“Vino al Mare” terá degustação especial de Páscoa no DPNY Beach Hotel, em Ilhabela (SP)

Ilhabela, SP 26/3/2013 – Será uma Noite Lusitana, com vinhos portugueses oriundos de norte a sul

Ilhabela – Os amantes do vinho têm a oportunidade de saborear os melhores rótulos desta que é uma das bebidas mais apreciadas do mundo no fim de semana de Páscoa, no DPNY Beach Hotel. O enólogo e sommelier da casa, o italiano Daniel Ravetta, preparou uma seleção de rótulos que vão agradar aos paladares mais exigentes. O “Vino al Mare” é um evento mensal do hotel e será realizado neste sábado, dia 30, e domingo, 31.

“Será uma Noite Lusitana, com vinhos portugueses oriundos de norte a sul. Preparamos uma seleção exclusiva da importadora Casa Flora, com rótulos que harmonizarão com um inspirado menu com toques portugueses”, explica Ravetta. O “Vino al Mare” também é aberto a não-hóspedes. “Terá couvert lusitano harmonizado com espumante 3b Brut e uma entrada quente”.

Segundo o sommelier, a noite reunirá arte, tradição e vanguarda, quando serão degustados os vinhos produzidos pelos enólogos mais premiados de Portugal, iniciando com a “queridinha” de Portugal, Felipa Pato, e seu espumante 3b. “Serviremos também o vinho verde mais premiado da atualidade, o Portal do Fidalgo, harmonizado com uma entrada quente com o emblemático nome de ‘Camarões de Minho’”, revela Daniel Ravetta.

“Na sequência, teremos o enólogo ícone do Alentejo, João Portugal Ramos, com seu premiado Marquês de Borba tinto 2010, e José Maria Soares Franco, do Douro, ex-enólogo da Casa Ferreirinha, com seu excelente Dourum Colheita 2010. E para fechar com chave de ouro o que há de melhor na IIha da Madeira, com Justino´s”, anuncia o sommelier do DPNY, que conduzirá a degustação com Fernando Gurgel, sommelier da Casa Flora.

No sábado, a partir das 21h, será servido Bacalhau Alantejano (bacalhau confit com purê de grãos de bico, cogumelos e couli de pimentões vermelhos), harmonizado com um Marquês de Borba Tinto 2010 – J. Portugal Ramos – Alentejo. Após esse primeiro prato, também será servido um Leitão Luso-brasileiro (leitão assado regado com melaço de cana servido com farofa de maçã verde e verduras frescas refogadas), harmonizado com Dourum Colheita 2010 – Douro. A sobremesa será uma delícia à parte.

Já para o domingo de Páscoa, a partir das 20h, o “La Confrérie” – Vinhos Lusitanos, Portugal de Norte ao Sul – terá degustação do espumante 3b Brut, de Filipa, e uma série de excelentes rótulos.

“Aula” sobre vinhos

Daniel Ravetta revela que nas degustações mensais promovidas no DPNY são selecionados vinhos que combinam com a praia e o mar e que podem ser servidos com temperatura levemente menor, sem prejudicar o bouquet. “São vinhos leves, refrescantes, suculentos e aromáticos, com boa acidez e de fácil harmonização”, explica o sommelier, que comanda o “Vino al Mare” há mais de um ano. As degustações acabam resultando em uma saborosa “aula” sobre vinhos.

Para participar não há necessidade de ser um “expert” no assunto. “As melhores informações vêm de quem nunca experimentou aquela tipologia de vinho e é bom saber o que os novos consumidores pensam sobre o assunto”. Durante a degustação, o sommelier apresenta aos clientes as informações mínimas sobre o produto que está sendo consumido, como o nome, de qual vinícola procede, as uvas que compõem o bland, a safra e a região onde é produzido o vinho.

“Muitas vezes é bom explicar brevemente a tipologia de vinho, se ele é leve, encorpado, seco, frutado, raçudo, macio etc, para evitar surpresas depois da abertura da garrafa”, explica Ravetta. Quando o cliente demonstra interesse pelo rótulo, ele conta histórias ou uma anedota da região produtora para estimular a curiosidade com o objetivo de levar à mente do cliente uma viagem ao mundo dos vinhos nos 13 países que compõem a carta do hotel.

SERVIÇO:

Evento: Vino al Mare
Data: 30 (sábado, 21h) e 31 (domingo, 20h)
Local: DPNY Beach Hotel – Av. José Pacheco do Nascimento, 7668 – Praia do Curral – Ilhabela (SP)
Informações e reservas: (12) 3894-3000 – www.dpny.com.br[email protected]

Informações para a imprensa:
[email protected] – 55 (011) 9-5435-3665

Web Site: