Mudanças constantes e o desafio do setor contábil para atender a grande demanda

Rio de Janeiro, RJ 13/9/2019 –

Cresce a demanda por serviços contábeis de qualidade. O setor que sente os reflexos das inovações tecnológicas, reformas políticas e demais mudanças percebe que é preciso superar as expectativas do cliente.

A pesquisa Drivers of change and future skills  realizada pela reconhecida certificadora internacional de profissionais de finanças e controladoria, a Association of Chartered Certified Accountants (ACCA) apontou as grandes mudanças que influenciarão a carreira do contador até 2025, com destaque para a tecnologia e as novas regulamentações.

Anderson Campos, CEO da ASCS Contadores Associados, converge com essa análise, em entrevista concedida ao Portal PME NEWS esse mês. Ele sinaliza que esses fatores são importantes para a Nova Contabilidade que surge mediante as mudanças. Quanto a tecnologia ele enfatiza o seu papel para esse novo cenário.

“A tecnologia proporciona uma dinâmica maior no apoio do nível operacional das empresas, permitindo que possamos corrigir o rumo da operação de maneira muito mais eficaz, mas isso requer acompanhamento de métricas, os chamados KPI’s (Key Performance Indicator). Essas métricas permitem-nos conduzir distorções percebidas no decorrer de um período e traçar uma estratégia para recuperar a competitividade ou o nível operacional planejado. Destaco também as plataformas para fiscalização “out company” aplicada pela Receita Federal, Estados e Municípios, as quais perceberão algum erro ou tributo em aberto, não sendo preciso fiscalizar as empresas de forma presencial. Muitas abreviações tecnológicas (ECF, ECD, REINF, SPED, NFE, E-Social, etc), apesar de causarem “calafrios” para os profissionais de contabilidade, são de extrema importância para o nosso dia a dia”.

Na expectativa das reformas do governo, o executivo analisa o impacto no mercado.

“Vivemos um momento de Reformas (Previdência e Tributária) e o certo é que o governo seguirá na estratégia de não perder arrecadação, e esses níveis de informação quando mal observados podem gerar grandes riscos, como por exemplo, multas e juros. Diante dessas e de demais mudanças, tanto o setor como os clientes precisam se preparar de forma rápida para se adaptarem as mudanças e minimizarem os riscos e maximizarem a expectativa de sucesso”.

A Nova contabilidade, segundo Campos, surge como um diferencial para o mercado que precisa estar atento na hora de contratar uma empresa do setor.

“As empresas percebem que os escritórios de contabilidade precisam acompanhar o cenário atual, seja com infraestrutura tecnológica, como adaptadas de forma rápida para atender as mudanças. O formato “tesouraria”, com foco apenas operacional, está com os dias contados. O cenário exige que as empresas se modernizem, as empresas da “Nova Contabilidade” não dispõem apenas da tecnologia como diferencial, mas da agilidade em atender a demanda de forma consultiva, baseada no modelo de processos de sua gestão”.

Website: https://www.pmenews.com.br/entrevista/anderson-campos