Como o RH pode se preparar para as férias da equipe

18/12/2019 –

As férias dos colaboradores sempre mexem com o cotidiano das empresas e, dependendo do tamanho dos setores, o impacto na produtividade pode ser grande. Em equipes menores, as férias têm efeito pesado por aumentar a carga de trabalho dos demais membros. Por isso, um planejamento prévio pode ajudar não só o time do RH como fazer todos os demais setores da companhia a continuarem funcionando bem. A seguir, uma lista de tarefas que pode funcionar:

Definição com o funcionário sobre a data precisa das férias

O funcionário deve solicitar suas férias com antecedência e definir o período preciso delas, para que o valor correto do vale transporte (VT) seja depositado em seu cartão. Além disso, essa comunicação antecipada vai ajudar no planejamento de todos e impactar menos no funcionamento da empresa. É importante também atenção para evitar que as datas não coincidam e os funcionários do mesmo setor tirem férias em períodos semelhantes.

Funcionários temporários? Uma solução que pode funcionar!

Se a opção da empresa foi contratar um funcionário temporário para cobrir quem sair de férias, hoje, é possível fornecer soluções de qualidade de vida também a esse colaborador. São exemplos: o fornecimento de cartão alimentação e cartão refeição, que otimizam e facilitam a adaptação deste novo funcionário.

O cartão alimentação e o cartão refeição proporcionarão mais qualidade de vida ao colaborador temporário, aumentando, assim, sua produtividade e comprometimento com a empresa.

Comunicação da ausência dos funcionários e eventuais substituições a toda equipe

A ausência dos funcionários em férias e as eventuais substituições devem ser comunicadas com antecedência à equipe, para que aqueles mais próximos calculem a carga de trabalho extra e a empresa não sinta tanto a ausência temporária. A comunicação prévia também evita que outros setores sejam pegos de surpresa com a falta de algum funcionário com quem contariam para algum trabalho.

As férias dos funcionários podem ter um efeito perigoso na produtividade e no ritmo de trabalho caso não sejam bem preparadas. Como é um processo que se repete sempre – e que não pode ser ignorado -, uma empresa organizada colherá frutos se conseguir desenvolver um plano bem definido para o período.

Website: https://www.sodexobeneficios.com.br/

Web Site: