Mais de 100 tropeiros deixam Santa Bárbara em direção ao Museu do Tropeiro, em Ipoema

Santa Bárbara, MG 22/4/2013 –

Mais de 100 cavaleiros se reuniram em Santa Bárbara, no último dia 19 de abril, e seguiram em direção à Ipoema, distrito de Itabira, para festejar o 10º aniversário do Museu do Tropeiro, um dos significativos eventos do Circuito do Ouro e da Estrada Real.
A solenidade de abertura contou com a benção dos cavaleiros, proferida pelo pároco da Paróquia Santo Antônio, padre Elias Bartolomeu, e a presença de autoridades das cidades de Santa Bárbara, Itabira e Bom Jesus do Amparo.
Os tropeiros deixaram Santa Bárbara por volta das 11 horas e seguiram por 53 quilômetros de trilhas históricas com fortes marcas tropeiristas nos municípios de Santa Bárbara, Barão de Cocais, Bom Jesus do Amparo e Itabira.
A partida de Santa Bárbara, marcando o início das festividades, sempre acontece, uma vez que o município era pólo desta região nos séculos XVIII e XIX, tempos áureos do tropeirismo. Naquela época, os tropeiros saíam de outras localidades e tinham como destino final a nossa cidade, por conta da linha férrea. Por aqui saiam e chegavam todas as mercadorias que seriam distribuídas pela região.
A ideia do museu surgiu quando a expedição Spix Martius passou por Ipoema em julho de 1999. Na passagem deles pela cidade, percebeu-se que a grande vocação do município era o tropeirismo. Desta forma, foi inaugurado o museu em 29 de março de 2003.