Três dicas para servir assados elogiados nas ceias de fim de ano

21/12/2020 –

É fundamental temperar com uma combinação de ervas, o tempo na marinada e a temperatura do forno, segundo as dicas da chef Ana Spengler.

A pandemia de Covid-19 vai exigir mais cuidados para a realização das festas de fim de ano. Se a ideia é evitar reuniões com muitas pessoas e preferir o virtual ao pessoal, a comida não deixará de ser um dos focos das comemorações. E ao falar em alimentação, as carnes brancas são itens quase obrigatórios da mesa, junto dos diversos acompanhamentos.
Mas ainda há quem diga que é difícil temperar e assar aves e cortes suínos. Nem sempre as carnes ficam macias e saborosas na parte interna das peças. Por isso, a chef Ana Spengler, parceira da Smart, listou três dicas simples para oferecer assados dignos de elogios nas festas.

1 – Temperos para saborear

A chef diz que aves e suínos combinam com pimentas. Pode ser pimenta-do-reino preta ou um mix de grãos, de preferência moídos ou em grãos. Ela recomenda adicionar um elemento cítrico como suco de limão, laranja ou suas raspas. “O tempero lemon pepper faz o papel perfeito combinando esses dois primeiros itens em um único ingrediente”, comenta a chef. Na escolha das ervas, Ana sugere sálvia, manjerona e orégano para as aves; e alecrim, a salsa e, também, o orégano para carnes suínas.

2 – Vale marinar

Essa etapa permite que os temperos penetrem na peça por inteiro, fazendo com que as carnes fiquem saborosas e macias no interior. “Cortes grandes, como o pernil suíno, ou aves inteiras, por exemplo, precisam ser marinadas por, pelo, menos, 24 horas”, diz a chef. Segundo Ana, o ideal é fazer uma base líquida, que pode ser de vinho branco ou tinto, suco de cítricos diluído em água ou vinho ou caldos intensos. Vale adicionar mais ingredientes picados como alho e cebola. “É importante que a carne fique imersa no preparo da marinada. Isso vai facilitar a absorção das ervas, pimentas e cítricos por toda a peça”, conta.

3. Antes de assar

“Para manter a umidade interna das aves e suínos, é importante ‘selar’ a carne para que não perca seus sucos”, diz a chef. A sugestão de Ana é selar lombo, pernil ou paleta suína na frigideira, e levar as aves ao forno pré-aquecido em temperatura alta de 250ºC e depois reduzir para temperatura mais amena (160ºC a 180ºC). O tempo de forno varia entre 1h30 e 3h. “Lembrando que, quanto maior a peça, mais tempo de forno em temperatura mais baixa”, acrescenta.

Website: http://www.smarttemperos.com.br

Web Site: