Burger King: do operacional ao analítico estratégico com Business Inteligente

São Paulo, SP 10/12/2019 – Com o objetivo de centralizar as análises departamentais e unificar a visão dos dados e dos KPIs, o BK contou com a ajuda da delaware para um projeto de BI.

Grandes empresas enfrentam diariamente o desafio de lidar com uma enorme quantidade de dados, coletando e analisando informações de diversas fontes para identificar erros e acertos, corrigir problemas e aprimorar os resultados das operações. “Quando a gestão de dados não é executada da melhor maneira, a empresa pode perder dinheiro”, diz Marcelo Portella, Cientista de Dados da delaware, consultoria especializada em soluções SAP de grande atuação no segmento varejista. Com o Burger King Brasil, uma das maiores e mais relevantes redes de fast food do país, a realidade não era diferente.

De acordo com Pang Jie Cheng, Coordenador da Área de BI do Burger King Brasil, a empresa vinha enfrentando algumas dificuldades com a velocidade de processamento das informações, credibilidade dos dados e com usuários acostumados em tratar os dados em Excel, com isso viu a necessidade de um upgrade e inovação no processo de Business Intelligence (BI) da companhia.

Com o objetivo de centralizar as análises departamentais e unificar a visão dos dados e dos KPIs, o BK contou com a ajuda dos especialistas em Data & Analytics da delaware para desenhar e implementar projetos que pudessem fornecer um BI de autoatendimento com análises em tempo real.

“Optamos pela arquitetura da SAP SDI+HANA+SAC, pela facilidade de integração, alto poder de processamento do HANA no SAP Cloud Plataform e inovações trazidas pelo SAP Analytics Cloud (SAC), além de trazer o pioneirismo de uma empresa varejo-alimentícia no Brasil, de mergulhar nesse novo mundo de ferramentas, soluções e arquitetura de BI em Cloud”, explica Cheng.

Black Friday 2018: A “sala de guerra”

Para a Black Friday, uma das datas mais esperadas no setor de varejo em todo o mundo, o Burger King precisava de um Dashboard que os ajudassem a ter melhor controle das promoções e a impulsionar as vendas em tempo real.

“Utilizamos mapas de geolocalização do SAC para criar dashboards visualizados dentro de uma “sala de guerra” em que marketing e TI puderam acompanhar em tempo real as vendas e receitas da campanha”, explica Portella.

Os relatórios continham análises por loja, produtos e promoção de vendas, além de alertas para lojas que apresentavam vendas menores que o esperado, o que ajudou a equipe a agir rapidamente para garantir o resultado positivo de faturamento em toda a operação Black Friday.

“Com o Dashboard do BlackFriday, conseguimos acompanhar as vendas e alinhar com os times de suporte, suprimentos, manutenção e infraestrutura para ficarem de prontidão, no suporte das lojas”, conta Cheng. “Esse foi um projeto de rápida implementação – apenas 2 semanas – e os relatórios criados são usados até hoje para acompanhar as nossas vendas por determinado produto”.

Cultura de BI: Resultados e evolução

Os benefícios das soluções em BI implementadas pela delaware no Burger King se estendem a diversas áreas de negócios além de marketing e TI, como gerenciamento de produtos, controladoria, operações de entrega e recursos humanos. Na prática, todas as áreas têm acesso às mesmas informações e indicadores, e naturalmente passaram a agir em unidade, gerando resultados diretos na produtividade das equipes.

“Hoje, conseguimos implantar a cultura de BI na companhia, treinando e desenvolvendo em cada área de negócio um usuário chave de BI, como se fosse um aliado da nossa equipe e o feedback positivo disso é escutar das áreas de negócio que conseguimos entender as necessidades deles e consequentemente eles conseguem analisar melhor os relatórios, já que praticamente eliminamos o tempo que gastavam na construção dos reports e dashboards”, esclarece Cheng.

O Coordenador da Área de BI do Burger King Brasil enumerou as melhorias percebidas:

• Redução de tempo de processamento de informações, de 3 horas para 15 minutos;
• Aumento de 30% na produtividade por conta na economia de tempo de construção dos relatórios e maior disponibilidade de tempo para análise e tomada de decisão;
• Confiabilidade dos dados usados para a tomada de decisões de negócios;
• Ganho de agilidade no monitoramento de operações;
• Redução em 95% o tempo de fechamento de relatórios, através da substituição de planilhas Excel por dashboards do SAC;
• Eliminação de inconsistências em relatórios operacionais;
• Mais poder e autonomia aos colaboradores para criação de relatórios e manuseio de dados.

Cheng ressalta de forma positiva a aproximação e integração entre TI e Negócios, e tem planos para que cada vez mais as áreas diminuam a necessidade de trabalhar os dados em Excel para que o BK tenha a operação total de BI dentro do SAC. Com treinamentos direcionados, as áreas passam a enxergar o valor da ferramenta e a evoluir por conta própria na criação de dashboards e relatórios.

“Acredito que a abordagem de migração de tecnologia, surgindo de uma própria área de negócio é muito mais efetiva, assim mostramos uma TI mais estratégica que trabalha para facilitar a vida do cliente interno”, diz Cheng.

SOBRE A DELAWARE

A delaware é uma empresa global com mais de 15 anos de atuação em consultoria SAP. Desenvolvendo produtos e soluções com o objetivo de criar vantagens mais competitivas e sustentáveis, a empresa orienta cada um de seus clientes para a transformação de seus negócios através da tecnologia e inovação.

Website: https://www.delaware.pro/pt-BR

Web Site: