Vendas online crescem e reclamações no Procon dobram em comparação ao ano anterior

São Paulo, SP 24/4/2020 –

Na mão do crescimento do varejo online em plena pandemia do novo coronavírus, reclamações registradas no Procon-SP mais que dobram comparado ao mesmo período de 2019

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon-SP) confirmou um aumento de mais de 100% nos atendimentos relacionados a compras online, se comparado os janeiro, fevereiro e março dos últimos dois anos. No primeiro trimestre do ano passado foram 17.108 casos, já no mesmo período deste ano, 35.789. Dentre os tópicos mais questionados por consumidores, estão a demora ou não entrega da compra, seguindo por dificuldades e problemas com cobrança e produtos defeituosos.

Semelhantemente, consumidores reclamaram também de problemas com contrato, pedido ou orçamento, serviço não fornecido, cancelamento da compra e entrega diferente do pedido.

Por sua vez, o aumento do número de reclamações e aberturas de protocolo junto ao Procon-SP, podem estar atrelados a crescente do varejo online meio a pandemia do novo coronavírus. Em estudo feito pela Corebiz, empresa de inteligência de varejo, mostra que as vendas online no segmento alimentício cresceram 330% em março no comparativo com o mês de fevereiro. O crescimento do setor teve início no dia 16 de março, quando a campanha pela quarentena contra o coronavírus ganhou força no Brasil.

De forma geral, o levantamento mostra que todos os setores da economia foram atingidos pelo efeito coronavírus. O segmento Casa e Construção, que usualmente tem movimento fraco no início do ano, apresentou uma recuperação no final de março após ser atingido pela crise do coronavírus em meados do mês prévio. Por sua vez, a projeção de crescimento mensal é de 50%.

Mais do que nunca, comprar consciente e responsavelmente devem ser prioridade máxima do consumidor ao realizar pedidos online. Dessa forma, ferramentas de auxílio de compras como a Desconto Cupom , um site gratuito de cupons de desconto , tornam-se aliados indispensáveis ao consumidor.

Website: https://descontocupom.com.br/