Vantagens da verificação de antecedentes de parceiros e colaboradores para as PMEs

23/12/2020 –

Como se prevenir para evitar problemas de reputação?

Por Alexandre Pegoraro*

Não há discussão quanto à veracidade da afirmação de que a boa reputação de uma empresa demora muito tempo para ser construída e depende apenas de algum incidente para ser destruída. A diferença é que, ao contrário de uma mega corporação, que consegue investir milhões em campanhas de recuperação de prestígio, as pequenas e médias empresas não possuem esta mesma capacidade.

Desta forma, o risco de ter sua sobrevivência ameaçada pela contratação de um funcionário com passado sombrio que venha a comprometer seu futuro é enorme. De maneira semelhante, fechar parcerias com empresas envolvidas em escândalos de corrupção ou agressões às políticas socioambientais, por exemplo, pode contaminar a percepção de todo o mercado sobre a PME e inviabilizar o fechamento de importantes contratos.

Como se prevenir para evitar este tipo de problema?

Preocupadas com este tipo de acontecimento, as PMEs estão investindo cada vez mais em ferramentas que podem ser utilizadas para a realização da chamada due diligence (diligência apropriada) e background check (verificação de antecedentes).

Tais mecanismos consistem em ferramentas adotadas em programas de compliance e integridade para checarem informações acerca de pessoas físicas ou jurídicas com as quais a empresa se relaciona.

Neste sentido, é comum a avaliação do histórico dos empregados da empresa e terceiros que com ela se relacionam (fornecedores, parceiros, agentes intermediários, consultores e clientes). Estas ferramentas são bastante utilizadas no momento anterior à contratação do terceiro ou em momento posterior para o devido acompanhamento e fiscalização.

De que forma a tecnologia democratiza este tipo de cuidado?

Até poucos anos, obter informações deste tipo demandaria muito tempo e um investimento de recursos muitas vezes superior à capacidade das PMEs. Ocorre que a evolução tecnológica já permite o acesso a esses instrumentos por empreendimentos de todos os portes com pagamento proporcional à quantidade de uso.

As melhores plataformas que oferecem este tipo de serviço são capazes de pesquisar, a partir do CPF ou CNPJ, por meio de tecnologias de ponta para mineração de dados e crawling, se determinada pessoa ou empresa, seus sócios ou familiares, estão envolvidos em fraudes, corrupção, lavagem de dinheiro, terrorismo, crimes ambientais, envolvimento com emprego de mão de obra escrava e infantil, apontando ainda, se a pessoa é politicamente exposta ou não, permitindo ainda o monitoramento contínuo dos pesquisados.

As informações são procuradas junto a mais de duas mil fontes incluindo processos em todos os tribunais brasileiros, Ministérios Públicos do Trabalho, COAF, OFAC, FATCA, OIT, assim como em cadastros negativos de crédito como Serasa e SPC para detectar a existência de cheques sem fundos e protestos, por exemplo.

Os benefícios deste tipo de verificação são cada vez mais percebidos pelos empreendedores de PMEs. Prova disso é que as empresas líderes na prestação deste tipo de serviço registraram nos últimos um aumento de 40% na demanda.

*Alexandre Pegoraro é CEO da Kronoos Soluções, startup que oferece uma plataforma de compliance capaz de garantir a segurança necessária em qualquer tipo de aplicação.

Web Site: