VDI premia ministro Marcos Pontes e discute papel dos engenheiros como protagonistas da transformação industrial

São Paulo, SP 24/10/2019 –

Aconteceu ontem (23/10), em São Paulo, o 11º Dia da Engenharia Brasil-Alemanha, promovido pela Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI-Brasil). Com o tema “Protagonismo e Agilidade para as Cadeias de Valor”, teve como objetivo reunir os principais atores da engenharia Brasil-Alemanha, conectando indústria, academia e governo para a discussão de temas importantes para a área. Mais do que isso, o evento ofereceu uma plataforma de intercâmbio bilateral de engenharia, tecnologia e inovação, pois identificou temas sinérgicos entre os dois países, disseminando soluções inovadoras com potencial de escalabilidade e falando sobre desafios comuns.

Na ocasião, foram recebidos palestrantes de renomadas instituições no cenário global. O evento contou com três painéis: “Food Chain 4.0”, “Construindo cadeias digitais de valor no Brasil”, e “Formação de Engenheiros 4.0”. Além disso, foram apresentados o protótipo final da solução desenvolvida pela equipe do Connect #TeamVDI e os resultados dos estudos comparativos Brasil-Alemanha sobre a formação do engenheiro 4.0 hoje. Por fim, foi feita a entrega do 5º Prêmio VDI-Brasil – Destaque da Engenharia Brasil-Alemanha.

Maurício Muramoto, presidente da VDI-Brasil e Diretor de Inovação do Sindipeças, deu as boas-vindas e manifestou sua alegria em ter a casa cheia para um evento tão importante e rico como esse. “Tenho dedicado esforço na questão da Indústria 4.0 porque considero o tema de extrema importância para o desenvolvimento do país”.

VDI-Brasil premia ministro Marcos Pontes

Um dos importantes momentos do evento foi a entrega do 5º Prêmio VDI-Brasil – Destaque da Engenharia Brasil-Alemanha ao ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Astronauta Marcos Pontes, que superou muitas dificuldades para se tornar um pioneiro da engenharia brasileira.

Maurício Muramoto conduziu o discurso de homenagem ao ministro. “Acreditamos que o nosso país precisa de engenheiros com o seu perfil: sólida formação teórica, mas sempre de olho na aplicação prática do seu conhecimento em benefício dos usuários da tecnologia”.

O ministro demonstrou sua alegria e honra ao receber o prêmio e agradeceu a todos que lembraram o seu nome, a todos que trabalham para a engenharia do país e àqueles que contribuem para o desenvolvimento do país por meio da tecnologia. “Como foi falado, o momento não é fácil, é difícil. É um momento que temos orçamento reduzido, que precisamos melhorar nossa infraestrutura de Ciência e Tecnologia do país. Mas, eu gosto de desafios grandes e eu acho que todo engenheiro também tem que gostar. É assim que a gente faz essa profissão. Gostaria de agradecer por essa homenagem e dizer que o Brasil tem, sim, uma grande solução. Pode ser que a gente esteja passando, agora, por uma grande tempestade, mas, como piloto, muitas vezes eu decolei e tive que cruzar temporais. A melhor coisa, nesse momento, é manter o plano de voo, se manter firme no controle do seu avião e acreditar que, depois de algum tempo, você vai passar por cima das nuvens e ver que conseguiu. É isso que queremos para esse país, nós vamos conseguir”, finaliza Pontes.

Tecnologias da Indústria 4.0 para o setor de alimentos 

O primeiro painel do evento tratou sobre segurança alimentar. Com o tema “Food Chain 4.0”, a discussão teve como foco a implementação de tecnologias da Indústria 4.0 para o setor de alimentos.

O painel foi moderado pelo pesquisador e ex-presidente da Embrapa, Silvio Crestana, e contou com a participação de Daniel Marques, gerente de Food and Beverage na Siemens, Jonathan Krauss, gerente de otimização de processos no Fraunhofer IPT, Silvia Massruhá, diretora na Embrapa Informática, e Murilo Bettarello, presidente da Nuffield Internacional.

Integração vertical e horizontal são desafios para a construção de cadeias digitais de valor no Brasil

O segundo painel do dia falou sobre a construção de cadeias digitais de valor no Brasil, criando fluxos de informações eficientes. O painel foi moderado por José Borges, Vice-presidente VDI-Brasil e diretor de Digital Industries da Siemens, e contou com a participação de Jefferson Almeida, gerente sênior de Desenvolvimento da Rede de Fornecedores da Bosch, Thomas Vollmer, diretor de Qualidade de Produção do Fraunhofer IPT, Rodrigo Teixeira, diretor do IPT Open Experience, e Laetitia d’Hanens, sócia sênior do escritório de advocacia Gusmão & Labrunie.

Formação do Engenheiro 4.0 hoje

Para encerrar a 11ª edição do Dia da Engenharia Brasil-Alemanha, foi realizado o painel “Formação do Engenheiro 4.0 hoje”. O debate teve como ponto de partida as competências exigidas para lidar com os novos desafios na indústria e na sociedade.

Participaram do painel o subsecretário da Ciência, Tecnologia e Inovação do estado de São Paulo, Marcos Vinicius de Souza, o líder do Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), Pedro Wongtschowski, o gerente sênior de Desenvolvimento de Produto da Mercedes-Benz, Camilo Adas, e o head de Transformação Digital da Klabin, Sinésio Barberini. A discussão foi moderada pelo vice-presidente da VDI-Brasil, Ingo Plöger.

Apresentação Projeto Connect#TeamVDI 

Em dezembro de 2018, a VDI selecionou 10 estudantes de engenharia no Brasil e na Alemanha para um time internacional de projetos. Baseado no desafio de desenvolver uma solução inovadora para segurança alimentar, desenvolveram o projeto de forma autônoma ao longo de 12 meses. Durante esse período, tiveram oportunidade de se conhecer pessoalmente durante um workshop na Alemanha. Durante o evento, a equipe apresentou o protótipo final da solução desenvolvida, com foco na agricultura vertical domiciliar.

Website: http://www.vdibrasil.com

Web Site: