Vacinados contra o frizz

Brasília, DF. 4/3/2013 – A primeira sugestão é conhecer o seu cabelo e não entregá-lo a qualquer profissional ou cosmético.

Os indesejáveis frizz são causados, em sua maioria, por fatores como exposição excessiva ao sol, clima, uso de pentes e escovas não indicadas (como de metal e plástico), bem como de produtos (químicos) inapropriados. Sob o efeito de finalizadores, no entanto, os fios podem ser modelados de acordo com o gosto de cada um. De acordo com a Barbearia Dom Cabral, os homens, assim como as mulheres, precisam estar atentos aos cuidados diários.

O homem moderno conta com o auxílio de sprays, pomadas e mousses para todos os tipos de cabelo e bolso. “A experiência do frizz é tão desagradável que alguns indivíduos são radicais: passam a máquina ou moldam os fios artificialmente”, conta o diretor executivo da Barbearia Dom Cabral, Caio Cabral.

Para comprovar a importância dos fios saudáveis, um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa e Tratamento de Cabelo e da Pele (IPTCP) defende que a tecnologia é a ferramenta ideal para manutenção dos fios. Atualmente, os homens estão mais vaidosos e dispostos a investir em modeladores, que controlam a oleosidade ao mesmo tempo em que hidratam e proporcionam brilho e maciez à estrutura capilar.

É claro que depois do pontapé inicial, manter uma boa aparência vira quase uma necessidade. A primeira sugestão é conhecer o seu cabelo e não entregá-lo a qualquer profissional ou cosmético. Para o empresário criado entre barbeiros e cabeleireiros, o ideal é que os fios assumam o aspecto desejado e que não fujam da naturalidade, ou seja, paralisados no couro cabeludo (efeito mecânico).

“Se queremos soluções rápidas e eficazes, os sprays entram na lista dos prediletos. Com efeito leve, ele pode ser usado no look da balada, do trabalho, da faculdade e até das horas de lazer, sem contar o cheiro agradável e a textura. Por isso, capriche na modelagem manual e prefira pentes de madeiram que tiram a eletricidade’’, sugere Caio.

Nas prateleiras de cosméticos masculinos das grandes marcas, uma tendência se sobressai: a pomada. Efeito seco, fixação leve, textura fibrosa e acabamento remodelável são algumas das características do finalizador de cabelo ideal para o controle do frizz. Segundo Caio, “a pomada é semelhante à cera, porém, tende a ser mais cremosa e conter menos óleo’’.

Para os homens que preservam os cachos, a espuma do mousse é a mais indicada para modelagem da cabeleira. A dúvida que surge é: será que só os cabelos anelados podem utilizar o mousse? Caio responde que o produto é ideal para todos os tipos de cabelo – desde que os fios estejam úmidos. A quantidade é menor para os cabelos finos.

Se não quiser ser vítima direta do frizz, não sinta receio de conhecer todas as opções que o mercado de beleza oferece. Outras maravilhas não menos importantes fecham a lista: leave-in, sérum, gel, cera e o condicionador sem enxágue. “O gel a base de álcool deve ser retirado da lista, pois resseca os fios e causa a aparência de sujo’’, orienta.

A Barbearia Dom Cabral indica as marcas Redken, Alfaparf e Keune de finalizadores para cabelos masculinos.

Web Site: