Valuation pode ser oportunidade de reconstrução da empresa

São Paulo, SP 9/2/2021 – Além de servir como uma poderosa ferramenta para estimar o preço de uma empresa à venda, o valuation também é um processo comum no mercado de ações.

Com o intuito de amenizar os prejuízos e retomar a lucratividade, valuation pode ser a aposta certa para as empresas brasileiras.

A palavra de ordem para as empresas brasileiras em 2021 é recuperação. Após os efeitos devastadores da pandemia do novo coronavírus em 2020, a economia espera retomar bons resultados e diminuir os amargos prejuízos causados pelo vírus. Para isso, muitos empresários estão apostando no valuation , um recurso de avaliação que pode ajudar a colocar o estabelecimento no caminho do sucesso.

O termo valuation vem do inglês value, que significa valor. Trata-se de um processo de avaliação de empresas para determinar o quanto ela vale. Esse trabalho é muito comum no mercado financeiro, especialmente nos dias atuais com o aumento das operações de compra e venda de empresas.

Por serem negociações mais complexas, que envolvem diferentes informações, compradores e vendedores usufruem dessa metodologia de avaliação para se chegar a um resultado mais próximo da realidade, evitando preços elevados ou muito baratos. “Além de servir como uma poderosa ferramenta para estimar o preço de uma empresa à venda, o valuation também é um processo comum no mercado de ações, podendo comprar empresas com preço abaixo de seu valuation, ou seja, que estejam baratas”, afirma Felippe Ferreira, fundador do site meuBiZ , plataforma especializada em anúncios de compra e venda de empresas e pontos comerciais.

Contudo, o valuation também pode ser usado com o objetivo de nortear as ações de um empresário na gestão de seu negócio, apontando as deficiências da empresa, pontos positivos e em quais aspectos ela pode evoluir. Isso porque, segundo Felippe, que também atua por mais de cinco anos na intermediação direta de compra e venda de empresas, o processo de avaliação envolve o levantamento de informações sobre o empreendimento e o mercado, e pode auxiliar o gestor na tomada de decisões.

O especialista explica que existem diferentes tipos de abordagem no valuation, e cada um pode apontar dados relevantes. Ele cita como exemplo o método do Fluxo de Caixa Descontado, um levantamento detalhado da situação financeira da empresa. “Por sua maior exatidão em comparação com os demais métodos, a maioria dos especialistas utiliza essa forma de avaliar um negócio. Não por acaso, pode ser também a forma mais complexa se a empresa não tiver com as suas contas, despesas, receitas, investimentos, registradas no fluxo de caixa”, afirma Ferreira.

Com o relatório completo das movimentações realizadas pela empresa e com boa leitura de mercado, o fundador do meuBiZ ressalta que o empresário terá profundo embasamento para idealizar e executar um planejamento de recuperação do negócio, seja em curto, médio ou longo prazo. Ainda segundo ele, para garantir maior assertividade na avaliação, o ideal é que um profissional especializado neste trabalho seja contratado e tenha liberdade para fazer o levantamento de informações.

Existem, ainda, outros métodos de valuation, como Múltiplos de Mercado e Valor Patrimonial, sendo que cada um, feito de forma correta, pode se chegar ao valor real da empresa. Para Ferreira, independentemente da abordagem, o procedimento é recomendado para a reconstrução do negócio, pois toda gestão deve ser embasada em informações realistas para que as melhores decisões sejam tomadas.

Website: https://meubiz.com.br/

Web Site: