Os principais deslocamentos dos usuários de apps de transporte

16/3/2020 –

Com a febre dos aplicativos de transporte, boa parte da população enxergou a ampliação das possibilidades de deslocamento pela cidade. Os táxis eram a única opção de serviço para esse deslocamento, nos últimos anos, os aplicativos de transporte tomaram a frente nesse objetivo.

Além do táxi como serviço, as pessoas costumavam priorizar o uso de carro próprio. Esse uso costumava ser prioritário em momentos de lazer, que podiam incluir festas e eventos sociais, por exemplo.

O surgimento dos smartphones e sua constante evolução tecnológica proporcionaram maior facilidade no âmbito da mobilidade urbana. Além de corroborar para uma melhor experiência de trânsito dos usuários pela cidade.

Com isso, é possível a autonomia do cliente, que escolhe entre serviços distintos, visando o que melhor se adapta às suas necessidades a curto e longo prazos. Muitos clientes se adaptaram à utilização dos apps, adotando como hábito cotidiano, o que demonstra a importância desse serviço em suas rotinas na atualidade.

Principais finalidades de utilização

Segundo um estudo da Quantas Pesquisa, são três as principais finalidades para a utilização dos apps de transporte: vida social, conveniência e atividades diárias.

A respeito da utilização dos apps na vida social desses usuários, muitos atestam que se tornaram necessários em situações em que priorizam sair à noite, para algum evento ou quando pretendem consumir bebidas alcoólicas e optam por abdicar do uso de carro próprio.

Outros também afirmam que os apps auxiliam bastante em situações adversas, como condições climáticas, agilidade de locomoção e problemas para estacionar um carro próprio em determinados locais.

Somado a esses fatores, ainda há o fator atividades diárias, como levar os filhos à escola, ir à academia, ir para o trabalho, dentre outras atividades cotidianas indispensáveis.

Nesse último quesito, vale lembrar que muitos adotam os apps como verdadeiros facilitadores para chegar aos seus locais de trabalhos, sendo utilizados de forma conjugada aos transportes públicos, como metrô, ônibus e trem.

Há também os que adotam o uso simultâneo de apps de transporte e bicicletas e patinetes. Ambos se tornaram uma tendência por motivos como economia de combustível, de tempo no trânsito, cuidado com o meio ambiente e, até mesmo, com a saúde, pelo ato de se exercitar no trajeto.

Em relação às facilidades ofertadas pelos apps de transporte, a forma de pagamento diferenciada – se comparada à época que os táxis predominavam e o pagamento era, primordialmente, em dinheiro – é um dos pontos mais importantes.

A democratização financeira e de serviço, oferecida pelos aplicativos, foi uma revolução na vida de boa parte da população das grandes metrópoles. A facilidade de integração física a locais e virtual dos meios de pagamento supriu a necessidade de uma maior eficiência no cotidiano.

Website: https://machine.global/