Dia da Caridade é comemorado em 19 de julho

Florianópolis, SC 16/7/2013 –

Na sexta-feira, dia 19 de julho, é comemorado no Brasil o Dia da Caridade. O Imperial Hospital de Caridade (IHC), inaugurado no dia 01 de janeiro de 1789, foi o primeiro hospital de Santa Catarina (e 12ª Santa Casa construída no país) voltado para o atendimento da população civil e carente do Estado.

Ao longo dos seus mais de 200 anos de tradição, tendo como mantenedora e gestora a Irmandade do Senhor Jesus dos Passos, o IHC passou de uma pequena construção edificada ao lado da Capela Menino Deus a símbolo de uma próspera instituição assistencialista e religiosa, com referência no atendimento médico hospitalar para os catarinenses.

Princípios como ajudar o próximo, promover a inclusão social e diminuir de alguma forma o sofrimento das pessoas fazem parte do exercício da caridade, e estão alinhados com os valores defendidos pelo IHC: ética, humanização, responsabilidade socioambiental, filantropia, sustentabilidade, excelência em serviços, respeito às crenças e valores individuais e desenvolvimento humano.

Caridade dos Pobres

Em 05 de julho de 1782, antes mesmo da fundação do Imperial Hospital de Caridade, a Irmandade do Senhor Jesus dos Passos criou a instituição Caridade dos Pobres, que tinha como objetivo atender os doentes pobres da região.

A Caridade dos Pobres não possuía instalações próprias para abrigar os doentes. Estes eram encaminhados para casas de pessoas piedosas, que lhes davam abrigo, ou para as propriedades da Irmandade, preparadas para atendê-los dentro das suas necessidades.

A Irmandade garantia o sustento dos enfermos e fazia a provisão dos medicamentos. Para manter esta importante atividade de assistência aos doentes, os irmãos, de forma voluntária, pediam esmolas de porta em porta entre os moradores.

Foi assim, a partir deste ato de caridade, que a Irmandade do Senhor Jesus dos Passos assumiu sua missão histórica de cuidar da saúde da população, ao mesmo tempo em que trabalhava para obter as licenças e recursos financeiros afim de construir o seu próprio hospital – hoje, o Imperial Hospital de Caridade.

Sobre o IHC

O Imperial Hospital de Caridade é uma instituição filantrópica, que conta com 237 leitos distribuídos em dezesseis unidades de internação, atende pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e convênios privados. Recentemente, em novembro de 2012, o hospital foi premiado com o Certificado de Responsabilidade Social de Santa Catarina – destinado às entidades que desenvolvem ações de cunho socioambiental em suas políticas de gestão.

Web Site: