárias.

Soluções eficientes agregam valor

O tratamento e filtração da água, oferecido por empresas como a Asstefil, propõe soluções inteligentes para atender essa necessidade fundamental do setor. Os projetos são realizados de maneira personalizada para cada empresa, atendendo as medidas necessárias para cada modalidade produtiva.

Pensar na qualidade da água utilizada na produção é pensar no valor final do produto e isso é um grande diferencial para quem atua no ramo de gêneros alimentícios. Cuidar da qualidade da água é ter responsabilidade com a segurança e a saúde do consumidor.

Website: http://www.asstefil.com.br