Brasil tem a maior taxa de desemprego dos últimos anos

São Paulo 3/2/2021 – A pandemia do coronavírus agravou o desemprego no país, mas a falta de qualificação profissional é um problema recorrente no Brasil.

A taxa de desemprego no Brasil do último trimestre de 2020 foi a mais alta desde 2012 e dentre inúmeros fatores, como a crise causada pela pandemia do coronavírus, no país existe um problema sério: a falta de qualificação profissional.

A taxa de desemprego no Brasil no último trimestre de 2020 foi de 14,1%, segundo a agência de notícias IBGE, que divulgou os dados da PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios).

Desde 2012, início da série histórica da pesquisa, foi a taxa mais alta já apresentada. Em comparação com o mesmo período de 2019, que foi de 11,2%, foram 2,9 pontos percentuais a mais.

Sem dúvida, a crise ocasionada pela pandemia do coronavírus (covid-19) contribuiu para o crescimento do número de pessoas sem ocupação no país, mas além desse agravante, há um problema latente que é a falta de qualificação profissional em diferentes áreas.

Pensando em contribuir para minimizar o problema referente à ausência de competências necessárias para o trabalho e também para suprir a necessidade da contratação de profissionais, algumas empresas oferecem treinamentos para capacitar pessoas que buscam uma recolocação profissional mais especializada.

Neste sentido surgiu o projeto “Conecta Foco”, uma iniciativa que visa capacitar pessoas para o mercado de trabalho no setor de telecomunicações que nasceu de uma parceria entre a WCS Conectologia, uma das principais empresas de telecomunicações do Brasil, e a Foco, associação sem fins lucrativos que desenvolve projetos sociais.

Como piloto, em dezembro de 2020, houve a primeira turma para a formação da base: auxiliar técnico de fibra óptica, que ofereceu aos participantes conteúdo técnico, relacionado a comportamento profissional, atendimento ao cliente e marketing. No dia da capacitação, todos os participantes receberam vale transporte para locomoção até o local, almoço e certificado de participação.

Em princípio, a capacitação será realizada uma vez por mês, na sede da Foco que fica na Av. Tamboré, 1.473 em Alphaville – Barueri, e a divulgação, realizada para os pais, amigos e familiares das crianças que participam do projeto “Gente Grande”, que atende, semanalmente, 350 crianças de baixa renda da região com aulas de música, esporte e inglês, porém as inscrições para o Conecta Foco não ficam restritas a esse público, são abertas para qualquer pessoa que tenha interesse em realizar um treinamento de um dia com a possibilidade de ingresso no mercado de trabalho no setor de telecomunicações.

A WCS Conectologia é uma operadora de telecomunicações focada em soluções empresariais que possui mais de vinte anos de experiência com clientes de diversos portes e setores de atividades e tem como propósito conectar pessoas, empresas e coisas, mas a conexão vai muito além de telecom e tecnologia, envolve transmitir, continuamente, a importância da ligação entre seres humanos que buscam contribuir para a construção de um mundo melhor. O projeto Conecta Foco inicia com a formação da base, mas o objetivo é ampliar as turmas e a atuação para outras funções relacionadas ao setor.

Website: https://wcsconectologia.com.br/