As semelhanças entre tênis e poker são maiores que do que se imagina

São Paulo,SP 4/11/2019 – O que Boris Becker, Patrik Antonius, Gustavo Kuerten e André Akkari têm em comum? Todos amam o jogo de bolinhas amarelas e o de fichas coloridas

O que nomes como Boris Becker, Patrik Antonius, Bruno Soares, Gustavo Kuerten e André Akkari têm em comum? Todos eles possuem um vínculo tanto com o jogo de bolinhas amarelas quanto com o de fichas coloridas.

Vários jogadores profissionais de poker adoram jogar tênis. Recentemente, Guga disse em uma entrevista: “Eu estava com o Agassi esses tempos e caímos numa questão: Por que grandes tenistas não têm filhos tenistas? Começamos a entender que o pai às vezes esquiva o filho porque é um esporte individual. O cara resolve os problemas de A a Z num grau de dedicação e devoção quase sobre-humana.” Não parece que o Guga está falando do poker?

No tênis, toda vez que se bate uma bola, é preciso levar em conta algumas características: velocidade, direção, altura, ângulo, entre outras. Somadas, elas criam um resultado esperado, o EV. Exatamente como no poker, quando se decide pela ação na mesa: posição, equidade, range, pot odds, imagem, timing, todos eles constroem o EV da mão. Tanto no poker quanto no tênis, esses fatores devem ser considerados quase instantaneamente a todo o momento.

O resultado das ações também se parece muito: por mais bem calculadas que sejam, podem dar errado. E por várias vezes. A variância exige uma força mental bem singular. No tênis, ao cruzar uma direita sabendo da vantagem sobre o oponente jogando assim, não significa vencer todos os pontos. Talvez no momento mais importante o erro apareça, ou o adversário responda melhor. Ainda assim, na próxima bola, cruzar continua sendo uma jogada positiva.

No poker é a mesma coisa, pode-se perder fazendo a melhor jogada possível e, na próxima situação similar, a mesma ação continuar sendo a melhor jogada. Vários jogadores, após muito tempo sem vencer, começam a mudar jogadas que sabem ser positivas pelo receio de perder novamente. Cabe ao tenista e ao jogador de poker assimilar os resultados de forma correta para não ficar mudando suas ações baseado exclusivamente em resultados.

Roger Federer, o maior tenista de todos os tempos, possui um recorde de 88 títulos, mas também 245 derrotas. Em mais de 200 semanas ele voltou para casa sem título. Agora, imagina o tenista número 100 do mundo. O tenista e o jogador de poker precisam conviver cotidianamente com a derrota. Ninguém vencerá todo dia, nem toda semana. A vantagem é que sempre existe o próximo dia, a próxima semana, o próximo torneio.

O tênis evidencia os pontos fracos dos atletas. Não tem como esconder um saque horrível, ou a pressão para fechar a partida. Nas mesas de poker, até acontece de alguns bons resultados e adversários ruins iludir os jogadores, mas seus pontos fracos continuam expostos. Corrigir os erros e melhorar os pontos fortes é fundamental para atingir o sucesso. No longo prazo, quem mais se dedicou e conseguiu passar por todas as dificuldades encontrará os resultados.

O tênis não tem exclusividade na semelhança com o poker. Diversos outros esportes possuem as mesmas características. Pensando em unir as semelhanças dos amantes de esporte, poker é o mais novo produto dentro do site de apostas esportivas patrocinador do Flamengo, o Sportsbet.io.

A plataforma está em constante melhoria e é praticada somente com a criptomoeda Bitcoin, seguindo o mesmo histórico do Sportsbet.io, que em 2016 iniciou operações somente com Bitcoin. Se os mesmos passos forem seguidos, o produto tem tudo para dar certo e ser mais uma inovação dentro do grupo.

Para mais informações sobre o Sportsbet.io e sobre o acesse: sportsbet.io/pt?ref=brdinoflamengo 

 

Website: https://sportsbet.io/pt/

Web Site: