Pesquisa revela o comportamento digital dos médicos no Brasil

17/2/2020 –

O Brasil possui aproximadamente 500 mil médicos atuantes, e esse número vem crescendo a cada ano. Para compreender melhor o comportamento digital desses profissionais, a Refinaria de Dados, startup com expertise em análises de público-alvo, principalmente nos segmentos farmacêutico e de healthcare, elaborou uma pesquisa que reuniu uma amostra de 12% dessa base, totalizando 56.600 usuários.

O levantamento analisou perfis de médicos das regiões Sudeste, Sul e Nordeste, com especialização em diferentes áreas da Medicina, incluindo clínica geral, cirurgia geral, ortopedia, pediatria, oftalmologia e anestesiologia. Considerando o total de usuários pesquisados, 61% são homens e 39% mulheres, sendo que a maioria reside no Estado de São Paulo (32%).

Para Rafael Zenorini, CEO da Refinaria de Dados, é fundamental conhecer esse público de perto. “Os médicos conectados constituem um público com atividade digital intensa. Compreender como eles se relacionam com ferramentas digitais é essencial para a indústria da saúde definir suas estratégias comunicação e de negócio”.

A pesquisa identificou que os períodos de atividade digital mais intensa acontecem das 3h às 7h, 9h às 12h, 14h às 16h e 22h à 1h, e o conteúdo produzido pelos médicos é publicado principalmente nas redes sociais (37%). A Refinaria de Dados desenvolveu também rankings de preferência de aplicativos, liderado pelo Evernote (26%), e de canais digitais mais acessados, com destaque para o Portal Drauzio Varella, que ficou com 57% da preferência.

Sobre a Refinaria de Dados
É uma startup de inteligência analítica, criada em 2017, que atende grandes clientes, como Porto Seguro, Brinks, Sanofi, Tecnisa, entre outros. Foi eleita pela BrazilLAB como uma das cinco startups brasileiras que prometem melhorar o serviço público no País.

A empresa é especializada em inteligência analítica e olha para o futuro das organizações, gerando insights e implementando soluções inteligentes. Desenvolve infraestrutura analítica de Big Data alimentada por machine learning e inteligência artificial para executar os quatro principais tipos de análise — descritiva, diagnóstica, preditiva e prescritiva.

A Refinaria de Dados já passou por três programas aceleradores de startups e agora conta com três principais investidores: Plug and Play, Porto Seguro e Brinks. Além dessas empresas, possuem uma base de investidores privados (angels).

Website: https://refinariadedados.com.br/