Comissão Europeia aprova o ALUNBRIG® (brigatinibe) da Takeda como tratamento de primeira linha para o CPNPC ALK+

CAMBRIDGE (EUA) e OSAKA (Japão) 7/4/2020 –

– A aprovação com base em resultados positivos do estudo ALTA-1L de Fase 3 com o ALUNBRIG demonstrou eficácia geral e intracraniana superior ao crizotinibe no cenário de primeira linha –– A indicação expandida fornece uma opção adicional de tratamento de primeira linha para as aproximadamente 10 mil pessoas com CPNPC ALK+ na Europa –

A Takeda Pharmaceutical Company Limited (TSE:4502/NYSE:TAK) anunciou hoje que a Comissão Europeia (CE) estendeu a atual autorização de comercialização do ALUNBRIG (brigatinibe) para incluir seu uso como monoterapia no tratamento de pacientes adultos com câncer de pulmão de não pequenas células (CPNPC) avançado, positivo para a quinase do linfoma anaplásico (ALK+) e não tratados anteriormente com um inibidor da ALK. Essa decisão segue um parecer positivo do Comitê de Medicamentos para Uso Humano (CHMP) do dia 27 de fevereiro de 2020.

“Os pacientes com CPNPC ALK+, particularmente aqueles que desenvolveram metástases cerebrais, precisam de opções adicionais de tratamento que sejam comprovadamente eficazes no cenário de primeira linha”, disse o professor Sanjay Popat, consultor médico oncologista da Royal Marsden NHS Foundation Trust. “Como o brigatinibe demonstrou superioridade em comparação ao crizotinibe nesse cenário, inclusive em pacientes cuja doença se espalhou para o cérebro, essa aprovação é um avanço importante para esses pacientes e oferece aos médicos da União Europeia outra opção ao atender às necessidades dos pacientes com CPNPC ALK+.”

“Na Takeda, nosso compromisso com os pacientes nos impulsionaàmedida que procuramos avançar no atendimento e satisfazer as necessidades não atendidas da comunidade de câncer de pulmão”, disse Teresa Bitetti, presidente da Unidade Global de Negócios de Oncologia da Takeda. “Estamos orgulhosos dos resultados positivos que o ALUNBRIG demonstrou no cenário de primeira linha, incluindo uma forte eficácia geral e intracraniana, e esperamos disponibilizar o ALUNBRIG para pacientes recém-diagnosticados com CPNPC ALK+ na Europa.”

“O CPNPC ALK+ é uma doença complexa e diferenciada, e as pessoas com esse tipo de câncer de pulmão podem se beneficiar da disponibilidade de uma série de opções de tratamento”, disse Stefania Vallone, presidente da Lung Cancer Europe (LuCE). “Agradecemos a disponibilidade de opções adicionais de tratamento que possam beneficiar a comunidade europeia do câncer e os pacientes com essa forma grave e rara da doença, com a esperança de que em breve elas estejam acessíveis aos pacientes em toda a Europa.”

A aprovação é baseada nos resultados do estudo ALTA-1L de Fase 3, que avaliou a segurança e eficácia do ALUNBRIG em comparação ao crizotinibe em pacientes com CPNPC ALK+ localmente avançado ou metastático que não receberam tratamento prévio com um inibidor da ALK. Os resultados do teste mostraram que o ALUNBRIG demonstrou superioridade em comparação ao crizotinibe, com atividade antitumoral significativa observada em pacientes com metástases cerebrais basais. Após mais de dois anos de acompanhamento, o ALUNBRIG reduziu o risco de morte ou progressão da doença intracraniana em 69% em pacientes com metástases cerebrais no início do estudo (taxa de risco [HR] = 0,31, IC de 95%: 0,17-0,56), segundo um Comitê de Revisão Independente Cega (BIRC), e reduziu o risco de morte ou progressão da doença em 76% em pacientes com metástases cerebrais no início do estudo (HR = 0,24, IC de 95%: 0,12-0,45), conforme avaliação dos pesquisadores. O ALUNBRIG também demonstrou eficácia geral consistente (intenção de tratar a população), com uma sobrevida livre de progressão (SLP) mediana mais de duas vezes maior que a do crizotinibe: 24 meses (IC de 95%: 18,5–NE) versus 11 meses (IC de 95%: 9,2-12,9) para o crizotinibe, segundo o BIRC, e 29,4 meses (IC de 95%: 21,2–NE) versus 9,2 meses (IC de 95%: 7,4-12,9), conforme avaliação dos pesquisadores.

O perfil de segurança do ALUNBRIG no teste ALTA-1L foi geralmente consistente com o resumo europeu existente das características do produto (SmPC). Os eventos adversos emergentes do tratamento (TEAEs) mais comuns, com grau ≥3, no ALUNBRIG foram CPK elevada (24,3%), lipase elevada (14%) e hipertensão (11,8%); e para o crizotinibe houve aumento da ALT (10,2%), AST (6,6%) e lipase (6,6%).

Esta decisão da Agência Europeia de Medicamentos significa que o ALUNBRIG está agora aprovado para a comercialização dessa indicação em todos os estados membros da União Europeia, além de Noruega, Liechtenstein e Islândia. Para mais detalhes sobre a decisão, acesse o site da Agência Europeia de Medicamentos: www.ema.europa.eu/ema.

Sobre o Teste ALTA-1L

O estudo ALTA-1L (sigla em inglês para “ALK in Lung Cancer Trial of BrigAtinib in 1st Line”) de Fase 3 do ALUNBRIG em adultos é um teste global, em andamento, randomizado, de controle aberto, randomizado, comparativo e multicêntrico, que envolveu 275 pacientes (ALUNBRIG, n=137 , crizotinibe, n=138) com CPNPC ALK+ localmente avançado ou metastático que não receberam tratamento prévio com um inibidor da ALK. Os pacientes receberam o ALUNBRIG, 180 mg uma vez ao dia, com sete dias de introdução a 90 mg uma vez ao dia, ou crizotinibe, 250 mg duas vezes ao dia.

A idade média foi de 58 anos no ALUNBRIG e 60 anos no crizotinibe. 29% dos pacientes apresentavam metástases cerebrais no início do estudo com o ALUNBRIG, contra 30% no crizotinibe. 26% dos pacientes receberam quimioterapia prévia para doença avançada ou metastática no ALUNBRIG, contra 27% no crizotinibe.

A sobrevida livre de progressão (SLP) avaliada pelo Comitê de Revisão Independente Cega (BIRC) foi o endpoint primário. Os endpoints secundários incluíram taxa de resposta objetiva (TRO) de acordo com o RECIST v1.1, TRO intracraniana, SLP intracraniana, sobrevida global (SG), segurança e tolerabilidade.

O perfil de segurança do ALUNBRIG no teste ALTA-1L foi geralmente consistente com o resumo europeu existente das características do produto (SmPC).

Sobre o ALUNBRIG® (brigatinibe)

O ALUNBRIG é um inibidor de tirosina quinase (TKI) de próxima geração, potente e seletivo, que foi projetado para atingir e inibir alterações genéticas da quinase do linfoma anaplásico (ALK). Em abril de 2017, o ALUNBRIG recebeu a Aprovação Acelerada da Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) para pacientes com CPNPC ALK+ metastático que progrediram ou são intolerantes ao crizotinibe. Esta indicação foi aprovada a partir da Aprovação Acelerada com base na taxa de resposta ao tumor e duração da resposta. A aprovação contínua para esta indicação pode estar condicionadaàverificação e descrição dos benefícios clínicos em um teste de confirmação.

Atualmente, o ALUNBRIG está aprovado em mais de 40 países, incluindo os EUA, o Canadá e a União Europeia, para o tratamento de pessoas que vivem com CPNPC ALK+ metastático que tomaram o medicamento crizotinibe, mas seu CPNPC piorou ou não ela pode tolerar o crizotinibe.

O ALUNBRIG recebeu a designação de terapia inovadora do FDA para o tratamento de pacientes com CPNPC ALK+, cujos tumores são resistentes ao crizotinibe, e a designação de medicamento órfão, também do FDA, para o tratamento do CPNPC ALK+, CPNPC ROS1+ e CPNPC EGFR+.

Sobre o CPNPC ALK+

O câncer de pulmão de não pequenas células (CPNPC) é a forma mais comum de câncer de pulmão, representando cerca de 85% dos 1,8 milhão de novos casos estimados de câncer de pulmão diagnosticados a cada ano no mundo inteiro, segundo a Organização Mundial de Saúde.1,2 Estudos genéticos indicam que os rearranjos cromossômicos na quinase do linfoma anaplásico (ALK) são motivadores fundamentais em um subconjunto de pacientes com CPNPC.3 Cerca de 3% a 5% dos pacientes com CPNPC metastático têm um rearranjo no gene ALK.4,5,6

A Takeda está comprometida em continuar a pesquisa e desenvolvimento no CPNPC para aprimorar as vidas dos cerca de 40 mil pacientes diagnosticados com esta forma grave e rara de câncer de pulmão em todo o mundo a cada ano.7

A Takeda e o câncer de pulmão

A Takeda se dedica a expandir as opções de tratamento nas contextos de tratamento do CPNPC ALK+ e do CPNPC com mutações no EGFR/HER2. Nossos programas abrangentes incluem os seguintes ensaios clínicos para continuar a atender às necessidades não atendidas de pessoas que vivem com câncer de pulmão:

ALUNBRIG

  • Teste de Fase 1/2, que foi projetado para avaliar a segurança, tolerabilidade, farmacocinética e atividade antitumoral preliminar do ALUNBRIG. O período de inscrições para este teste já foi finalizado.
  • Teste ALTA Pivotal de Fase 2, que investiga a eficácia e segurança do ALUNBRIG em dois regimes posológicos em pacientes com CPNPC ALK+ localmente avançado ou metastático que progrediram com crizotinibe O período de inscrições para este teste já foi finalizado.
  • Teste ALTA-1L de Fase 3, global, randomizado, que avalia a eficácia e segurança do ALUNBRIG em comparação com o crizotinibe em pacientes com CPNPC ALK+ localmente avançado ou metastático, que não receberam tratamento anterior com um inibidor da ALK. O período de inscrições para este teste já foi finalizado.
  • Teste J-ALTA de Fase 2, multicêntrico, com um único grupo de controle, em pacientes japoneses com CPNPC ALK+, com foco em pacientes que progrediram com alectinibe. O período de inscrições para este teste já foi finalizado.
  • Teste ALTA 2 de Fase 2, global, com um único grupo de controle, que avalia o ALUNBRIG em pacientes com CPNPC ALK+ avançado que progrediram com alectinibe ou ceritinibe. O período de inscrições para este teste já foi finalizado.
  • Teste ALTA 3 de Fase 3, global, randomizado, que compara a eficácia e segurança do ALUNBRIG em comparação com o alectinibe em participantes com CPNPC ALK+ que progrediram com crizotinibe. O período de inscrições para este teste segue em vigor.

O TAK-788, um inibidor seletivo das mutações no EGFR/HER2, atualmente está sendo explorado em pacientes com mutações de inserção no éxon 20 do EGFR:

  • Teste de Fase 1/2, que avalia a segurança, farmacocinética e atividade antitumoral do inibidor oral TAK-788 do EGFR/HER2 em pacientes com CPCNP. O período de inscrições para este teste já foi finalizado.
  • Teste EXCLAIM de Fase 2, coorte de extensão pivotal do teste de Fase 1/2, que foi projetado para avaliar a eficácia e segurança do TAK-788 em 160 mg uma vez ao dia em pacientes tratados previamente com mutações de inserção no éxon 20 do EGFR. O período de inscrições para este teste já foi finalizado.
  • Teste EXCLAIM 2 de Fase 3, global, randomizado, que avalia a eficácia do TAK-788 como tratamento de primeira linha comparadoàquimioterapia duplaàbase de platina em pacientes sem tratamento com CPCNP localmente avançado ou metastático, cujos tumores abrigam mutações de inserção no éxon 20 do EGFR. O período de inscrições para este teste segue em vigor.
  • Teste de Fase 1, de controle aberto, multicêntrico e de escalonamento da dose, que avalia a segurança, tolerabilidade e farmacocinética do TAK-788 em pacientes japoneses com CPCNP localmente avançado ou metastático. O período de inscrições para este teste já foi finalizado.
  • Teste J-EXCLAIM de Fase 2, de controle aberto, multicêntrico, que avalia a eficácia do TAK-788 como tratamento de primeira linha em pacientes japoneses com CPCNP localmente avançado ou metastático, cujos tumores abrigam mutações de inserção no éxon 20 do EGFR. O período de inscrições para este teste segue em vigor.
  • Teste de Fase 1, de controle aberto, dois períodos, sequência fixa, que foi projetado para caracterizar a interação medicamentosa entre o TAK-788 e um forte inibidor do citocromo P-450 (CYP)3A, itraconazol (parte 1) ou um forte indutor do CYP3A, rifampina (parte 2), em indivíduos adultos saudáveis. O período de inscrições para este teste segue em vigor.

Para mais informações sobre os ensaios clínicos do ALUNBRIG e TAK-788, acesse www.clinicaltrials.gov.

ALUNBRIG® (brigatinibe): INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE SEGURANÇA GLOBAL

CONTRAINDICAÇÕES

A hipersensibilidadeàsubstância ativa ou a qualquer um dos excipientes do ALUNBRIG é contraindicada.

ADVERTÊNCIAS ESPECIAIS E PRECAUÇÕES DE UTILIZAÇÃO

Reações Pulmonares Adversas: Ao usar o ALUNBRIG, podem ocorrer reações pulmonares adversas graves, potencialmente mortais e fatais, incluindo aquelas com características compatíveis com a doença pulmonar intersticial (DPI)/pneumonite. A maioria das reações pulmonares adversas foi observada nos primeiros sete dias de tratamento. As reações pulmonares adversas de grau 1-2 foram solucionadas com a interrupção do tratamento ou modificação da dose. O aumento da idade e o intervalo mais curto (menos de sete dias) entre a última dose de crizotinibe e a primeira dose de ALUNBRIG foram associados de forma independente com um aumento na taxa dessas reações adversas pulmonares. Considere estes fatores ao iniciar o tratamento com ALUNBRIG. Alguns pacientes apresentaram pneumonite mais tarde no tratamento com ALUNBRIG. Monitore os sintomas respiratórios novos ou agravados (ex.: dispneia, tosse etc.) na primeira semana de tratamento. Investigue, com prontidão, os sinais de pneumonite em qualquer paciente com piora dos sintomas respiratórios. Se houver suspeita de pneumonite, interrompa o ALUNBRIG e avalie o paciente quanto a outros sintomas (ex.: embolia pulmonar, progressão tumoral e pneumonia infecciosa).

Existem relatos de Hipertensão devido ao uso do ALUNBRIG. Monitore a pressão sanguínea regularmente durante o tratamento com o ALUNBRIG. Trate a hipertensão de acordo com as diretrizes padrão para controlar a pressão arterial. Monitore a frequência cardíaca nos pacientes com mais assiduidade, se não puder ser evitado o uso concomitante de um medicamento conhecido que causa bradicardia. Para hipertensão grave (≥ Grau 3), o ALUNBRIG deve ser suspenso até que a hipertensão regresse ao Grau 1 ouàbase de referência. A dose deve ser modificada em conformidade.

Existem relatos de bradicardia devido ao uso do ALUNBRIG. Tenha cuidado ao administrar o ALUNBRIG em combinação com outros agentes que causam bradicardia. Monitore a frequência cardíaca e a pressão sanguínea regularmente. Se ocorrer bradicardia sintomática, interrompa o ALUNBRIG e avalie os medicamentos concomitantes que causam bradicardia. Se um medicamento concomitante que causa bradicardia for identificado e interrompido ou a dosagem ajustada, reinicie o ALUNBRIG na mesma dosagem após a diminuição da bradicardia sintomática; do contrário, reduza a dosagem do ALUNBRIG após a diminuição da bradicardia sintomática. No caso de bradicardia com risco de vida, se nenhum medicamento concomitante contribuinte for identificado ou em caso de recorrência, descontinue o ALUNBRIG.

Existem relatos de distúrbio visual devido ao uso do ALUNBRIG. Aconselhe os pacientes a informar sobre quaisquer sintomas visuais. Interrompa o ALUNBRIG e obtenha uma avaliação oftalmológica em pacientes com sintomas visuais novos ou agravados.

Existem relatos de elevação da creatinofosfoquinase (CPK) devido ao uso do ALUNBRIG. Aconselhe os pacientes a informar sobre qualquer dor muscular sem explicação, sensibilidade ou fraqueza. Monitore os níveis da CPK regularmente durante o tratamento. Interrompa o ALUNBRIG se houver elevação da CPK para o Grau 3 ou 4. Com base na gravidade da elevação da CPK, e se associado a dor ou fraqueza muscular, o tratamento com brigatinibe deve ser suspenso e a dose modificada de acordo.

Elevação de Enzimas Pancreáticas: Existem relatos de elevações de amilase e lipase devido ao uso do ALUNBRIG. Monitore a lipase e a amilase regularmente. Interrompa o ALUNBRIG se houver elevação de enzimas pancreáticas para o Grau 3 ou 4. Com base na gravidade das anormalidades laboratoriais, o tratamento com brigatinibe deve ser suspenso e a dose modificada de acordo.

Hiperglicemia: Ocorreram elevações da glicose sérica em pacientes tratados com o ALUNBRIG. Avalie a glicose sérica em jejum antes do início do ALUNBRIG e monitore periodicamente após isso. O tratamento com anti-hiperglicemia deve ser iniciado ou otimizado conforme necessário. Se não conseguir controlar a hiperglicemia com tratamento médico ideal, interrompa o ALUNBRIG até que o controle hiperglicêmico adequado seja alcançado. Após a recuperação, considere reduzir a dose do ALUNBRIG ou descontinuar permanentemente o ALUNBRIG.

Toxicidade Embriofetal: Com base no seu mecanismo de ação e descobertas em animais, o ALUNBRIG pode causar lesão fetal quando administrado em mulheres grávidas. Não há dados clínicos sobre o uso do ALUNBRIG em mulheres grávidas. Aconselhe as gestantes sobre o risco potencial ao feto. Aconselhe as mulheres no período fértil quanto ao uso de anticoncepcionais não hormonais eficazes durante o tratamento com o ALUNBRIG e por, pelo menos, 4 meses após a dosagem final. Aconselhe os homens vivendo com mulheres no período fértil a utilizar preservativos eficazes durante o tratamento e por, pelo menos, 3 meses após a última dosagem do ALUNBRIG.

REAÇÕES ADVERSAS

As reações adversas mais comuns (≥ 25%) relatadas em pacientes tratados com o ALUNBRIG no regime de dosagem recomendado foram AST elevado, CPK elevada, hiperglicemia, lipase elevada, lipase, hiperinsulinemia, anemia, diarreia, ALT elevada, amilase elevada, anemia, náusea, fadiga hipofosfatemia, diminuição da contagem de linfócitos, tosse, erupção cutânea, aumento dos fosfatos alcalinos, aumento do TTPA, mialgia, dor de cabeça, hipertensão, diminuição do número de glóbulos brancos, dispneia e vômito.

As reações adversas graves mais frequentes (2%) relatadas em pacientes tratados com ALUNBRIG no regime posológico recomendado, para além dos eventos relacionados com a progressão da neoplasia, foram pneumonite, pneumonia e dispneia.

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS

Inibidores do CYP3A: Evite o uso concomitante do ALUNBRIG com fortes inibidores do CYP3A. Se não for possível evitar o uso concomitante de um forte inibidor do CYP3A, reduza a dose do ALUNBRIG. Após a descontinuação do forte inibidor do CYP3A, retome o ALUNBRIG na dose tolerada antes do início do forte inibidor do CYP3A. Não é necessário ajustar a dose do ALUNBRIG em combinação com os inibidores moderados do CYP3A. Monitore os pacientes de perto ao administrar o ALUNBRIG com inibidores moderados do CYP3A. Evite suco de toranja ou toranja uma vez que isso também pode aumentar as concentrações de plasma do ALUNBRIG. O uso concomitante do ALUNBRIG com inibidores moderadores do CYP3A deve ser evitado. Se não for possível evitar o uso concomitante de inibidores moderados do CYP3A, reduza a dose do ALUNBRIG. Após a descontinuação de um inibidor moderado do CYP3A, retome o ALUNBRIG na dose tolerada antes do início do inibidor moderado do CYP3A.

Inibidores do CYP2C8: Não é necessário ajustar a dose do ALUNBRIG quando administrado em combinação com fortes inibidores do CYP2C8

Inibidores do P-gp e BCRP: Não é necessário ajustar a dose do ALUNBRIG quando administrado em combinação com inibidores do P-gp e BCRP.

Indutores do CYP3A: Evite o uso concomitante do ALUNBRIG com os indutores fortes e moderados do CYP3A. Se não for possível evitar o uso concomitante de indutores moderados do CYP3A, a dose do ALUNBRIG pode ser aumentada em incrementos de 30 mg após 7 dias de tratamento com a dose atual como tolerada, até um máximo de duas vezes a dose tolerada antes do início do indutor moderado do CYP3A. Após a descontinuação de um indutor moderado do CYP3A, retome o ALUNBRIG na dose tolerada antes do início do indutor moderado do CYP3A.

Substratos do CYP3A: Não foram realizados estudos clínicos de interação medicamentosa com substratos sensíveis do CYP3A. O ALUNBRIG pode reduzir as concentrações plasmáticas e induzir outras enzimas e transportadores (ex.: CYP2C, P-gp).

Substratos do transportador: O ALUNBRIG inibe P-gp, BCRP, OCT1, MATE1 e MATE2K in vitro. O uso concomitante de substratos do transportador com o ALUNBRIG pode aumentar suas concentrações plasmáticas. Monitore de perto os pacientes quando administrados substratos desses transportadores em combinação com o ALUNBRIG com um índice terapêutico estreito (ex.: digoxina, dabigatrana, metotrexato).

POPULAÇÕES ESPECIAIS DE PACIENTES

Mulheres com potencial para engravidar/Contracepção em homens e mulheres: Aconselhe as mulheres em idade fértil a não engravidar e aconselhe os homens a não ter filhos durante o tratamento com o ALUNBRIG. Aconselhe as mulheres no período fértil quanto ao uso de anticoncepcionais não hormonais eficazes durante o tratamento com o ALUNBRIG e por, pelo menos, 4 meses após a dosagem final. Aconselhe os homens vivendo com mulheres no período fértil a utilizar preservativos eficazes durante o tratamento e por, pelo menos, 3 meses após a última dosagem do ALUNBRIG.

Gravidez: O ALUNBRIG pode causar lesão fetal. Não há dados clínicos sobre o uso do ALUNBRIG em mulheres grávidas. O ALUNBRIG não deve ser utilizado durante a gravidez, a menos que o estado clínico da mãe exija tratamento. Se usado durante a gravidez ou se a paciente engravidar enquanto estiver tomando o ALUNBRIG, informe a paciente sobre os possíveis danos ao feto.

Amamentação: Não existem dados sobre a secreção do ALUNBRIG no leite humano A amamentação deve ser interrompida durante o tratamento com o ALUNBRIG.

Infertilidade: O ALUNBRIG pode causar redução da fertilidade em homens.

Pacientes idosos: Os dados limitados sobre a segurança e eficácia do ALUNBRIG em pacientes com idade igual ou superior a 65 anos sugerem que não é necessário um ajuste da dose em pacientes idosos. Não existem dados disponíveis sobre pacientes com mais de 85 anos de idade.

Insuficiência hepática: Não é necessário um ajuste posológico do ALUNBRIG em pacientes com insuficiência hepática ligeira (classe A de Child-Pugh) ou com insuficiência hepática moderada (classe B de Child-Pugh). Reduza a dose do ALUNBRIG em aproximadamente 50% (ou seja, de 180 mg a 90 mg ou de 90 mg a 60 mg) para pacientes com insuficiência renal grave.

Insuficiência renal: Não é necessário um ajuste posológico do ALUNBRIG em pacientes com insuficiência renal leve ou moderada (taxa de filtração glomerular estimada [eGFR] ≥ 30 mL/min). A dose de brigatinibe deve ser reduzida em aproximadamente 40% (ou seja, de 180 mg a 120 mg, 120 mg a 90 mg ou de 90 mg a 60 mg) para pacientes com insuficiência hepática grave (classe C de Child-Pugh).

Pacientes pediátricos: A segurança e eficácia do ALUNBRIG em pacientes com menos de 18 anos de idade não foram estabelecidas.

Para informações de prescrição nos EUA: https://www.alunbrig.com/assets/pi.pdf

Para o resumo das características do medicamento da União Europeia: https://www.ema.europa.eu/en/medicines/human/EPAR/alunbrig

Para a monografia do produto no Canadá: https://www.takeda.com/siteassets/en-ca/home/what-we-do/our-medicines/product-monographs/alunbrig/alunbrig-pm-en.pdf

INFORMAÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA SOBRE O ALUNBRIG (EUA)

ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES

Doença Intersticial dos Pulmões (ILD)/Pneumonia: Reações pulmonares adversas fatais e severas com ameaçaàvida consistentes com doença intersticial dos pulmões (ILD)/pneumonia ocorreram com o ALUNBRIG. No Teste ALTA (ALTA), a ILD/pneumonia ocorreu em 3,7% dos pacientes no grupo de 90 mg (90 mg uma vez ao dia) e 9,1% dos pacientes no grupo 90→180 mg (180 mg uma vez ao dia e nos sete dias anteriores com 90 mg uma vez ao dia). Reações adversas consistentes com possível ILD/pneumonia ocorrida preliminarmente (dentro de 9 dias do início do ALUNBRIG; em média, os primeiros sintomas apareceram após 2 dias) em 6,4% dos pacientes, com reações de Grau 3 a 4 ocorrendo em 2,7%. Monitore quanto a novos ou piora dos sintomas respiratórios (ex.: dispneia, tosse etc.), particularmente durante a primeira semana de início do ALUNBRIG. Interrompa o ALUNBRIG em qualquer paciente com novos ou piora dos sintomas respiratórios e avalie imediatamente quantoàILD/pneumonia ou outras causas de sintomas respiratórios (ex.: embolia pulmonar, progressão do tumor e pneumonia infecciosa). Para ILD/pneumonia de Grau 1 ou 2, reinicie o ALUNBRIG com redução da dosagem após recuperar o patamar inicial ou interrompa permanentemente o ALUNBRIG. Interrompa permanentemente o ALUNBRIG para ILD/pneumonia de Grau 3 ou 4 ou recorrência de ILD/pneumonia de Grau 1 ou 2.

Hipertensão: No ALTA, a hipertensão foi registrada em 11% dos pacientes no grupo de 90 mg que receberam o ALUNBRIG e 21% dos pacientes no grupo de 90→180 mg. A hipertensão de Grau 3 ocorreu em 5,9% dos pacientes de modo geral. Controle a pressão sanguínea antes do tratamento com o ALUNBRIG. Monitore a pressão sanguínea após 2 semanas e, pelo menos, mensalmente depois disso durante o tratamento com o ALUNBRIG. Interrompa o ALUNBRIG para hipertensão de Grau 3 apesar da terapêutica anti-hipertensiva ideal. Após a diminuição ou melhoria para a severidade de Grau 1, reinicie o ALUNBRIG com uma dosagem reduzida. Considere a interrupção permanente do tratamento com o ALUNBRIG para hipertensão de Grau 4 ou recorrência de hipertensão de Grau 3. Tenha cuidado ao administrar o ALUNBRIG em combinação com agentes anti-hipertensivos que causam bradicardia.

Bradicardia: A bradicardia pode ocorrer com o ALUNBRIG. No ALTA, frequências cardíacas menores que 50 batimentos por minuto (bpm) ocorreram em 5,7% dos pacientes no grupo de 90 mg e 7,6% dos pacientes no grupo de 90→180 mg. A bradicardia de Grau 2 ocorreu em 1 (0,9%) paciente no grupo de 90 mg. Monitore a frequência cardíaca e a pressão cardíaca durante o tratamento com o ALUNBRIG. Monitore os pacientes com mais frequência, se não puder ser evitado o uso concomitante de medicamento conhecido que causa bradicardia. Para bradicardia sintomática, interrompa o ALUNBRIG e revise o uso concomitante de medicamentos com aqueles conhecidos causadores de bradicardia. Se um medicamento concomitante que causa bradicardia for identificado e interrompido ou a dosagem ajustada, reinicie o ALUNBRIG na mesma dosagem após a diminuição da bradicardia sintomática; do contrário, reduza a dosagem do ALUNBRIG após a diminuição da bradicardia sintomática. Interrompa o ALUNBRIG para bradicardia com ameaçaàvida se não for identificada a contribuição de medicamento de uso concomitante.

Distúrbio Visual: No ALTA, reações adversas que conduziram ao distúrbio visual, incluindo visão embaçada, diplopia e redução da acuidade visual, foram registradas em 7,3% dos pacientes tratados com o ALUNBRIG no grupo de 90 mg e 10% dos pacientes no grupo de 90→180 mg. Edema macular de Grau 3 e catarata ocorreram em 1 paciente, cada um, no grupo de 90→180 mg. Aconselhe os pacientes a informar sobre quaisquer sintomas visuais. Interrompa o ALUNBRIG e obtenha uma avaliação oftalmológica em pacientes com novos ou piora dos sintomas visuais de Grau 2 ou severidade maior. Após o restabelecimento dos distúrbios visuais de Grau 2 ou 3 para severidade de Grau 1 ou do patamar inicial, reinicie o ALUNBRIG com uma dosagem reduzida. Interrompa permanentemente o tratamento com o ALUNBRIG em distúrbios visuais de Grau 4.

Elevação da Creatinofosfoquinase (CPK): No ALTA, a elevação da creatinofosfoquinase (CPK) ocorreu em 27% dos pacientes que receberam o ALUNBRIG no grupo de 90 mg e 48% dos pacientes no grupo de 90 mg→180 mg. A incidência da elevação de CPK de Grau 3 4 foi 2,8% no grupo de 90 mg e 12% no grupo de 90→180 mg. A redução da dosagem quantoàelevação de CPK ocorreu em 1,8% dos pacientes no grupo de 90 mg e 4,5% no grupo de 90→180 mg. Aconselhe os pacientes a informar sobre qualquer dor muscular sem explicação, sensibilidade ou fraqueza. Monitore os níveis da CPK durante o tratamento com o ALUNBRIG. Interrompa o ALUNBRIG se houver elevação da CPK para o Grau 3 ou 4. Após a diminuição ou restabelecimento ao Grau 1 ou do patamar inicial, reinicie o ALUNBRIG na mesma dosagem ou com uma dosagem reduzida.

Elevação de Enzimas Pancreáticas: No ALTA, a elevação da amilase ocorreu em 27% dos pacientes no grupo de 90 mg e 39% dos pacientes no grupo de 90→180 mg. Elevações de lipase ocorreram em 21% dos pacientes no grupo de 90 mg e 45% dos pacientes no grupo de 90→180 mg. A elevação da amilase de Grau 3 ou 4 ocorreu em 3,7% dos pacientes no grupo de 90 mg e 2,7% dos pacientes no grupo de 90→180 mg. A elevação da lipase de Grau 3 ou 4 ocorreu em 4,6% dos pacientes no grupo de 90 mg e 5,5% dos pacientes no grupo de 90→180 mg. Monitore a lipase e a amilase durante o tratamento com o ALUNBRIG. Interrompa o ALUNBRIG se houver elevação de enzimas pancreáticas para o Grau 3 ou 4. Após a diminuição ou restabelecimento ao Grau 1 ou do patamar inicial, reinicie o ALUNBRIG na mesma dosagem ou com uma dosagem reduzida.

Hiperglicemia: No ALTA, 43% dos pacientes que receberam o ALUNBRIG experimentaram nova ou piora da hiperglicemia. A hiperglicemia de Grau 3, baseada na avaliação em laboratório de níveis de glicose sérica em jejum, ocorreu em 3,7% dos pacientes. Dois de 20 (10%) pacientes com diabete ou intolerânciaàglicose no patamar inicial solicitaram o início da insulina enquanto recebiam o ALUNBRIG. Avalie a glicose sérica em jejum antes do início do ALUNBRIG e monitore periodicamente após isso. Inicie ou otimize medicamentos anti-hiperglicêmicos conforme necessário. Se o controle adequado da hiperglicemia não puder ser realizado com a administração médica otimizada, interrompa o ALUNBRIG até o controle adequado da hiperglicemia ser alcançado e considere reduzir a dosagem do ALUNBRIG ou interromper permanentemente o mesmo.

Toxicidade Embriofetal: Com base no seu mecanismo de ação e descobertas em animais, o ALUNBRIG pode causar lesão fetal quando administrado em mulheres grávidas. Não há dados clínicos sobre o uso do ALUNBRIG em mulheres grávidas. Aconselhe as gestantes sobre o risco potencial ao feto. Aconselhe as mulheres no período fértil quanto ao uso de anticoncepcionais não hormonais eficazes durante o tratamento com o ALUNBRIG e por, pelo menos, 4 meses após a dosagem final. Aconselhe os homens vivendo com mulheres no período fértil a utilizar preservativos eficazes durante o tratamento e por, pelo menos, 3 meses após a última dosagem do ALUNBRIG.

REAÇÕES ADVERSAS

Sérias reações adversas ocorreram em 38% dos pacientes no grupo de 90 mg e 40% dos pacientes no grupo de 90→180 mg. As reações adversas sérias mais comuns foram pneumonia (5,5% do total, 3,7% no grupo de 90 mg, e 7,3% no grupo de 90→180 mg) e ILD/pneumonia (4,6% do total, 1,8% no grupo de 90 mg e 7,3% no grupo de 90→180 mg). Reações adversas fatais ocorreram em 3,7% dos pacientes e consistiram em pneumonia (2 pacientes), morte repentina, dispneia, parada respiratória, embolia pulmonar, meningite bacteriana e urosepsis (1 paciente cada).

As reações adversas mais comuns (≥25%) no grupo de 90 mg foram náusea (33%), fatiga (29%), dor de cabeça (28%) e dispneia (27%), e no grupo de 90→180 mg foram náusea (40%), diarreia (38%), fatiga (36%), tosse (34%) e dor de cabeça (27%).

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS

Inibidores do CYP3A: Evite o uso concomitante do ALUNBRIG com inibidores fortes ou moderados do CYP3A. Evite suco de toranja ou toranja uma vez que isso também pode aumentar as concentrações de plasma do brigatinibe. Se não for possível evitar o uso concomitante de inibidores fortes ou moderados do CYP3A, reduza a dose do ALUNBRIG.

Indutores do CYP3A: Evite o uso concomitante do ALUNBRIG com indutores fortes ou moderados do CYP3A. Se não for possível evitar o uso concomitante de indutores fortes ou moderados do CYP3A, aumente a dose do ALUNBRIG

Substratos de CYP3A: O uso concomitante do ALUNBRIG com substratos do CYP3A, incluindo contraceptivos hormonais, pode resultar na diminuição de concentrações e perda da eficácia dos substratos do CYP3A.

USO EM POPULAÇÕES ESPECÍFICAS

Gravidez: O ALUNBRIGpode causar lesão fetal. Aconselhe as mulheres no período fértil sobre o enorme risco ao feto.

Amamentação: Não há dados referentesàsecreção de brigatinibe no leite humano ou seu efeito no bebê lactante ou na produção de leite. Devido às potenciais reações adversas nos bebês lactantes, aconselhe as mulheres a não amamentar durante o tratamento com o ALUNBRIG.

Homens e mulheres em períodos férteis:

Teste de gravidez: Verifique o status da gravidez em mulheres com potencial reprodutivo antes de iniciar o ALUNBRIG.

Contracepção: Aconselhe as mulheres no período fértil quanto ao uso de anticoncepcionais não hormonais eficazes durante o tratamento com o ALUNBRIG e por, pelo menos, 4 meses após a dosagem final. Aconselhe os homens vivendo com mulheres no período fértil quanto ao uso de anticoncepcionais não hormonais eficazes durante o tratamento com o ALUNBRIG e por, pelo menos, 3 meses após a dosagem final.

Infertilidade: O ALUNBRIG pode causar redução da fertilidade em homens.

Uso pediátrico: A segurança e eficiência do ALUNBRIG em pacientes pediátricos não foram determinadas.

Uso geriátrico: Estudos clínicos do ALUNBRIG não incluíram números suficientes de pacientes com idade acima de 65 anos para determinar se responderam de modo diferente de pacientes mais jovens.

Deficiência hepática ou renal: Nenhum ajuste de dosagem é recomendado para pacientes com insuficiência hepática suave ou moderada ou insuficiência renal suave ou moderada. Reduza a dose do ALUNBRIG para pacientes com insuficiência hepática grave ou insuficiência renal grave.

Consulte a Informação Prescritiva dos EUA sobre o ALUNBRIG em www.ALUNBRIG.com

Compromisso da Takeda com a Oncologia

Nossa principal missão de P&D é fornecer novos medicamentos para pacientes com câncer no mundo todo através de nosso compromisso com a ciência, inovação e paixão por melhorar a vida dos pacientes. Seja com nossas terapias de hematologia, nosso portfólio robusto ou medicamentos para tumores sólidos, pretendemos continuar sendo inovadores e competitivos para oferecer aos pacientes os tratamentos de que precisam. Para mais informações, acesse www.takedaoncology.com.

Sobre a Takeda Pharmaceutical Company Limited

A Takeda Pharmaceutical Company Limited (TSE:4502/NYSE:TAK) é uma líder biofarmacêutica global, baseada em valores, orientada para P&D, com sede no Japão, empenhada em trazer um saúde melhor e um futuro mais brilhante para os pacientes, traduzindo a ciência em medicamentos altamente inovadores. A Takeda concentra seus esforços de P&D em quatro áreas terapêuticas: Oncologia, Doenças raras, Neurociência e Gastroenterologia (GI). Também fazemos investimentos direcionados em P&D em Terapias e Vacinas Derivadas de Plasma. Estamos nos centrando no desenvolvimento de medicamentos altamente inovadores que contribuem para fazer a diferença na vida das pessoas, avançando rumo a novas opções de tratamento e alavancando nosso mecanismo e recursos de P&D colaborativos para criar um pipeline robusto e diversificado. Nossos funcionários estão comprometidos em melhorar a qualidade de vida dos pacientes e em trabalhar com nossos parceiros em assistência médica em aproximadamente 80 países.

Para mais informações, acesse https://www.takeda.com.

Aviso Importante

Para fins deste aviso, “comunicadoàimprensa” significa neste documento, qualquer apresentação oral, sessão de perguntas e respostas bem como qualquer material escrito ou oral discutido ou distribuído pela Takeda Pharmaceutical Company Limited (“Takeda“) com relação a este comunicado. Este comunicadoàimprensa (incluindo qualquer informação verbal, qualquer pergunta e resposta referente a ele) não se destina a, e não constitui, representa ou faz parte de qualquer oferta, convite ou solicitação de qualquer oferta de compra, e caso contrário, adquirir, assinar, trocar, vender ou dispor de quaisquer valores mobiliários ou a solicitação de qualquer voto ou aprovação em qualquer jurisdição. Nenhuma ação ou outros títulos estão sendo oferecidos ao público por meio deste comunicadoàimprensa. Nenhuma oferta de títulos deverá ser feita nos EUA, exceto segundo o registro sob a Lei de Valores Mobiliários de 1933, conforme alterado, ou uma isenção do mesmo. Este comunicadoàimprensa está sendo concedido junto com qualquer informação adicional que possa ser fornecida ao destinatário), na condição de que seja para uso pelo destinatário apenas para fins informativos (e não para a avaliação de qualquer investimento, aquisição, eliminação ou qualquer outra transação). Qualquer falha no cumprimento destas restrições pode constituir uma violação das leis de valores mobiliários aplicáveis.

As empresas nas quais a Takeda detém direta e indiretamente investimentos são entidades separadas. Neste comunicadoàimprensa, “Takeda” é utilizada algumas vezes por conveniência, quando são feitas referênciasàTakeda e suas subsidiárias em geral. Do mesmo modo, os termos “nós”, “nos” e “nosso” também são utilizados para se referir às subsidiárias em geral ou àqueles que trabalham para elas. Estas expressões também são utilizadas quando nenhum objetivo útil é atendido pela identificação da empresa em particular ou empresas.

Declarações Prospectivas

Este comunicado de imprensa e quaisquer materiais distribuídos em conexão com este comunicado de imprensa podem conter declarações prospectivas, crenças ou opiniões sobre os negócios futuros, a posição futura e os resultados operacionais da Takeda, incluindo estimativas, previsões, metas e planos para a Takeda. Sem limitação, as declarações prospectivas geralmente incluem palavras como “visa”, “planeja”, “acredita”, “espera”, “continua”, “pretende”, “intenciona”, “garante”, “pode”, “deveria,”, “seria”, “poderia”, “antecipa”, “estima”, “projeta” ou expressões semelhantes ou o negativo delas. As declarações prospectivas neste documento são baseadas nas estimativas e suposições da Takeda somente na data deste documento. Tais declarações prospectivas não representam qualquer garantia da Takeda ou do seu gerenciamento de desempenho futuro e envolvem riscos conhecidos e desconhecidos, incertezas e outros fatores, incluindo, mas não se limitando a: circunstâncias econômicas que envolvem os negócios globais da Takeda, incluindo condições econômicas gerais no Japão e os Estados Unidos; pressões e desenvolvimentos competitivos; alterações nas leis e regulamentos aplicáveis; o sucesso ou fracasso dos programas de desenvolvimento de produtos; decisões das autoridades reguladoras e sua época; flutuações nas taxas de juros e de câmbio; reclamações ou preocupações relacionadasàsegurança ou eficácia de produtos comercializados ou candidatos a produtos; o momento e o impacto dos esforços de integração pós-fusão com empresas adquiridas; e a capacidade de desinvestir ativos que não são essenciais para as operações da Takeda e o momento de qualquer desinvestimento, qualquer um dos quais pode fazer com que os resultados, desempenho, realizações ou posição financeira da Takeda sejam materialmente diferentes de quaisquer resultados futuros, desempenho, realizações ou posição financeira expressos ou implícitos em tais declarações prospectivas. Para obter mais informações sobre esses e outros fatores que podem afetar os resultados, o desempenho, as realizações ou a posição financeira da Takeda, consulte o “Item 3. Key Information – D. Risk Factors” no relatório anual mais recente da Takeda no formulário 20-F e outros relatórios da Takeda arquivados na Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, disponível no site da Takeda em: https://www.takeda.com/investors/reports/sec-filings/ ou em www.sec.gov. Resultados futuros, de desempenho, realizações ou da posição financeira da Takeda podem diferir materialmente daqueles expressos ou implícitos nas declarações prospectivas. As pessoas que recebem este comunicadoàimprensa não devem confiar indevidamente em nenhuma declaração prospectiva. A Takeda não assume a obrigação de atualizar nenhuma das declarações prospectivas contidas neste comunicadoàimprensa ou quaisquer outras declarações prospectivas que possa fazer, exceto conforme exigido por lei ou regra da bolsa de valores. O desempenho passado não é um indicador de resultados futuros e os resultados da Takeda neste comunicado de imprensa podem não ser indicativos e não são uma estimativa, previsão ou projeção dos resultados futuros da Takeda.

1 Organização Mundial da Saúde. Dados globais mais recentes sobre câncer. https://www.who.int/cancer/PRGlobocanFinal.pdf. Acessado em 11 de maio de 2019.

2 American Cancer Society. What is Non-Small Cell Lung Cancer? https://www.cancer.org/cancer/non-small-cell-lung-cancer/about/what-is-non-small-cell-lung-cancer.html. Acessado em 11 de maio de 2019.

3 Kris MG, et al. JAMA, 2014;311:1998-2006.

4 Gainor JF, Varghese AM, Ou SH, et al. Clin Cancer Res. 2013;19(15):4273-81.

5 Koivunen JP, Mermel C, Zejnullahu K, et al. Clin Cancer Res. 2008; 14(13):4275-83.

6 Wong DW, Leung EL, So KK, et al. Cancer. 2009; 115(8):1723-33.

7 Chia PL, Mitchell P, Dobrovic A, John T. Clin Epidemiol, 2014;6:423-432.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Imprensa – Japão

Kazumi Kobayashi

[email protected]

+81 (0) 3-3278-2095

Imprensa – Outros países

Lauren Padovan

[email protected]

+1 (617) 444-1419

Fonte: BUSINESS WIRE

Web Site: