Alimentações rápidas e com praticidade são escolhas de brasileiros ao comer fora de casa

São Paulo 10/12/2019 –

Segundo dados levantados pela consultoria internacional Kantar Worldpanel, mais de metade da população brasileira, 53% para ser exato, não costuma fazer suas refeições em casa. Isso resulta em um gasto médio de R$750 por ano em consumo de comidas e bebidas em restaurantes, bares, padarias e outros estabelecimentos gastronômicos.

De acordo com pesquisa da Fiesp/Ibope, os brasileiros estão à procura de uma alimentação fácil, rápida e prática. A praticidade consumir o alimento pronto é o que chama mais atenção da população. A refeição mais consumida fora de casa não poderia ser outra: o almoço. Quem ganha nas preferências são os restaurantes que oferecem comida a quilo, sendo 27% das escolhas, em seguida as preferências ficam em padarias, redes de fast food e lanchonetes, com 19%.

Crescimento do mercado se adapta aos vegetarianos

Até o ano passado, o país contava com uma média de 240 restaurantes vegetarianos e veganos, o cálculo não soma os restaurantes não-vegetarianos que oferecem opções para os adeptos a este estilo de vida.

Esse crescimento no mercado do país é um reflexo de tendências ao redor do mundo. Há um crescente a cada ano em todos os países de pessoas que estão mudando seu estilo de vida e virando vegetarianas e veganas.

Com isso, os supermercados começaram a adquirir produtos que também possam atender esse consumidor. Hoje, já é comum encontrar versões veganas de muitos produtos de origem animal ou lácteos, como presunto, queijo, coxinhas, sorvetes, dentre muitas outras opções.

Os gestores e empresários do setor de produtos veganos apontam um crescimento anual de 40% no mercado brasileiro, mesmo com a crise econômica do país. O selo SVB, programa de certificação vegana da Sociedade Vegetariana do Brasil, é outro medidor desse crescimento no mercado. São mais de 1000 produtos de 100 marcas distintas que possuem atualmente o certificado Selo Vegano. Os alimentos ainda são maioria nesse meio, mas já existem produtos de higiene e cosméticos adotando a nova tendência.

Mercado vegetariano no Brasil

Conforme pesquisa desenvolvida pelo IBOPE inteligência, conduzida em abril do ano passado, no país, aproximadamente 14% da população se identificou como sendo vegetariana. Nas cidades do Rio de Janeiro, Curitiba, Recife e nas regiões metropolitanas de São Paulo, a porcentagem chega a 16%.

A pesquisa aponta um crescimento de 75% com a relação a 2012, evidenciando a proporção da população brasileira das regiões metropolitanas, que chegava a 8%. No Brasil, cerca de 30 milhões de cidadãos já são vegetarianos.

Tendência para os próximos anos

Conforme relatórios do Google Trends, a população brasileira passou a buscar mais informações sobre o estilo de vida vegetariano e vegano. As buscas crescem duas a três vezes mais a cada ano que passa, o equivalente a um crescimento anual entre 150% a 250%. O ritmo, provavelmente, se manterá o mesmo ou aumentará nos próximos anos.

Os empresários do setor acreditam que o crescimento no mercado não deva acontecer no momento, se mantendo estável, crescendo 40% ao ano.

Conte com a Menuart para elaborar um cardápio personalizado para o seu restaurante

Menuart é uma empresa de comunicação visual para restaurantes, bares, lanchonetes, hotéis e afins com mais de 20 anos de experiência no mercado e total competência para desenvolver os cardápios perfeitos para o seu estabelecimento!

Os cardápios são sempre desenvolvidos com excelência em design e funcionalidade, de modo que suas solicitações possam ser atendidas da melhor maneira possível.

Website: https://www.menuart.com.br/