Vendas de ônibus Volkswagen superam alta do mercado e avançam 61,2%

São Pauilo-SP 16/1/2020 –

As vendas de ônibus Volkswagen cresceram acima do mercado em 2019. As entregas de Volksbus encerraram 2019 com 5.509 unidades, alta de 61,2% em relação às 3.417 ano anterior, de acordo com dados revelados pela Anfavea, associação que reúne as fabricantes de veículos no Brasil.

Graças ao excelente desempenho, os licenciamentos de chassis VW superaram a significativa alta do mercado nacional: em 2019, foram vendidos no Brasil 20.932 ônibus, incremento de 38,8% na comparação com 15.081 no ano anterior. Dessa forma, a participação dos ônibus VW avançou para 26,3%.

Entre os mini e micro-ônibus, representados por modelos como o Volksbus 9.160 OD, as entregas somaram 2.358 unidades em 2019, com alta de 62% em relação às 1.455 de 2018, de acordo com números do Renavam. O crescimento da VW nesse segmento também foi superior ao do mercado total, que teve alta de 49% nessa fatia na comparação com 2018, com 4.846 entregas em 2018 e 7.215 unidades em 2019.

Entre os chassis maiores, o sucesso da Volkswagen é ainda maior: destinado a operações urbanas e intermunicipais, o Volksbus 17.230 OD foi um dos principais responsáveis pela alta de 78% dos chassis VW nesse segmento, com 2.657 entregas em 2019 e 1.494 em 2018. Somadas todas as entregas realizadas nesse mercado, a VWCO também teve incremento superior, já que a alta geral foi de 42%, com 9.888 emplacamentos em 2019 e 6.960 em 2018, segundo o Renavam.

Além do sucesso entre os ônibus destinados ao transporte urbano de passageiros, a VW Caminhões e Ônibus também celebrou bons resultados no programa Caminho da Escola, como a conquista de licitação de 3.600 Volksbus, que já podem ser adquiridos por prefeituras e Estados de todo o país para o transporte de estudantes.

Os chassis são produzidos no centro de desenvolvimento e manufatura da VW Caminhões e Ônibus em Resende (RJ), que já está preparado para a demanda até o encerramento do prazo de aquisição desses veículos, no fim deste ano.

A fabricante é líder absoluta no fornecimento de veículos ao programa, com 20 mil unidades entregues, volume que passa da metade do total em toda a história do programa, criado há doze anos.

“2020 começa otimista para o segmento de ônibus. Segundo projeções da Anfavea, o mercado deve alcançar as 23 mil unidades, alta de 9,8% em relação a 2019, que já foi bastante positivo”, comenta Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus.

Website: http://www.vwtbpress.com