Unicred Aliança dá dicas para começar 2020 no azul

Uberlândia – MG 23/12/2019 –

Um ano novo é um ótimo momento para começar a criar hábitos inteligentes. Na vida financeira, definir metas e encarar as contas de frente podem ser grandes aliadas para escapar do endividamento. De acordo com Luis Antônio Menegazzo, gestor comercial da Unicred Aliança, o planejamento financeiro é de extrema importância na vida das pessoas, pois o uso adequado e disciplinado do dinheiro influencia na qualidade de vida.

Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, divulgada em outubro, pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), 64,7% das famílias relataram ter dívidas, sendo o cartão de crédito apontado pela maioria das famílias (78,9%) como o principal tipo. Em seguida aparecem os carnês, endividamento principal para 15,5% das famílias e o financiamento de carro, citado por 9,5%. Menegazzo lembra que o planejamento/orçamento dos ganhos e dos gastos é imprescindível e determinante para uma termos uma vida com dignidade.

Confira as dicas da Unicred Aliança para quitar as dívidas e ter saúde financeira:

1 – Em princípio precisamos ter o controle dos ganhos e dos gastos de forma a adequarmos ou limitarmos nossos gastos; de forma alguma irmos além do que ganhamos, jamais gastar mais do que se ganha.

2 – Primeiro, papel e lápis na mão ou uma “planilha” para quem usa tecnologia. Fazer um apanhado geral da situação atual, listando os ganhos e todos os gastos, incluído as dívidas e seus juros. Descobrir para onde está indo o dinheiro é fundamental para evitar perdas e cortar gastos, principalmente com supérfluos.

3 – Fazer um orçamento e definir objetivos, isso ajudará a estabelecer quais gastos podem ser cortados e quanto é possível guardar por mês. Seja justo com si mesmo e estabeleça objetivos factíveis, de acordo com cada realidade.

4 – Quitar as dívidas principalmente se elas estiverem relacionadas ao Cheque Especial ou Cartão de Crédito. Outras dívidas como financiamento do carro ou da casa própria podem ter suas parcelas adequadas dentro do orçamento pessoal, neste caso é preciso evitar que elas saiam de um patamar controlável.

5 – Crie o hábito de poupar não apenas para atingir seus objetivos, mas para criar uma reserva para uso nos momentos de crise ou quando houver imprevistos. Não espere sobrar dinheiro no final do mês para começar a poupar. Determine, dentro do seu orçamento, um valor que será guardado todo mês.

6 – Nunca compre por impulso, planeje suas compras e seja disciplinado com isso, pesquise preço e gaste somente o valor previamente estabelecido.

7 – Use a tecnologia para ajudar no controle dos gastos. Existem aplicativos para smartphones e ferramentas online gratuitas que podem auxiliar o seu planejamento financeiro.

Website: http://www.unicred.com.br/alianca

Web Site: