Especialista afirma que a liderança alinhada ao planejamento estratégico é fundamental para desempenho da empresa e equipe de trabalho

Aracatuba 3/2/2020 – Segundo Fábio Botteon, o ponto de partida para a criação do planejamento estratégico dos líderes e equipes é levantar questionamentos

A forma como as grandes empresas enxergam a real importância de um bom planejamento estratégico e conduzem suas equipes diz muito sobre o sucesso que elas alcançam. Justamente por isso é que escolher profissionais que saibam liderar e, principalmente, construir um planejamento estratégico focado no desempenho da equipe e da empresa é de extrema necessidade.

Dados recentes do Sebrae confirmam que a falta de planejamento, por exemplo, é o principal motivo que leva uma entre quatro empresas a fecharem no Brasil antes mesmo de completar dois anos no mercado. Já um levantamento feito pelo A5 Company traz um dado importante: 61% das 120 empresas mapeadas, entre empresas de pequeno e médio porte, não seguem um planejamento estratégico.

Fábio Botteon, personal e professional mentoring e também do CEO do Instituto Botteon, explica que planejar significa estabelecer parâmetros e metas que vão direcionar as ações, processos e projetos frente ao objetivo final de qualquer empresa, o lucro. Justamente por isso, existe a importância de um líder estratégico.

LÍDER ESTRATÉGICO

“Através de um planejamento, por exemplo, é possível transformar dados em conhecimentos para uma tomada de decisão assertiva. Líderes de alto desempenho, por meio da liderança estratégica, têm a capacidade de criar tendências, se antecipar às mudanças, prevenir e tratar riscos que podem levar a empresa ou negócio a desastres irreparáveis”, afirma.

Mas como identificar um líder estratégico? Botteon explica que esse profissional tem o hábito constante de pensar sobre os seus potenciais, os potenciais de sua equipe, analisar as fragilidades e tratá-las, além de ter a capacidade de planejar, criar indicadores, acompanhar, realizar a gestão dos riscos, bem como traçar rotas alternativas. “Vale destacar que ele também é responsável pelo planejamento dentro de uma empresa ou negócio, é também quem desenha, acompanha e promove constantes feedbacks e mudanças, quando necessário”, diz.

PONTO DE PARTIDA

Segundo Fábio Botteon, o ponto de partida para a criação do planejamento estratégico dos líderes e equipes é levantar alguns questionamentos: por que estamos na empresa? Quais comportamentos demonstram comprometimento? Como criar valor nas relações positivas dentro das equipes? Como motivar seu time? Quais conflitos e/ou problemas estamos resolvendo? Quais os canais de comunicação utilizamos na equipe e quais suas efetividades? Como nos relacionamos internamente na equipe e com nossos stakeholders? Quais investimentos cada membro faz em seu parceiro? Você vive para ganhar ou vive para não perder?, entre outros.

FÁBIO BOTTEON

Fábio Botteon é doutor pela UNESP e professor da Rede FGV Management. Também é especialista em Gestão de Pessoas e Estratégia de Negócios, Liderança, Empreendedorismo e Motivação. É CEO do Instituto Botteon, que tem forte atuação em empresas de pequeno e médio portes.

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