Quase 1000%: agência de Marketing Digital mineira tem crescimento gigante em apenas um ano

Belo Horizonte – MG 18/12/2019 –

Quase 1000%: agência de Marketing Digital mineira tem crescimento gigante em apenas um ano.

As agências de marketing digital crescem no mercado nacional, e tendem a crescer mais ainda. Estudos recentes realizados em conjunto pelas empresas Resultados Digitais e Rock Content, trazem grandes novidades sobre como o mercado de agências digitais vem crescendo no país.  Portanto, a seguir, mais sobre o funcionamento, principais serviços e várias questões que rodeiam as agências de marketing digital e publicidade.

Para entender sobre os modelos de agências e os serviços prestados, antes é necessário conhecer sobre quais são os tipos de agência que estão no mercado. Existem diferentes nomenclaturas para esse modelo de negócio, além de várias empresas híbridas ou extremamente segmentadas. Entre elas estão as Agências de Comunicação, Agências de Publicidade, Escritórios de Design, Agências de Consultoria de Marketing, Agências de Marketing Digital e muitas outras. 

Mas vale ressaltar uma coisa muito relevante: 43,2% dos respondentes se autointitulam Agências de Marketing Digital. Entre elas, existem agências como a Parafuso Creative Station, empresa belorizontina em pleno desenvolvimento focada no modelo híbrido, com atendimentos especializados em design, produção de vídeos, social media e claro, marketing e marketing digital. Com crescimento de 960% em seu primeiro ano, a empresa se torna referência como uma empresa do segmento pode crescer de maneira exponencial apenas entregando resultados significativos para seus clientes. 

Assim, cria-se o questionamento de como crescer no mercado digital. Existem diferentes formas de fazer isso, e observando um pouco mais sobre a pesquisa mencionada no início deste texto (que pode ser lida na íntegra clicando aqui), é possível observar que em vários casos, empresas veem como oportunidade a criação de nichos de mercado. Assim, tornar-se referência em uma área específica pode aumentar exponencialmente a relevância da agência dentro daquele nicho. As empresas híbridas como a Parafuso são bons exemplos que ser nichado não é uma obrigação, mesmo que seja funcional. Inclusive, a dificuldade de não ser especialista em uma área pode ser maior. 

Ser especialista em Marketing Digital será o maior diferencial. Sim, é possível ter o público nichado e saber tudo sobre a área de atuação, mas se o conhecimento em Marketing Digital não for grande, a empresa estará fadada ao fracasso. O processo não é simples, e é por isso que a Parafuso se destaca: Os métodos eficazes de prospecção de leads trazem para os clientes segurança e lucro, acarretando de forma natural o crescimento da agência.

A presença ativa do CEO com a equipe também é um diferencial (principalmente no setor de vendas), que em conjunto trabalha o melhor funcionamento dos serviços, ajudando também a construir um clima organizacional mais agradável e linear. O marketing de conteúdo também é uma boa estratégia, já que é um dos modelos mais importantes hoje dentro do marketing digital. A prospecção de clientes com o uso desta técnica é fundamental e, para quem busca crescimento digital, quase obrigatória. 

Para funcionar melhor, é importante que a empresa saiba muito bem seus serviços e seja 100% sincera consigo mesma, a fim de não oferecer nada que não possa ser entregue com qualidade. Entre os serviços mais comuns, estão os trabalhos com mídias digitais como Google e Facebook ads, famosas mídias pagas, além de serviços de social media e marketing de conteúdo. Interessante ressaltar que estes são os três principais serviços em exponencial desenvolvimento entregue pelas agências, segundo a pesquisa. 

Talvez por isso, o start rápido da Parafuso dentro dessas áreas ajudou no pleno desenvolvimento da empresa de forma tão veloz, conquistando quase mil por cento de crescimento. Outra vantagem é o uso das ferramentas e plataformas de automação de marketing, que auxiliam muito na entrega de resultados a um número maior de clientes de forma organizada e funcional. O crescimento desse tipo de plataforma também cresceu, uma grande dica para quem ainda não é adepto. Para entender melhor, basta ver que em comparação com o ano de 2018, o aumento foi de 16,8%, alcançando mais da metade dos votantes da gigante pesquisa. 

Na Parafuso existem clientes com cerca de 3 mil leads atendidos e “alimentados” por fluxos completamente funcionais de automação, sempre entregando bons resultados. Então, seja um empresário ou apenas um interessado, essa é a de cogitar o uso dessas plataformas. 

É importante saber quais conteúdos devem ser produzidos. Entender quais os melhores conteúdos é uma tarefa muito complicada, principalmente se a agência escolher trabalhar de forma híbrida. Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo são os assuntos indispensáveis nessas horas. Observando a pesquisa, marketing de conteúdo é uma das realidades presentes nas agências, não apenas por sua funcionalidade, mas também pelo fator financeiro. 

É uma forma gratuita de trazer tráfego para o site da instituição, aumentar a relevância e credibilidade da empresa na internet e muito mais. Assim, fica bem fácil entender por que dentro dos gráficos a diferença é tão visível. Ocupando o terceiro lugar, antes ocupado por outra função, o marketing de conteúdo é uma das principais escolhas dentro das agências que buscam ajudar seus clientes da maneira mais eficaz, seguido pela criação de sites. Ele exige grandes esforços, principalmente de tempo e qualidade, já que a competição não é nada fácil. Aqui, entram técnicas complexas como o SEO (técnica de ranqueamento, outra função presente na lista), que quando bem-feitas, viram o jogo para o crescimento de muitas empresas. 

Os blogs também são grandes pioneiros do aumento de tráfego e consequentemente, de vendas. O SEO presente nos conteúdos faz o Google entender que aquelas informações podem ser relevantes para o público, priorizando sua aparição nas pesquisas da plataforma. O Blog da Parafuso é um exemplo disso, que organicamente aumentou a visita do site de maneira satisfatória já nas primeiras semanas de uso. Além disso, o inbound marketing se torna uma das principais maneiras de se vender, afetando diretamente o setor comercial, que trabalha com atendimentos muito mais personalizados com os clientes. 

Fomentando o mercado da produção de conteúdo, dentro desse novo processo de vendas chamado de Inbound Sales, as agências conseguem organizar melhor os leitores, leads e clientes de maneira mais adequada, como é possível ver até nas funções dos Hunters (chamados também de SDR ou Pré-vendas). Nesse processo, inclusive utilizado pela Parafuso, os leads são separados em uma espécie de triagem, onde são analisados perfis de clientes e parceiros, buscando entender o que é melhor tanto para os leads, quanto para a própria empresa. Assim, o marketing de conteúdo ajuda no processo de vendas de maneira indireta, onde sua funcionalidade toma outras proporções. 

Além das produções que envolvem o marketing de conteúdo, é necessário também trabalhar com as outras áreas de relacionamento, reafirmação de marca e prospecção de clientes. Entre elas, estão:

Social media: Estar presente na internet é indispensável. Por isso, utilizar sabiamente as redes sociais será de longe uma das melhores maneiras de reafirmar a marca, o que ela prega e o que faz no grande mercado. Manter um bom relacionamento sem perder a identidade da empresa é difícil, principalmente quando envolver o lado emocional de cada um – funcionários, clientes e parceiros -, mas ele deve ser controlado. São ótimas para tirar dúvidas, cuidar de crises que venham a acontecer entre várias outras vantagens.

Mídias pagas: Um dos principais investimentos que uma empresa pode fazer nas redes sociais. Trabalhar com os ads (Facebook, Instagram, Google e afins) são grandes divisores de águas: Os que fazem sucesso, e os que não fazem. É tão relevante que existem empresas hoje que investem milhões em apenas um post de Facebook, por exemplo, entregando um só conteúdo para milhares de pessoas para alcançar algum objetivo específico. Trazendo para uma realidade mais palpável, a seguir um exemplo sobre uma campanha de Facebook Ads realizada pela agência Parafuso. 

Um dos clientes da agência realizou uma campanha que estava planejada para pouco mais de um mês. A campanha teve de ser cancelada em 15 dias, porque o número de leads alcançados estava sobrecarregando o setor comercial. Com apenas 3 dias (sexta, sábado e domingo), a Parafuso conseguiu a incrível marca de 500 leads. Esse se tornou um dos cases de sucesso da empresa, e mostra de forma prática o quanto uma mídia paga bem realizada, segmentada e produzida, pode ter efeito para os resultados de uma empresa.

E o que as pessoas buscam ao contratar uma agência de marketing digital? O trabalho árduo das agências não é à toa: não é fácil manter-se vivo na internet. Por isso, as pessoas buscam nas agências de marketing digital uma maneira de criar mais credibilidade da marca, que é um diferencial que poucas empresas realmente têm. Esta é umas das maiores buscas de quem contrata os serviços das agências. Além disso, campanhas de Branding e Rebranding são muito procuradas, principalmente por quem busca mudar os ares da empresa, atualizar identidades visuais e afins. 

Resultados ainda estão presentes nos maiores desejos, o que já era de se esperar. Mas detalhe muito importante deve ser levado em consideração: O resultado não necessariamente é financeiro, isso depende do que a empresa busca. Muitas vezes, aumentar a base de leads é mais viável para uma empresa que já tenha muitos clientes. Para outras, ter uma página do Instagram que converse bem com seu público, mostre bem a identidade da empresa e as ideologias que ela prega é mais interessante que fazer uma campanha agressiva de vendas em busca de clientes. Sendo assim, saber o que quer, quando quer (sistema de metas) e como quer, é o que move a maioria das empresas a procurar os serviços das agências de marketing digital e publicidade.

É muito importante realizar uma pergunta quando o assunto é marketing digital: quais os maiores benefícios de escolher uma empresa de marketing digital? Por que não escolher outro modelo?

Além dos resultados, o controle que as agências digitais entregam são muito relevantes para quem busca crescer no mercado. Os acompanhamentos metrificados ajudam a ter maior controle dos leads que chegam, saem e podem, possivelmente, entrar. Mais que isso, as possibilidades de segregação são mais eficazes, alcançando seu público-alvo de maneira mais assertiva, impulsionando a geração de leads e vendas. 

O controle do ROI (Retorno por investimento, na tradução comum) e do CAC (Custo de aquisição de cliente) também são mais funcionais com as métricas alcançadas no marketing digital. Portanto, é mais interessante para os clientes – e mais funcional para as agências – utilizar desses processos de levantamento de dados para melhorar seus resultados de maneira mais rápida.

As agências tradicionais jogam muitas vezes no escuro: uma campanha pode dar certo, ou muito errado, e esse dado só será descoberto após o lançamento. Com as novas técnicas, hoje é mais fácil conseguir acertar na escolha de público, mas ainda é um risco que as agências deste modelo enfrentam. Por outro lado, as digitais sofrem com a desvalorização do serviço, principalmente financeiro, muitas vezes pela falta de conhecimento do público geral sobre o marketing digital e seus processos.

Além disso, muitas agências sofrem com a precificação, muitas vezes tornando o mercado muito desbalanceado, seja para mais caro ou para mais barato. Isso pode gerar um grande volume de clientes, mas pode tornar os processos apressados demais e não alcançar os resultados desejados. Por isso, agências como a Parafuso entendem que os processos devem ser muito bem articulados e apresentados aos clientes, a fim de ajudá-lo a conhecer mais sobre o que a agência faz, como faz e para quais fins. Os cases de sucesso ajudam, dando um norte para os novos clientes do que eles podem alcançar.

Investir é a escolha mais inteligente. Escolher uma agência para trabalhar pode ser algo arriscado. Por isso, as três dicas abaixo servem para as pessoas que estão interessadas em contratar uma agência para melhorar o reconhecimento da empresa: 

  • É importante escolher uma empresa com bons cases de sucesso, palpáveis e que trabalham um bom diálogo;
  • Entender bem a estrutura da agência, seus processos e como o processo criativo funciona será de grande valia para o bom relacionamento com a agência;
  • O contato frequente deve acontecer, por isso, uma agência acessível será muito importante para manter as informações transparentes durante o desenvolvimento do serviço.

A valorização do investimento deve ser mantida: Trabalhar com uma agência de Marketing Digital pode colocar empresas no topo do mercado. Portanto, uma boa pesquisa deve ser realizada para sempre realizar a melhor escolha. 

Website: http://www.agenciaparafuso.com.br

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