Contabilidade caminha a passos largos para entrar de vez na economia 4.0

São Paulo 9/9/2019 –

Industria 4.0 traz mudanças em diversos setores e a Contabilidade é um deles

Marcada pela automação, a Industria 4.0 traz mudanças sem retorno em diversos setores e a Contabilidade sem dúvida é um deles. Novas ferramentas na tecnologia, Inteligência Artificial, gestão de negócios via sistemas contábeis online estão cada vez mais presentes no dia a dia dos escritórios de contabilidade do País, mas ainda há muito espaço para o crescimento quando se pensa em juntar a categoria contador e pequenos empresários e microempreendedores individuais.

Atualmente, o país conta com mais de 517 mil profissionais da área de contabilidade em plena atuação, segundo levantamento realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em abril deste ano.  Os dados apontam ainda que o estado de São Paulo concentra 29% desse total, com 150 mil contabilistas, somando contadores e técnicos em contabilidade, sendo eles 4.783 empresários e 1.894 microempreendedores individuais.

Segundo pesquisa diagnóstica sobre contabilidade, realizada pelo SEBRAE, os contatos entre empreendedores e contadores acontecem em média 4,6 vezes ao mês, apenas para solucionar burocracias e problemas. A Industria 4.0 vem para mudar este cenário e abrir espaço para que os contadores possam oferecer um verdadeiro serviço de consultoria contábil a este público.

Tempo é dinheiro, mas também é gerador de oportunidades. Quando se pensa nas tarefas do dia a dia, seja registrar movimentações, preencher relatórios, prestação de contas, folha de pagamento ou emissão de notas fiscais tudo isso uma vez no sistema digital oferece como retorno mais tempo para que o contador possa fazer um trabalho de análise estratégica e assim observar os caminhos que essas empresas estão seguindo e como podem corrigir suas rotas.

O atendimento quando passa a ser consultivo pode oferecer serviços importantes como planejamento tributário do negócio, recomendações para melhorar o negócio, relatórios de desempenho e diagnósticos, apoio na gestão financeira e apoio para acessar linhas de crédito. A pesquisa diagnóstica sobre contabilidade, realizada pelo SEBRAE, aponta ainda que 61% dos clientes pagaria algo a mais se o contador passasse a prestar um serviço de consultoria.

Para muitos contadores o processo de modernização de suas operações veio para ficar e tornou-se uma tendência (a digitalização) em suas operações. Seus clientes começam a ver as ferramentas, como um meio e não como um fim. Quem enxerga o contador apenas como um braço coletor de impostos ficará para trás.

Neste cenário quando fazemos a pergunta de um milhão de dólares, qual é o futuro da contabilidade? De um lado temos os contadores querendo menos rotina e mais análise e os empresários pedindo menos burocracia e apoiando a entrada na tecnologia em suas empresas. O que nos leva a crer que o caminho é promissor e que o setor de contabilidade terá uma trajetória produtivo quando a transformação e parceria se estabelecer entre esses dois polos.

Sobre a Intuit

A Intuit desenvolve sistemas de gestão financeira que simplificam e impulsionam os negócios de micro e pequenas empresas, além dos de profissionais autônomos.

O portfólio de produtos da empresa no Brasil é da família QuickBooks, tem mais de 4,5 milhões de usuários ao redor do mundo. Os sistemas do Brasil incluem: QuickBooks OnlineQuickBooks ZeroPaperQuickBooks MEI e QuickBooks para Contadores.

Fundada em 1983, nos Estados Unidos, a companhia emprega cerca de 8 mil funcionários e registrou uma receita global de 6 bilhões de dólares no ano fiscal de 2018.

Considerada pela Forbes uma das 100 empresas mais inovadoras do mundo, a Intuit está presente no Brasil desde 2015 e tem escritórios nos cinco continentes, em países como Austrália, Canadá, Estados Unidos, Índia, Israel e Reino Unido.

Outras informações sobre a empresa estão no site www.quickbooks.intuit.com/br.

Informações à imprensa: Ketchum

Malu Gonçalves I Tel.: 11 5090 8916 malu.gonç[email protected]