Microcity realiza plantio do projeto de TI sustentável “Um Micro por uma Árvore”

13/5/2013 –

A Microcity, maior empresa brasileira de Outsourcing de Infraestrutura de TI e Comunicação de LAN e Desktops, continua com sucesso o projeto socioambiental Um Micro por Uma Árvore, no qual a empresa se comprometeu, em 2010, a plantar uma árvore para cada computador instalado em seus clientes. Comandado pelo Departamento de Marketing da empresa, o projeto plantou mais de 20 mil mudas, e concluiu em abril o plantio de 8 mil árvores no Parque Ecológico do Tietê (São Paulo) – o maior Parque Linear do Mundo com 75 km de extensão, o que corresponde ao espaço de dez campos de futebol. Em função dessa quantidade de árvores plantadas, a área de recuperação da Microcity já pode ser considerada uma floresta.
Essa foi a forma que a Microcity encontrou para neutralizar a emissão de (CO2) de todas as suas operações e, para colocar o projeto em prática, a empresa realizou o inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa – GEE, no período de maio de 2009, a maio de 2010, levando em consideração tudo o que foi emitido no seu processo de funcionamento. A média foi computada considerando locomoção dos colaboradores do trajeto casa/trabalho/casa, consumo de energia elétrica, água e esgoto, produção de resíduos, transporte para as entregas e retiradas dos equipamentos alocados pelos clientes, além das visitas técnicas.(importante ressaltar que a operação de neutralização é feita todo ano) Além disso, a Microcity colaborou também para reduzir o impacto dos seus clientes ao neutralizar o consumo de energia elétrica dos computadores instalados.
O trabalho com o plantio de árvores nativas de Mata Atlântica foi feito sob coordenação da ONG “Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza” (IBDN) – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público que desde 91 vem desenvolvendo projetos na área de educação e preservação do meio ambiente – e levou em conta áreas de relevante interesse ecológico para fins de recuperação e reflorestamento. De acordo com os levantamentos realizados pelo IBDN, o plantio de uma árvore neutraliza o carbono gerado por mais de um micro.
O IBDN realizou o inventário de emissões e foi o responsável pelo plantio das árvores, que receberam manutenção e monitoramento por dois anos, conforme legislação paulista. A Microcity recebeu cerificações pelos projetos “Carbono Empresa” e “Empresa Parceira da Natureza”, por atender aos 10 compromissos estipulados pelo Instituto, entre eles: implantar a coleta seletiva e destinar seus resíduos à reciclagem, investir em projetos de educação ambiental, promover a ecoeficiência utilizando papel e materiais reciclados e minimizar seus impactos ao meio ambiente. Vale lembrar que os clientes recebem também um certificado, assinado em conjunto pelo Presidente da Microcity e IBDN, garantindo que eles praticam TI sustentável.
A iniciativa deu excelente retorno, uma vez que se tornou um diferencial para a conquista de novos clientes. “É importante investir em ações sustentáveis, além de atender às necessidades dos clientes – que deixam explícito ao negociar contrato com a Microcity o desejo de trabalhar com uma empresa engajada na preservação do meio ambiente”, comemora Luis Carlos Nacif, presidente da Microcity, que completa ainda: “A ação foi um sucesso, pretendemos dar continuidade a projetos como esse”.
Entre as empresas participantes estão: Grupo M. Cassab (atua nos mercados de insumos para ração animal, alimentos, bebidas, indústria farmacêutica e de cosméticos), MWV Rigesa (atua no ramo de celulose e papel), Dental Morelli (exportadora de produtos odontológicos), Caixa Seguros, Laboratório Sabin, Savere (empresa do segmento contábil), ESAB (Educação a Distância via Internet) e Confederação Nacional do Comércio, entre outros.
Um Micro por Uma Árvore atendeu à crescente demanda das empresas pela colaboração com o meio ambiente para uma gestão sustentável dos negócios de forma economicamente viável, o qual contribuiu diretamente para a conquista de diversos contratos por causa de sua relevância ecológica.
Sobre a Microcity
Com 29 anos de atuação, a Microcity fornece infraestrutura de TI e comunicação como Serviço (IaaS – Infrastructure as a Service) e é a maior empresa brasileira de Outsourcing para Redes de Internet (LAN) e Desktops, com uma base instalada de mais de 180 mil equipamentos. Sediada em Nova Lima (MG), a Microcity oferece produtos e serviços totalmente personalizados de acordo com as necessidades dos seus clientes. Seu portfólio contempla dispositivos de acesso em nuvem, soluções para virtualização, consolidação de servidores, rede, segurança, comunicação unificada, videoconferência, mobilidade corporativa, automação comercial (varejo), serviços de missão crítica (garantem a disponibilidade de aplicações de negócios), migração de plataforma (sistema operacional) e bodyshop (alocação de profissionais).
Com cerca de 350 funcionários, a Microcity figura entre as melhores empresas de TI & Telecom para se trabalhar no Brasil, de acordo com ranking divulgado pelo instituto Great Place to Work.
A empresa prioriza a sustentabilidade e neutraliza todo o CO2 emitido pela sua operação com o plantio de árvores, assim, todos os serviços prestados, inclusive os equipamentos instalados nos clientes e a energia elétrica consumida por essas máquinas, durante a vigência do contrato, são neutralizados. Mais informações em www.microcity.com.br

Web Site: