Fisioterapia e reabilitação domiciliar facilitam a rotina dos pacientes

São Paulo 6/1/2020 –

A Fisioterapia em casa ou a domicílio, que também é conhecida como “homecare”, é uma possibilidade de inovação visando o conforto e praticidade do tratamento domiciliar para o paciente, proporcionando, muitas vezes, a melhora do quadro para indivíduos que são limitados ao seu ambiente e necessitam da reabilitação.

O atendimento domiciliar não é algo direcionado apenas para idosos ou pessoas portadoras de deficiências, porém também são aqueles que possuem dificuldades significativas de locomoção que podem ser temporárias ou permanentes, não podem ir até uma clínica ou hospital próximos. Há benefícios para o profissional, como: a oportunidade de conversar com a família para assim melhorar o tratamento do paciente em questão, analisar e propor uma adaptação ambiental para auxiliar na acessibilidade e também observar a dinâmica familiar. E para o paciente, não há desorganização de sua rotina, há maior flexibilidade em relação a dias e horários, economiza dinheiro que poderia ser utilizado no transporte, proporciona maior privacidade durante o tratamento, há maior eficácia por conta de adaptações realizadas no ambientes e objetos pessoais a favor do mesmo, sendo um espaço conhecido pelo paciente que irá sentir-se mais motivado e confortável. Também se tem maior praticidade, comodidade e um tratamento focado e especializado para o indivíduo.

Pesquisas apontam que 80% dos pacientes que solicitam atendimento a domicílio são idosos ou que possuem disfunções neurológicas importantes, necessitam de readaptação às atividades de vida diária dentro da própria casa e acaba deixando a terapia menos cansativa e monótona. A Fisioterapia homecare também ajuda a família que muitas vezes precisa disponibilizar uma grande parte do tempo para acompanhar o paciente nas clínicas ou hospitais, também se faz importante quando se trata de analisar o dinamismo do espaço, como funciona a rotina do paciente, se ele é bem tratado, se toma todas as medicações prescritas ou até mesmo se faz todas as refeições, pois todos esses aspectos compõem a evolução do indivíduo durante o tratamento proposto.

A duração das sessões da Fisioterapia a domicílio é de 50 minutos no máximo e dependendo do que o paciente necessita, baseando-se em uma análise minuciosa junto a avaliação que inclui o movimento, postura, estrutura e funções corporais diversas, fazendo uso de modalidades educativas e terapêuticas específicas de cada profissional. Se tem finalidade de promover a saúde e prevenir a doença, a deficiência, incapacidade, e tratar, reabilitar os pacientes de possíveis disfunções de natureza física, mental e que possam se desenvolver e atrapalhar a evolução.

O profissional que atende em casa dispõe de horários flexíveis, equipamentos de fisioterapia necessários para o tratamento como: a maca portátil, bolas suíças, halteres, tábuas de propriocepção, caneleiras, tatames de E.V.A, rolos de posicionamento e muitos outros, além de equipamento de eletroterapia, materiais de higiene como: álcool, sabonete bactericida, toalhas de papel, lenços, toucas descartáveis, e materiais de proteção individual: óculos de proteção, luvas estéreis, jaleco e máscaras. Possuem planilhas de controle dos atendimentos que são as fichas que nela registram as principais evoluções do paciente durante o dia, bem como o estado de humor dos mesmos e os exercícios que foram realizados.

Diante disso, a Fisioterapia a domicílio é essencial para paciente que possuem dificuldade de deslocação, sendo algo que beneficia tanto a pessoa que precisa de reabilitação como também a família. O profissional deve estar devidamente habilitado e ter disponibilidade de horário, como também saber realizar a avaliação e tratamento que o paciente necessita. Todos se beneficiam e pode ajudar bastante o paciente em seu processo de tratamento, pois é um ambiente conhecido e que não irá alterar sua rotina visando sempre melhora do quadro clínico e reinserindo em seu convívio social com outras pessoas.

Website: http://www.hsmed.com.br

Web Site: