Implantes dentários: é imprescindível conhecer os tipos para evitar que o barato saia caro

Florianópolis (SC) 5/11/2019 – É dever do dentista explicar qual o modelo de implante dentário é o mais adequado.

O setor de implantodontia cresce cerca de 15% ao ano no Brasil, segundo dados da Abimo (Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar), e deve continuar evoluindo. A substituição de dentes comprometidos ou ausentes por implantes constitui a mais recomendada opção de reabilitação. Há inúmeros tipos e marcas no mercado, porém a maioria dos pacientes ainda desconhece os fatores a serem considerados no momento de fazer a seleção, deixando isso a cargo do cirurgião-dentista.

Inúmeras complicações associadas ao universo dos implantes estão associadas ao tipo selecionado e poderiam ser evitadas, como afrouxamentos, fraturas, mau hálito e reabsorções, por exemplo. Antes de qualquer coisa, é fundamental que o paciente escolha um bom profissional para evitar possíveis problemas com a colocação de implantes dentários. “É dever do dentista explicar qual o modelo de implante dentário é o mais adequado, bem como é muito importante que o paciente questione o implantodontista sobre o produto e o procedimento que serão realizados, além de verificar se o profissional tem conhecimento sobre as técnicas e possui especialização na área”, orienta o Dr. Jurandyr Alvino da Silva Junior, implantodontista com mais de 25 anos de atuação no segmento.

Implante HE x Cone morse

Segundo o profissional, hoje são utilizados dois modelos de plataforma protética para o implante dentário, o hexágono externo (HE) e o cone morse (CM). “O formato HE é mais antigo, enquanto o CM é uma evolução do primeiro”, explica. “O cone morse tem desempenho superior com relação à adaptação da prótese, possibilitando um encaixe perfeito. Por outro lado, o tipo hexágono externo tem a característica de deixar um espaço entre o implante e o componente protético, possibilitando a entrada de resíduos alimentares e bactérias. Isso pode colocar em risco a saúde do paciente, levando a infecções e, em casos mais sérios, a danos aos ossos do paciente”, observa.

O tipo cone morse foi a aposta da FGM Produtos Odontológicos, referência mundial na área odontológica, e aplicado no sistema Arcsys. “A tecnologia é nacional, simplifica o sistema, trazendo mais segurança para o implantodontista e torna o produto competitivo internacionalmente”, avalia. O sistema de implantes Arcsys já é utilizado por cerca de 7 mil implantodontistas só no Brasil, contabilizando mais de 300 mil procedimentos realizados. Seu diferencial está na alta capacidade de autotravamento, garantindo uma maior estabilidade, evitando que o implante se desloque.

Possíveis complicações

Existem duas possibilidades de complicações com implantes dentários: as que ocorrem imediatamente após o processo cirúrgico e aquelas que demoram mais tempo para surgir, que geralmente estão relacionadas à falta de cuidado do paciente com o implante. “Os problemas mais comuns com implantes dentários acontecem em decorrência da falta de higiene e de manutenção periódica. O que se indica é que a cada 90 dias o paciente visite o dentista e passe por uma avaliação para evitar problemas mecânicos e biológicos”, aconselha.

Segundo Dr. Jurandyr, a qualidade do material utilizado também pode influenciar no resultado. “Para evitar dores de cabeça, é importante que o paciente pergunte ao dentista qual tipo de implante será utilizado, solicitando registros e selos de certificação que comprovem a sua boa procedência”, diz. O alerta fica para os implantes dentários de origem ilegal, que são vendidos por valores bem abaixo do mercado e têm grande chance de serem rejeitados pelo organismo.

Curso de capacitação

Mesmo diante de novos tipos de implantes dentários, no Brasil, 68% dos procedimentos realizados ainda são do tipo HE. “Muitas vezes o implantodontista acaba utilizando o mesmo tipo de implante que conheceu há muito tempo, não se atualiza e acaba não apresentando ao paciente todas as opções disponíveis”. Pensando nisso, a FGM, em parceria com o professor Dr. Jurandyr, do Instituto Orion, vem realizando meetings para a capacitação de cirurgiões implantodontistas com a apresentação dos benefícios da tecnologia Arcsys. O próximo encontro acontecerá na cidade de Londrina (PR), no dia 09/11, das 9h às 18h. Inscrições devem ser realizadas através do link: http://bit.ly/meetingimplantodontialondrina

Website: https://www.fgm.ind.br/

Web Site: