A digitalização do governo na era do home office

São Paulo, SP 29/4/2020 – Não basta transformar papel em dados eletrônicos. A tecnologia, aliada à inteligência, precisa garantir que a máquina pública seja eficiente e produtiva.

A quarentena e as medidas de isolamento social em vigor no país para o combate à pandemia do novo coronavírus trouxeram também uma importante reflexão sobre as atuais formas de trabalho. Uma delas: como medir e manter a produtividade e a eficiência do serviço público em casos de home office?

Antes restrito a poucas funções e profissionais, hoje o trabalho remoto está presente em quase todas as empresas, se tornando fundamental para manter o mínimo da atividade econômica neste período. Na administração pública, o método esbarra na falta de protocolos, processos e infraestrutura capazes de garantir a produtividade deste tipo de trabalho. Novas ferramentas e soluções tecnológicas, no entanto, estão transformando conceitos e a realidade de muitas cidades brasileiras e provando, na prática, que é possível trazer eficiência à gestão pública, mesmo em tempos de home office.

Gestão pública 4.0: muito além do home office
No mundo já se trabalha com a tese de que modernização não é apenas transformar papel em dados eletrônicos, adotar um controle de acesso por biometria ou possuir a melhor infraestrutura digital. É muito mais do que isso. Essas ações são consideradas obrigações e não agregam inteligência ao processo.

A Eicon, empresa paulista líder em soluções para a administração pública, é pioneira no desenvolvimento de sistemas de gestão focados na melhoria do serviço público para o cidadão, não apenas para a administração. Foi uma das primeiras empresas a digitalizar todo o processo fiscal público, com o lançamento da primeira nota fiscal 100% eletrônica e aposta hoje no novo conceito de gestão inteligente.

“Hoje, mais de 80% da gestão pública pode ser de forma on-line”, diz Luiz Alberto Rodrigues, CEO da Eicon. Segundo o executivo, só a modernização pode garantir que a máquina pública seja eficiente. “Ela nos apresenta um novo caminho de comunicação, monitoração e orientação, com alertas e avaliações de desempenho do serviço público, em tempo real, imprescindíveis para uma gestão responsável. A tecnologia, aliada à inteligência de dados, torna possível o trabalho remoto no serviço público com controle e produtividade”, diz.

As soluções da empresa, além de fazerem o controle necessário em casos de home office com apontamentos por produção, por exemplo, oferecem a integração de cadastros e sistemas, monitorando todo o processo remoto de atendimento à população, avaliando e propondo tomadas de ações efetivas por meio de avisos e alertas, mudando, assim, a relação do cidadão com a administração.

Soluções sob medida para cada área
Os produtos Eicon organizam e monitoram serviços públicos nos três eixos fundamentais da administração: o tributário, o administrativo e o social. A empresa construiu a primeira plataforma de gestão da arrecadação, a GissOnline, que está presente em todos os processos tributários do município, controlando desde a emissão das notas fiscais até a fiscalização e cobrança de inadimplentes.

Na área administrativa, a Eicon desenvolveu o ACTO, uma ferramenta que controla e monitora diversos serviços públicos, como a gestão e fiscalização de obras, solicitações de serviços de conservação e manutenção de espaços públicos, gestão de espaços de estacionamento municipais, entre outros.

Com a plataforma é possível registrar solicitações, classificá-las e distribuí-las aos responsáveis pela execução. Os serviços são auditados de forma contínua e permanente para a melhoria dos controles, resultados e eficiência, com garantia da impessoalidade, rapidez e menor custo.

No seu último eixo de atuação, a empresa desenvolveu plataformas que permitem a administração de processos complexos de atendimento e gestão nas áreas de saúde e educação, com foco na garantia de retorno administrativo e na qualidade de vida do cidadão.

Aplicações para crise
Os sistemas inteligentes desenvolvidos pela empresa permitem ao gestor jogar em tabuleiros simultâneos. Além de oferecer uma ampla gama de produtos focados em trazer eficiência e produtividade ao serviço público, a Eicon criou soluções especiais para auxiliar as administrações em casos de crises. O SIAT (Solução Inteligente de Atendimento e Triagem), por exemplo, foi desenvolvido para permitir às redes públicas de saúde a realização de triagem, orientação e o atendimento médico por meio da telemedicina e inteligência artificial para casos suspeitos de COVID-19.

A tecnologia, baseada em protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS), possibilita a análise, a partir de um questionário interativo disponível em um app, de cada caso e indica a classificação de risco, e se a pessoa precisa procurar um pronto-socorro ou se poderá realizar uma avaliação por teleconsulta, chat ou vídeo. Nos casos de encaminhamento para o pronto-socorro, o atendimento será mais ágil, já que a unidade terá no prontuário eletrônico a pré-triagem realizada no aplicativo.

Outra solução pensada especialmente para este período de crise, mas não restrita a ele, é o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), uma solução completa e responsiva que garante a rotina de estudos com acesso remoto aos conteúdos e atividades e a gestão dos alunos e seus resultados, respeitando as diretrizes da Lei de Educação.
Diferente de outros sistemas que focam apenas no oferecimento de conteúdo, o AVA garante que alunos e professores mantenham as atividades acadêmicas, mesmo no período de quarentena, estimulando-os a serem agentes participativos colaborativos em um ambiente virtual de aprendizagem, mantendo-os integrados, motivados e vinculados ao ambiente escolar, assegurando conteúdo específico para cada turma e professores.

Sobre a Eicon
A Eicon Inteligência em Controles é pioneira e referência no Brasil no desenvolvimento de soluções de gestão para administração pública. Com 36 anos de atuação, a empresa está presente em mais 80 municípios brasileiros, apoiando e atendendo as necessidades de gestores nas áreas de educação, saúde, tributária e administrativa, com soluções de tecnologia que vão além da informatização, trazendo inteligência, conhecimento, controle e monitoramento para a gestão pública.

Website: http://www.eiconbrasil.com.br