All in one: Grupo AFEET adota omnichannel e visa incrementar as vendas

Os e-commerces da Authentic Feet, ARTWALK e magicfeet já têm operação integrada com as lojas físicas das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro e a expectativa é expandi-la para as outras unidades ao longo do ano

O Grupo AFEET, rede de franquias especializada na oferta de produtos esportivos, com 173 operações de varejo no Brasil e detentor das marcas Authentic Feet, ARTWALK e magicfeet, acaba de implantar o plano de integração de seus canais on e off-line, cujo objetivo é proporcionar novas experiências e viabilizar a venda aos seus clientes, adequando-a às necessidades, às oportunidades, ao momento e às preferências de cada shopper.

Os estudos para a implementação do modelo Omnichannel começaram há 18 meses e, agora, o projeto já está ativo para clientes de São Paulo e Rio de Janeiro, que passam a ter à sua disposição a opção de pick up store (retirada na loja) e a opção de Vitrine Estendida para algumas lojas do estado de São Paulo.

Segundo Luiz Munhoz, diretor do Grupo AFEET, na modalidade pick up store (retirada na loja), os clientes dessas cidades já podem escolher uma das lojas físicas mais próximas ao seu CEP no momento da compra online, procedendo com a retirada no ponto-de-venda, o que acaba por isentá-lo do custo com o frete, gerando a experiência multicanal para o consumidor.

Na outra ponta, os clientes das lojas físicas da Authentic Feet, ARTWALK e magicfeet, que desejam algum produto que por ventura esteja indisponível nessas lojas, poderão optar pelo serviço Vitrine Estendida, realizando, na hora, a consulta e a compra via aplicação digital, recebendo o pedido em casa ou, ainda, optando por retirá-lo na loja.

“Nossa expectativa é expandir todas essas modalidades de serviços para as demais lojas do Brasil nos próximos meses, propiciando a experiência multicanal a todos os consumidores do Grupo AFEET, em cada praça onde estamos presentes fisicamente”, almeja o executivo.

Munhoz realizou diversas pesquisas e estudos para que o projeto de Omnichannel do Grupo AFEET saísse do papel. “Essa integração requer um detalhamento minucioso e preciso, pois, tanto o cliente do on-line quanto o do off-line não podem se frustrar em suas experiências de compra. Tanto num canal quanto no outro, a orientação, o conteúdo e os atributos dos produtos devem ser apresentados por completo, porém, agora, com a condição especial de oferecer a modalidade que melhor atenda o consumidor naquele momento específico da compra, minimizando as chances de desistência por determinado item e, por consequência, maximizando as vendas”, esclarece o executivo.

Neste ponto, o Grupo AFEET acredita que as novas experiências oriundas do Omnichannel irão contribuir para retroalimentar as vendas em ambos os canais. “Nossa expectativa é aumentar o volume de operações realizadas no site no modelo pick up store (retirada na loja) e, com isso, gerar um potencial incremento de fluxo qualificado e no faturamento das lojas físicas e essas, consequentemente, incrementarão a venda via Vitrine estendida”, ressalta Munhoz.

Além disso, o Grupo AFEET acredita que as novas ações contribuirão para fidelizar e qualificar, ainda mais, os clientes da rede, gerar uma experiência multicanal para o consumidor, além de possibilitar um melhor giro e evitar ruptura de estoque. “O Omnichannel é um desafio para muitos varejistas e lançar este projeto é dar um grande salto de inovação na forma de operar e atuar no mercado. A integração de canais é uma realidade, veio para ficar e deve atender os anseios dos consumidores hiperconectados, altamente informados, engajados socialmente, coparticipativos nos projetos das marcas e que prezam pela transparência. O varejo precisa estar onde o cliente está, no momento que ele precisa e com as modalidades de venda que ele preferir”, finaliza o executivo.

SOBRE O GRUPO AFEET

Detentor das marcas Authentic Feet, ARTWALK e magic feet, o Grupo AFEET atua no mercado de produtos esportivos do Brasil desde 1994 e possui 173 operações ativas: 24 lojas próprias, 144 franquias, três lojas virtuais e duas operações de Nike’s Store. Seu grande diferencial está na oferta da melhor experiência de compra ao cliente, ofertando um mix completo de calçados, acessórios e vestuário. Além disso, a empresa conta com parcerias comerciais estratégicas, nas quais figuram os principais players do setor, viabilizando a oferta de produtos exclusivos e as melhores condições ao consumidor final. Mais informações: www.grupoafeet.com.br.

Website: http://www.grupoafeet.com.br

Web Site: