APAE e Projeto Arrastão fazem “Barulho Bom” no Campo Limpo

São Paulo, SP 13/5/2013 –

A proposta é agitar e mobilizar a população da região para a prevenção da violência doméstica e sexual a crianças e adolescentes. O evento promovido pelo Projeto Arrastão e pela APAE de São Paulo que possui um Núcleo socioeducativo na região de Campo Limpo vem para sensibilizar a população da região e suscitar a discussão e a denúncia sobre o assunto no dia 18 de maio, data do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
O dia atua como uma lembrança à população sobre o caso da menina sequestrada na mesma data, no ano de 1973 – o “Caso Araceli”. Com apenas oito anos na época, a menina Araceli Cabrera Sanches, foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. A sociedade caiu em grande comoção na época, porém muitas pessoas envolvidas no caso mantiveram silêncio, o que acabou favorecendo a impunidade dos culpados.
Como parte das manifestações referentes ao Dia Nacional da Prevenção à Violência, as duas organizações realizam o evento “Barulho Bom no Campo Limpo”, no dia 17 de maio, a partir das 10h, na Praça do Campo Limpo. “A ideia é realizar um grande barulho em função do dia 18 de maio, uma ação conjunta, com o Arrasta Lata e banda do Sossego num cortejo com cartazes e grafites sobre o tema feito pela as crianças e adolescentes dos dois projetos.”, explica a coordenadora da Área Social, Fernanda Motta.
O cortejo será puxado pelo Arrasta-Lata com a companhia do Bando Sossego, da APAE de São Paulo, mobilizando escolas, Unidade básica de Saúde, a rede sócio assistencial do bairro, famílias, crianças e adolescentes. Serão realizadas atividades na praça central do Campo Limpo. A ação terá cartazes com mensagens de prevenção, produção de grafites sobre o tema, além de momentos de fala que possam reforçar o alerta à população do bairro. Durante toda a semana serão trabalhadas com as crianças da APAE e do Projeto Arrastão oficinas e palestras com o tema onde serão produzidos os materiais para o cortejo.
Apoiado e supervisionado pelo CNRVV (Centro de Referência às Vítimas da Violência), instituição referência na violência à criança e ao adolescente no Campo Limpo, o Projeto Arrastão é um Polo de Prevenção à Violência Doméstica e Sexual contra Crianças e Adolescentes do Campo Limpo e região. Além disso, a organização faz parte da Rede Nossas Crianças – programa desenvolvido pela Fundação Abrinq que busca a identificação e o tratamento de crianças vítimas de abusos e violências domésticas, sejam elas sexuais ou não.

Website: http://www.arrastao.org.br

Web Site: