Visitas ao Memorial Irmã Dulce crescem 24% e aquecem turismo religioso na Bahia

27/4/2013 –

O museu que abriga exposição permanente sobre a vida e a obra da beata baiana Irmã Dulce registrou 24,3% mais visitas durante a alta temporada, em Salvador, em comparação ao mesmo período do ano anterior. A recente inclusão em rotas turísticas de cruzeiros marítimos e a participação em eventos que promovem o turismo religioso foram determinantes para o expressivo acréscimo da audiência no Memorial Irmã Dulce. A expectativa para este ano é ultrapassar a marca das 85 mil visitas, registradas em 2012.

Localizado num dos maiores destinos turísticos do país, o museu recebeu 26,8 mil visitantes no primeiro trimestre de 2013, contra os 20,3 mil no mesmo período de 2012. Considerando os dados de novembro de 2012 a março de 2013, temporada dos cruzeiros marítimos pela costa brasileira, o MID recebeu 1,6 mil visitantes estrangeiros. Apenas em dezembro de 2012, em dois finais de semana, a quantidade de turistas estrangeiros – alemães, ingleses, franceses, italianos, austríacos, turcos – chegou a 810. “Este número nos surpreendeu. Até então, nunca houve uma demanda assim”, afirma Osvaldo Gouveia, assessor de Memória e Cultura das Obras Sociais Irmã Dulce.

Somente no mês de janeiro, 13 mil turistas passaram pelo Memorial, 71% deles vindos de outros estados. Considerando os dados de 2012, São Paulo lidera a lista de frequência dos turistas brasileiros em visitação ao MID, com 22% do total. Pernambuco, com 17%, Rio de Janeiro, com 14%, e Ceará, com 6%, vem em seguida.

Com entrada franca, o museu fica aberto à visitação de terça a sábado, das 10 às 17h, e aos domingos, das 10 às 15h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 3110-1166 ou pelo site www.irmadulce.org.com.br

Sobre as Obras Sociais Irmã Dulce
A OSID é considerada hoje pelo Ministério da Saúde o maior complexo de atendimento 100% gratuito em saúde do Brasil e é responsável pelo maior volume de atendimentos em toda a estrutura do setor na Bahia. Entidade filantrópica de fins não econômicos, foi fundada em 26 de maio de 1959, por Irmã Dulce.

Com perfil de serviços único no país, a instituição é uma espécie de ‘holding social’ formada por 13 núcleos que prestam assistência à população de baixa renda nas áreas de Saúde, Assistência Social e Educação, dedicando-se ainda à Pesquisa Científica, Ensino Médico, preservação e difusão da história de Irmã Dulce e gestão de unidades de saúde públicas.

A instituição já ultrapassou a marca dos cinco milhões de atendimentos anuais a usuários do SUS, idosos, portadores de deficiências e de deformidades craniofaciais, pacientes sociais e crianças e adolescentes em situação de risco social. Nas Obras trabalham mais de 3.500 profissionais celetistas e quase 400 médicos prestadores de serviço.