XVII Encontro e II Feira Nacional do Amendoim Evento será 100% on-line e gratuito

Jaboticabal, SP 3/8/2020 – A Feira Nacional do Amendoim trará palestras técnicas, dia de campo virtual, além de receitas com chef de cozinha e shows regionais.

Um evento 100% on-line e com inscrições gratuitas. Este será o novo formato do XVII Encontro e II Feira Nacional do Amendoim, principal evento brasileiro sobre a cultura e referência na América Latina, promovido pelos diversos segmentos da cadeia produtiva. Em vez de adiar a iniciativa até a flexibilização das orientações de distanciamento social, devido à Covid-19, a Comissão Organizadora optou pela realização em plataformas digitais. Entre os palestrantes, cientistas do Brasil e dos Estados Unidos e as mais recentes pesquisas do setor, com temas para atender o produtor em seus desafios diários. A semana, portanto, será um divisor de águas para a tomada de decisão sobre o novo ciclo da cultura, que tem início com o plantio, em setembro.

As inscrições gratuitas e com certificados emitidos pela FCAV/Unesp-Jaboticabal estão sendo possíveis devido às parcerias. “O aporte dos patrocinadores foi fundamental para viabilizar o acesso gratuito. São palestrantes reconhecidos no Brasil e exterior, que vão trazer aspectos práticos para contribuir com as decisões no campo. Isto é essencial para a cadeia produtiva do amendoim e estreita os laços entre a área acadêmica e o produtor rural”, explicou Sérgio de Souza Nakagi, presidente da Comissão Organizadora.

Palestras e Dia de Campo

Ao todo, serão 15 palestras, abordando temas como: manejo de solos, pragas, doenças, ervas daninhas, meiosi, mitosi, melhoramento genético, situação das viroses e inovações em mecanização. “Este é um encontro que acontece há 17 anos e é referência na América do Sul. Nós nos adaptamos às condições deste período e vamos manter este fórum de discussão vivo”, afirma o Prof. Dr. Pedro Luiz da Costa Aguiar Alves, da FCAV/Unesp, coordenador do encontro técnico-científico. Ele fala ainda da expectativa para o retorno do público no próximo ano. “Quanto à parte gastronômica e cultural da feira, há adaptações, mas esperamos que no ano que vem, ela tenha o mesmo formato da primeira edição, quando reunimos um grande público de todo o interior do Estado”, concluiu. 

Os produtores também aguardam os resultados das áreas experimentais das empresas parceiras. “Mesmo com a situação de pandemia, a comissão tomou a decisão de não parar com o planejamento, e a condução da cultura em campo manteve-se a todo vapor. Convidamos produtores, técnicos, estudantes e profissionais de Ciências Agrárias para prestigiar o evento e participar do Dia de Campo Virtual. Será apresentado o resultado do manejo agronômico na cultura do amendoim irrigado via pivô central”, informou o Prof. Dr. Luiz Fabiano Palaretti, coordenador do Dia de Campo.  

Mesa redonda – A programação conta ainda com uma mesa redonda no encerramento, com especialistas e representantes de entidades que vão abordar os cenários para o setor no pós-pandemia. Culinária – Para garantir a degustação de amendoim, entidades assistenciais do município irão preparar pratos doces e salgados para delivery ou drive thru. E para o público de outras regiões do Brasil, haverá receitas à base de amendoim com chef de cozinha e dicas para fazer em casa.

 

ORGANIZAÇÃO DO EVENTO 

Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV/Unesp), Funep, Lapda, Sindicato Rural.

PATROCÍNIO: FMC, Ihara, Mosaic, Oxiquímica, Syngenta, Sumitomo Chemical, UPL, Coplana, Stéfani, Miac, Microgeo, Fertsolo, Beatrice, Copercana, JLA, Ourofino, El Carmen Sementes do Brasil, Veloce, Viveiro Santo Antônio. APOIO: Aciaja, IPJab, Socicana, Neomarc, Prefeitura de Jaboticabal e Governo de São Paulo – IAC, APTA, CDRS.

Programação

SEGUNDA-FEIRA (10/08/2020)

8h30

Abertura

9h

Perspectivas no uso de herbicidas e cuidados na meiosi

Ph.D. Thiago Pereira Salgado • Diretor da Herbae

10h

Overview of weed control strategies and challenges in US peanut production

Ph.D. Steve Li • University of Auburn

15h

Estratégias do melhoramento de amendoim para resistência a doenças foliares

Ph.D. Ignácio José de Godoy • Instituto Agronômico

16h

Melhoramento do amendoim para o Cerrado brasileiro

Ph.D. Taís Suassuna • Embrapa

TERÇA-FEIRA (11/08/2020)

 

9h

Sistema mitosi com amendoim na palha

Ph.D. Denizart Bolonhezi • Instituto Agronômico

10h

Agronomics practices that enhance peanut yields in Georgia, US

Ph.D. Scott Monfort • University of Georgia

15h

Liming and fertilizing peanuts for high yield quality

Ph.D. Glen Harris • University of Georgia

16h

Nutrição mineral e fertilizantes foliares

Ph.D. Carlos Alexandre Costa Crusciol • Unesp

QUARTA-FEIRA (12/08/2020)

 

9h

Atualidades no manejo integrado de pragas na cultura do amendoim

Ph.D. Odair Aparecido Fernandes • Unesp

10h

Managing insect pests of peanut in the Southeastern United States

Ph.D. Mark Abney • University of Georgia

15h

Manejo de doenças foliares na cultura do amendoim

Ph.D. Modesto Barreto • Sócio-Diretor AgroAlerta

16h

Situação atual da virose em amendoim em São Paulo

Ph.D. Marcos Doniseti Michelotto • APTA

QUINTA-FEIRA (13/08/2020)

 

9h

Qualidade fisiológica de sementes de amendoim durante o desenvolvimento

Ph.D. Cristiane Pilon • University of Georgia

10h

Inovações em tecnologia de aplicação de produtos fitossanitários

Ph.D. Henrique Borges Neves Campos • Fundador Sabri-Sabedoria Agríc.

15h

Novas tecnologias para a mecanização da cultura do amendoim

Ph.D. Rouverson Pereira da Silva • Unesp

SEXTA-FEIRA (14/08/2020)

 

9h

Abertura do Dia de Campo

15h

Apresentação de trabalhos científicos

16h

MESA REDONDA

Superando desafios: o setor do amendoim no pós-pandemia

 

Feira Nacional do Amendoim e Encontro sobre a Cultura do Amendoim: A cadeia produtiva teve, em 2019, um evento de grande importância para o setor. A Feira Nacional do Amendoim aconteceu em Jaboticabal, de 15 a 17 de agosto, cidade que detém o título de Capital do Amendoim no Estado de São Paulo, principal produtor do País. Foi na cidade também que a cultura ressurgiu, no final dos anos de 1980, com a mecanização no campo, rotação com cana-de-açúcar, investimentos em variedades e determinação de seus agricultores. O município é referência na pesquisa sobre a cultura e conseguiu, no início dos anos 2000, devido aos investimentos em qualidade, abrir as portas do mercado externo. Hoje, o amendoim cultivado por estes produtores, é referência nos cinco continentes. 

Website: http://www.feiranacionaldoamendoim.com.br

Web Site: