FireEye revela características-chave para identificar a origem dos APTs

5/7/2013 –

A FireEye®, Inc., fornecedora global de soluções para proteção de cyber ataques avançados, anuncia a divulgação do “Migalhas de Pão Digital: sete pistas para identificar quem está por trás de ataques cibernéticos avançados”, um relatório que detalha as características predominantes que podem ajudar profissionais de segurança a identificar atores de ameaças e defender melhor as organizações de futuros ataques cibernéticos. O relatório também identifica uma tática de ataque utilizada pelo grupo militar chinês conhecido como “Comment Crew”, ligado anteriormente a ataques contra o governo americano.

“No ambiente de ameaças de hoje, identificar o seu inimigo é crucial para qualquer plano de defesa”, disse Ashar Aziz, CTO e fundador da FireEye. “Quando o assunto é cyber ataque, descobrir quem são seus atacantes, como trabalham e do que eles estão atrás é crítico para proteger seus dados e propriedade intelectual”.

“Migalhas de pão digital” analisa ataques avançados para identificar padrões, comportamento e técnicas que comprometem o rastro digital de um atacante. O relatório traça sete características específicas de ataques – como comportamento, metadado de malware ou layout do teclado – que pode ajudar significantemente a atribuir ataques específicos para países ou regiões.

O relatório descreve que análises recentes de metadados de malware ajudaram a identificar a tática de ataque utilizada pelo “Comment Crew”, um conhecido grupo hacker ligado a uma série de ataques que aconteceram no início do ano contra o governo dos Estados Unidos, dados não revelados anteriormente.
“Atacantes se entregam em seu código de malware, mensagens phishing, servidores de comando e controle e até em comportamentos básicos”, disse Aziz. “Assim como a ciência das impressões digitais, DNA e análise de fibras tornaram-se de valor inestimável na perícia criminal, ligar os pontos de um ataque cibernético pode ajudar a identificar até mesmo sofisticados atores da ameaça – se os pesquisadores souberem o que procurar”.
Implementar os métodos traçados no relatório permitirá que profissionais da segurança identifiquem atores das ameaça antes podendo proteger melhor suas organizações de ataques avançados.
Para o relatório completo, “Digital Bread Crumbs: Seven Clues To Identifying Who’s Behind Advanced Cyber Attacks”, visite: http://www.fireeye.com/resources/pdfs/digital-bread-crumbs.pdf

Website: http://www.capitalinformacao.com.br