Viver em condomínios fechados vira preferência no Rio

Rio de Janeiro – RJ 4/6/2020 –

No Rio de Janeiro, conseguir um meio para se manter o mais longe possível da violência virou um dos principais objetivos da população. Com isso, por oferecer também a comodidade de viver em um local com muitas opções de lazer, morar em condomínios fechados caiu no gosto de quem está em busca da casa própria. Hoje em dia, é comum quem está procurando por um imóvel dar preferência para aqueles que fiquem em condomínios fechados.

No Brasil, os condomínios fechados surgiram ao redor da cidade de São Paulo, por volta das décadas de 60 e 70. Desde então, o sucesso e a inserção deste tipo de moradia se espalharam por todo o país. Segundo o mestre em História Política Guilherme Galvão Lopes, a expansão dos condomínios fechados tem relação com a necessidade de se adaptar os espaços urbanos para atender as necessidades dos moradores. “Esse fenômeno tem relação direta com as necessidades dos moradores”, explica o historiador, que é doutorando em História, Política e Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

“Vejo que aqui no Rio de Janeiro a segurança é um fator considerável na hora de escolher uma casa para morar. E agora, com a pandemia, as pessoas também passaram a procurar moradias em condomínio fechado com opções de lazer e espaço para a família”, destaca o advogado especialista em mercado imobiliário Rodrigo Gonçalves, um dos sócios do escritório Reis, Gonçalves e Bastos, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

A ideia de se buscar um condomínio fechado pode ir além da segurança. Também tem a questão da privacidade e da facilidade de acesso a alguns serviços, como academia para praticar exercícios, área de lazer e até transporte em alguns deles. Gilberto Vital escolheu o Riviera Classic Resort, um condomínio luxuoso oferecido pela empresa Pró Lotes, localizado em São Pedro da Aldeia, Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Um dos motivos para a escolha foram as 20 opções de lazer, além de segurança 24 horas com portaria e monitoramento por câmera.

“Sou de Cachoeiras de Macacu, mas gosto da Região dos Lagos e pretendo morar na localidade. Quando vi que tinha a opção de morar em um condomínio fechado, seguro e com diversas opções de lazer para a minha família, não pensei duas vezes e investi em um terreno para construir a minha casa”, conta o futuro morador de São Pedro da Aldeia.

E neste momento em que todos passam por uma pandemia, sendo necessário manter o distanciamento social, viver dentro de um condomínio que oferece espaço para lazer e prática de exercício sem aglomerações é muito importante.

“Sabemos o quanto está sendo difícil não encontrar com os amigos, familiares, sair para fazer um passeio, conversar… Por isso, é importante reservar um tempo na quarentena para meditar, ler um livro ou praticar exercício em um ambiente calmo e sem aglomerações. Isso vai trazer mais tranquilidade e diminuir a ansiedade”, destaca a psicóloga Luisa Geambastiane.

Website: http://www.prolotes.com

Web Site: