Município catarinense dá vez e voz a artistas em meio a pandemia

Balneário Camboriú, SC 13/5/2020 – Ganha o artista, ganha o público, e ganham a arte e a cultura de Balneário Camboriú. É a Cultura se reinventando

Vários setores estão sofrendo por conta da pandemia. No meio cultural não é diferente. Com as restrições a respeito de aglomerações, impedindo o funcionamento de casas de shows, feiras e exposições, as atividades dos artistas foram severamente prejudicadas país afora. Foi para driblar essa crise no setor, que o projeto Cultura BC Inspira, promovido pela Fundação Cultural de Balneário Camboriú/SC, foi idealizado e começa a ser colocado em prática nesta quarta-feira (13). A ação vai estimular atividades culturais e geração de renda a artistas no período em que durar a pandemia do novo coronavírus. A medida do poder público promete arejar o setor.

Uma das medidas do projeto é a disponibilização dos equipamentos, estrutura e técnicos da Fundação Cultural de Balneário Camboriú para que os produtores culturais possam apresentar lives, podcasts e cursos on-line para artistas e público em geral. Na cidade, há um teatro com mais de 350 lugares e outros equipamentos, que poderão ser explorados pelos artistas sem custo algum.

Outra ação é a criação de um hotsite para que feirantes, artesãos e artistas possam divulgar seus trabalhos, como se estivessem em uma feira, só que on-line. A ferramenta será alimentada pelos artistas e terá a curadoria da Fundação Municipal para ter ampla divulgação.

Além disso, a Fundação Cultural promoverá lives semanais todas as quartas-feiras, às 20h, nas redes sociais da Prefeitura, com artistas credenciados e remunerados pelo Município. O credenciamento é aberto anualmente para que a prefeitura possa contratar artistas para apresentações em eventos. Para a estreia, a prefeitura já organizou uma live com música clássica e balé, a ser realizada no Teatro Municipal Bruno Nitz. A estreia é nesta quarta-feira, às 20h. “Toda a equipe da Fundação Cultural irá atuar na promoção dos artistas locais, como facilitadores entre a produção cultural e o público. Estamos empolgados com essa retomada”, disse a superintendente da FCBC, Denize Leite.

“Como os eventos foram cancelados por causa da pandemia, as transmissões ao vivo de espetáculos são uma maneira de movimentar a economia da cultura e levar a arte para a casa das pessoas. Ganha o artista, ganha o público, e ganham a arte e a cultura de Balneário Camboriú. É a Cultura se reinventando”, explica o prefeito Fabrício Oliveira.

Outras ações já são feitas pela Fundação Cultural desde abril para minimizar os impactos financeiros da Covid-19 no setor cultural, como a distribuição de alimentos para trabalhadores da área e orientações a esses profissionais sobre quais benefícios assistenciais eles podem acessar neste momento de pandemia.

As informações completas, cursos e apresentações do Cultura BC Inspira estão em https://culturabc.com.br/

Website: http://www.bc.sc.gov.br

Web Site: