Vendas no varejo de artigos para casa e decoração cresceram 16,3% em 2018

São Paulo (SP) 22/11/2019 –

Levantamento foi realizado pela ABCasa em parceria com o instituto IEMI

Em 2018, as vendas do varejo de artigos para casa e decoração tiveram um crescimento de 16,3% em relação ao ano anterior. É o que mostra a segunda edição da pesquisa setorial inédita realizada pela ABCasa (Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas e Flores) e pelo instituto IEMI Inteligência de Mercado. No ano passado, o setor movimentou R$ 62,9 bilhões, contra R$ 54 bilhões em 2017.

Uma grande novidade da pesquisa foi a incorporação do setor têxtil (casa, mesa e banho). Dessa forma, foram registrados ganhos em praticamente todos os indicadores analisados, a começar pela produção: o novo setor acrescentou R$ 11,4 bilhões ao valor representado pelas áreas abrangidas pela ABCasa. Além disso, as vendas no varejo tiveram um ganho de R$ 18,4 bilhões, totalizando R$ 81,3 bilhões.

De acordo com o levantamento, existe uma indicação de que o setor vem melhorando seus níveis de produtividade e eficiência, seja pela adoção de melhorias no processo produtivo, novas tecnologias e até mesmo um aumento no valor agregado dos produtos relacionados à casa e decoração.

Segundo Renato Orensztejn, presidente da ABCasa, em 2018 foi possível fazer a manutenção dos preços, o que possibilitou um aumento no consumo de artigos desse segmento. “Aos poucos, o mercado vem se realocando. Por isso, estamos muito otimistas com o fechamento dos dados deste ano e acreditamos que virá com números ainda mais positivos que no ano passado”, destaca.

Por conta desse bom momento, inclusive, existe uma grande expectativa para a próxima edição da ABCasa Fair, sétima maior feira de artigos para casa e decoração do mundo, que será realizada de 11 a 15 de fevereiro, no Expo Center Norte, na capital paulista.

Direcionada exclusivamente para lojistas e profissionais dos setores de artigos para casa, decoração, presentes, utilidades domésticas, festas, flores e têxtil, a feira deverá reunir cerca de 500 expositores, que levarão milhares de lançamentos do mundo inteiro.

Com moderna infraestrutura, o evento oferece um alto nível de conforto aos visitantes, dispondo de restaurantes, lounges, cafés, transporte gratuito partindo de vários pontos estratégicos de São Paulo. Em sua programação, a ABCasa Fair terá palestras e talks apresentados por nomes de destaque nos segmentos de decoração, design, mídias sociais e economia.

O evento irá contar ainda com o Espaço do Empreendedor, que reúne dicas valiosas para os empresários aprimorarem seus negócios, e a Arena UD Experience, ativação de utilidades domésticas que reúne personalidades da gastronomia brasileira, cozinhando ao vivo para o público com os utensílios domésticos dos expositores.

Além da ABCasa Fair, a ABCasa realizará entre 21 e 24 de maio a segunda edição da Natal & Festas, feira oficial do setor de artigos natalinos e festivos, no Anhembi, também na capital paulista. Foi fechada uma importante parceria com a Casa Clube, que comanda, entre outras atividades, o Clube da Mesa Posta. A consultoria, hoje principal porta-voz do segmento do bem receber, está participando do time que será responsável por conduzir experiências únicas relacionadas ao tema nas duas feiras da Entidade.

O credenciamento para a ABCasa Fair pode ser feito através do site www.abcasafair.com.br. Quem se cadastrar até o dia 9 de dezembro, receberá a credencial diretamente no endereço indicado.