Mercado de brindes mostra as melhores opções do ano

São Paulo 17/12/2019 – Setor cresce de 6%, comparado ao mesmo período do ano anterior.

O mercado de brindes em 2019 foi bem agitado, mesmo com as mudanças políticas e a preocupação com a economia, os dados levantados foram bem animadores para o setor, com um crescimento de 6%, comparado ao mesmo período do ano anterior.

Em novembro de 2019, o governo atualizou a previsão de crescimento do PIB para 2,32%, com uma projeção da inflação abaixo do esperado (3,26%), segundo dados da Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia publicado na revista Exame.

Outro fator importante que ajudou a alavancar o setor de brindes foi a redução histórica de juros, diminuição contínua do risco país e retomada da confiança, os indicadores de recuperação são claros, e trouxeram, além de boas expectativas, oxigênio para o último mês do ano, fazendo com que mais empresas aproveitem o bom momento, já projetando um início de 2020 bem melhor.

Um pouco da história dos brindes

Voltando um pouco no tempo, lá por volta de 1798, nas eleições americanas de George Washington, os primeiros produtos promocionais criados para as campanhas eleitorais foram réguas e produtos personalizados em madeira, que começaram a ser fabricados por um cidadão de Ohio, chamado Jasper Meeks, é conhecido como o primeiro personalizador de brindes e também o responsável por ter motivado a chegada de novos concorrentes, surgindo assim, o segmento no mercado.

Marketing

No Brasil, até 2000, o mercado de brindes personalizados crescia muito nas proximidades do Natal, alguns políticos também usavam em suas campanhas, mas optavam por matérias inferiores, de algum tempo pra cá, aproximadamente uns 10 anos, as empresas passaram e entenderam que os brindes personalizados poderiam se tornar uma importante ferramenta de relacionamento com seus clientes, e também como uma boa estratégia de marca.

Mas esse movimento realmente tomou força nos últimos anos, com os altos custos das publicidades, onde muitos empresários eram obrigados a abrirem mão de algumas economias para divulgarem suas marcas, enxergaram nos brindes, uma maneira muito mais barata e rápida de atingir um número considerável de pessoas, com uma variedade muito grande de produtos, podendo elaborar campanhas diferentes para determinados clientes. Conhecido como marketing direto, porque é feito pelo próprio empresário ou sua equipe, sem que precise contratar uma empresa especializada para fazer o processo, o que faz o custo se elevar, muitas empresas de brindes fornecem um profissional especializado que, dependendo da disponibilidade do cliente, vai até o local marcado para uma reunião, onde serão mostradas algumas opções, já pré-determinadas no contato anterior, e discute a melhor maneira de expor a marca do cliente no produto.

Empresas de Marketing e Publicidade também viram no mercado de brindes uma ótima opção para seus clientes, ao lado das empresas de brindes, elaboram e produzem matérias e produtos exclusivos, sempre acompanhando a capacidade de cada cliente, para não comprometerem seus orçamentos.

De olho no mercado de brindes

Durante o ano de 2019, várias revistas especializadas destacaram produtos oferecidos no mercado como boas opções de brindes, materiais com qualidade e baixo custo, onde é possível destacar marcas e produtos para promoções de empresas ou para presentes individuais, com personalização de um ou mais produtos.

Abaixo alguns desses produtos em destaque, em seguida suas informações e como foram ou podem ser usados de forma a atender o mercado:

Canetas

Pen Drives

Ecobags

Chaveiros

Agendas

Cadernos

Blocos de Notas

Camisas

Toalhas Fitness

Alguns produtos foram os que mais se destacaram em 2019, segundo matérias feitas em jornais, revistas e sites, mas existe uma infinidade de produtos.

Caneta

Um dos brindes mais antigos, usado principalmente nas campanhas políticas, eleições que na época eram feitas por cédulas de papel, assim ficava mais fácil ter o número do candidato nas mãos, o material era de baixa qualidade e geralmente descartável. Diferente dos dias atuais, tanto as urnas como as canetas melhoraram, e hoje elas, as canetas, podem durar meses ou anos, tendo que trocar somente as cargas, facilmente encontradas em bazares ou lojas especializadas. Dessa maneira tem se tornado um brinde atraente, que personalizada, e dependendo do modelo, já que  são vários disponíveis, vai se destacar onde quer que a pessoa esteja, grandes empresas, faculdades e escolas distribuem para seus funcionários e alunos. Nada como ter uma caneta para emprestar a um amigo mais esquecido, dar ao cliente na hora de assinar um contrato ou fazer uma boa compra. Maneiras simples que agradam qualquer pessoa.

Pen Drives

Muitas empresas personalizam suas marcas ou logos e distribuem para os funcionários ou brindam os clientes ou ainda colocam a venda em seu estabelecimento comercial. Quem hoje não carrega um pen drive no bolso ou na bolsa? Praticamente todo mundo tem um, no mínimo, vai do trabalho para casa, da casa para a faculdade, da empresa para uma apresentação de negócios, para uma festa infantil, com as imagens do bebê ou daquele momento mais do que especial, ou fica no carro com as músicas preferidas, a modernidade é tanta que no item logo mais abaixo, o pen drive também virou chaveiro.

Ecobags

Com tantas campanhas a favor do meio ambiente, pedindo mais conscientização ecológica, as ecobags surgiram como verdadeiras amigas da natureza, feitas em algodão ou de materiais recicláveis, elas se tornaram importantes no combate ao uso das sacolas plásticas, maiores poluidores do planeta, toneladas de sacolas plásticas são despejadas nos lixões espalhados pelas grandes cidades e outras toneladas são levadas pelos rios até os mares. Tamanha é a dificuldade no controle das sacolas plásticas, que muitos países e cidades, inclusive no Brasil, já proibiram sua utilização.

Engajando e aproveitando o momento, grandes empresários abraçaram a campanha e aproveitaram para expandir seus negócios, usando as ecobags como forma de divulgação de suas marcas ou produtos, com estampas chamativas e com qualidade, assim as ecobags ganharam a graça do público e deixaram de estar somente nos mercados, são vistas nas ruas, parques e escolas.

Chaveiros

Chaveiro, mais um brinde muito comum nas velhas campanhas eleitorais, e também como as já comentadas canetas, os chaveiros ganharam qualidade, formas e tamanhos diferentes, os chaveiros tem se tornado úteis no dia a dia das pessoas, seja na forma de abridor de garrafas, de cartas, ou como lanterna, para auxiliar no ambiente mais escuro, tem o chaveiro alarme, o chaveiro canivete, tem com o símbolo de clube de futebol, marca de carro e também o chaveiro pen drive. Com a personalização, se tornam brindes e presentes agradáveis, que levam a marca da empresa ou produto a qualquer lugar.

Agendas

Mais um brinde que abraçou a questão ecológica e tem agradado muito quem a recebe, hoje existem no mercado vários modelos e tamanhos, feitas em papel reciclável ou biodegradável, não agride o meio ambiente, também podem ser personalizadas com frases positivas, nomes ou logos das empresas. Mesmo com tanta tecnologia, as agendas têm se tornado peças importantes para anotações seguras, que não serão apagadas por uma pane no celular ou mesmo por força de roubos, ou falta de luz. O empresário pode programar um kit para entregar aos clientes e amigos, contendo uma caneta e uma agenda personalizada.

Cadernos

Estão na mesma prateleira das agendas, com a diferença de serem muito mais usados e estarem em mais lugares também, o caderno também pode ser ecologicamente correto, feito em papel biodegradável ou reciclável, pronto para os trancos diários nas mãos dos estudantes ou mestres, desde o primário, até a faculdade. Os cadernos podem ser feitos em capa dura, com o logo personalizado, em várias cores e tamanhos, chamando a atenção de todo mundo.

Bloco de notas

Uso indispensável em qualquer escritório, comércio  ou residência, deve estar sempre próximo das  mãos para anotações rápidas ou lembretes, são feitos em diversos tamanhos e formatos, com capa dura ou maleável, de papel reciclável ou biodegradável, em diversas cores que podem ser personalizados com um nome, o logo ou nome da empresa, servindo para presentear os amigos ou clientes.

Camisas

Item bastante usado nas campanhas políticas, mas essas nunca tiveram qualidade, as camisas eram para usar uma vez e só, hoje o material ganhou qualidade e beleza, tem uma infinita variedade de cores e tamanhos e são ótimos presentes, ela também pode ser personalizada com frases ou marcas de empresas, sendo notada com facilidade e de peito aberto.

Agora que os brindes estão cada vez mais presentes na vida das pessoas e como forma de marketing, pode-se notar também que a qualidade dos produtos oferecidos melhorou muito, talvez por isso estejam tão presentes hoje e não são enfiados nas gavetas, por já terem quebrado. Mas é fato que além da melhora na qualidade, o consumidor ficou mais exigente, mais cuidadoso e mais ligado nas novidades, o mercado de brindes tende a crescer cada dia mais, e os clientes cada vez mais satisfeitos.

Já não é mais tão difícil unir divulgação, qualidade e preço, tudo isso pode estar bem próximo do cliente e do consumidor através dos brindes, 2019 está acabando, programe-se para 2020.

Website: https://brindespersonalizados.ninja/