Treinar o poder de negociação na vida profissional é possível

28/2/2020 –

Desenvolver habilidade para negociar é fundamental, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional. É uma capacidade que beneficia aqueles que trabalham com vendas e os que precisam realizar tarefas que demandem muita tomada de decisões. Uma negociação bem feita, por exemplo, pode pôr fim a uma guerra, concluir um negócio importante ou, ainda, resolver um conflito familiar.

No entanto, poder de negociação não é algo que se desenvolve de uma hora para outra. É algo que requer treinamento e, claro, conhecimentos técnicos. Como desenvolver, então, essa habilidade de negociação no dia a dia?

1. A primeira impressão é a que fica

A impressão que as pessoas têm do negociador pode definir o clima da negociação. Por isso, quem trabalha com vendas precisa aprender a se expressar. Dependendo do ambiente, pode ser necessária uma linguagem mais formal.

Cursos de oratória ajudam aqueles que precisam desenvolver a fala e a linguagem gestual, pois ensinam sobre postura corporal, tom de voz e pausas durante o discurso.

2. Flexibilidade

Antes de qualquer reunião, é preciso que o condutor saiba exatamente o que irá propor. É válido ter em mente que flexibilidade é uma característica muito útil nessas horas. Então, ser flexível e estar preparado para ceder um pouco são habilidades desejáveis.

Ainda no que diz respeito à flexibilidade, trabalhar a empatia é fundamental. É preciso colocar-se no lugar do outro e só fazer propostas interessantes para as duas partes.

3. Poder de improvisação

Pode acontecer das pessoas fazerem perguntas que o condutor da reunião não esteja preparado para responder. Então, será preciso ter jogo de cintura para improvisar. Essa habilidade se ganha com o tempo e muito treino. Aulas de teatro também podem ajudar.

4. Quanto mais treino, melhor!

A experiência é a responsável por tornar alguém um grande negociador. Não vale ter medo de errar. Os acertos virão com o tempo.

5. Pior cenário possível

É preciso trabalhar as próprias expectativas e aprender a prever como as pessoas irão reagir à cada ideia proposta. Assim como em um jogo de xadrez, nas negociações, a habilidade de prever os movimentos alheios pode levar a uma vitória.

A Sodexo é líder em soluções para qualidade de vida. Mais informações.

Website: https://www.sodexobeneficios.com.br

Web Site: