UNISAL e Escola Estadual João XXIII recebem Prêmio Sebrae

4/10/2019 –

Projeto ‘Aprender a Empreender’ é realizado em parceria e já tem frutos de alunos empreendedores a partir da disciplina

O Projeto “Aprender a Empreender” – oferecido aos alunos da Escola Estadual João XXIII, situada na cidade de Americana (SP), em parceria com o Centro Universitário Salesiano de São Paulo, UNISAL – recebeu o Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora.

A iniciativa ficou na segunda posição da categoria “Ensino Médio” na etapa estadual em São Paulo. Os melhores projetos são aqueles que não apenas demonstraram as características do comportamento empreendedor (CEE) no relato do caso, como também mostraram qualidades de liderança e desenvolvimento sustentável na análise de gestão.

“A parceria com o UNISAL trouxe muitas novidades e um novo olhar para nosso projeto, pois, alguns alunos começaram a criar negócios, juntamente com seus familiares, e instigou outros tantos a criarem um plano de negócios, apresentando para empresários da região”, afirma Kátia Valéria, vice-diretora, da Escola João XXIII.

A proposta realizada em parceria com o UNISAL e a Escola Estadual João XXIII começou no início do ano, mas a ideia foi amadurecida desde 2013, quando a escola começou a oferecer disciplinas que abordavam o tema, contando com palestras dos professores do Centro Universitário. Essa aproximação levou à proposta como disciplina eletiva.

O objetivo é ensinar aos adolescentes todos os tópicos necessários para montar uma empresa, desde a criação do modelo de negócio até a precificação do produto ou serviço, passando por estratégias de marketing, gestão e finanças. Com isso, os organizadores do projeto, que são professores e alunos do curso de Administração do UNISAL, querem expandir a visão dos jovens, auxiliando em suas escolhas e projetos de vida no futuro.

Além de oferecer as aulas e contar com o trabalho voluntário de alunos, o UNISAL emite certificado de participação, possibilitando incluir no currículo a qualificação, ampliando as chances na busca pelo primeiro emprego.

“A curva de aprendizado dos alunos cresceu rapidamente e a capacidade de entrega deles também. É uma semente que foi plantada e que começa a dar frutos”, explica o professor Flávio César Rossi, coordenador de Extensão do UNISAL, Unidade Americana.

Esta é a primeira edição do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora. O objetivo é identificar, estimular e reconhecer as melhoras práticas do tema no país. Além do Ensino Superior, contempla ações também no Ensino Fundamental, Médio e Profissional. A primeira colocada de cada estado avança à fase regional e, posteriormente, acontece a fase nacional para definir o melhor projeto do ano.

Web Site: