Três dúvidas sobre o Útero de Substituição

2/3/2020 –

O útero de substituição é a técnica mais utilizada para o tratamento de casais inférteis. O especialista em Reprodução Humana, Alfonso Massaguer, diretor da Clínica Mãe, esclarece as principais dúvidas sobre este procedimento.

Sobre o tratamento
O útero de substituição, também conhecido como barriga de aluguel, é um procedimento indicado para as mulheres que foram submetidas à histerectomia (retirada do útero), mulheres que nasceram com malformação uterina incompatível com gestação (útero infantil, útero rudimentar ou ausência congênita de útero) e para mulheres com alguma condição que impeça a evolução de uma gravidez.

Como funciona?
Durante o tratamento (útero de substituição), o casal é submetido à fertilização in vitro para gerar embriões que serão transferidos para o útero da doadora temporária da barriga.

Enquanto ocorre a ovulação da paciente que precisa do útero de substituição, a doadora temporária do útero prepara o endométrio (camada interna do útero) para receber os embriões, por meio de medicamentos administrados oralmente sem grandes intercorrências clínicas.

Pontos importantes
No Brasil, o útero de substituição, popularmente conhecido como barriga de aluguel, não pode ter fins comerciais, ou seja, não se pode pagar para que uma pessoa tenha uma gestação para uma outra. Assim, o termo barriga de aluguel não é muito apropriado.

Por determinação do Conselho Federal de Medicina, as doadoras temporárias do útero devem pertencer à família de um dos parceiros do casal que precisa do útero de substituição num parentesco consanguíneo de até quarto grau (primeiro grau – mãe; segundo grau – irmã/avó; terceiro grau – tia; quarto grau – prima).

Na ausência do grau de parentesco, é preciso de liberação do Conselho Regional de Medicina para realização do útero de substituição, prática atualmente simples.

É comum confundir o útero de substituição com doação de óvulos. Nesta situação, os óvulos de uma mulher são doados para a outra, que não possui óvulos de boa qualidade. Muitas mulheres imaginam a necessidade de um outro útero, mas a busca por óvulos doados é muito maior.

Website: https://www.clinicamae.med.br/

Web Site: