Rede de home centers explica cada tipo de tinta e suas diferenças

São Paulo 13/8/2020 – C&C Casa&Construção destaca quais as melhores opções para cada tipo de superfície.

Seja em paredes, móveis, azulejos ou onde mais a imaginação deixar, as tintas são coringa para qualquer mudança rápida e sem mistérios, desde que tomado alguns cuidados na hora da escolha. Hoje em dia existe uma infinidade de opções e para, praticamente, todos as superfícies. Para esclarecer quais os tipos existentes e suas diferenças, a C&C Casa&Construção criou um guia com todos os detalhes e dicas especiais para conseguir resultados de qualidade.

Diferentes características e especificações, assim são as múltiplas opções de tintas disponíveis, atualmente, no mercado. Conhecer e entender essas diferenças é o que vai garantir um bom acabamento e a maior resistência e durabilidade da pintura. Mas, diante de tantas opções, é comum surgirem muitas dúvidas para escolher o produto ideal de acordo com a necessidade. Confira abaixo todos os tipos e finalidades das tintas disponíveis no mercado nos dias de hoje.

TINTA LÁTEX PVA

Feita à base de água, a tinta látex é uma das opções mais comuns e pode ser facilmente encontrada em qualquer loja do segmento. É uma tinta de fácil aplicação, possui secagem rápida e oferece um ótimo acabamento. No entanto, ela não apresenta resistência aos raios solares e à umidade e, por isso, é indicada apenas para ambientes internos e áreas secas, que não necessitam de manutenção constante. Sua limpeza deve ser feita apenas com um pano úmido.
Por possuir um acabamento fosco, ela não é recomendada para cobrir pinturas com aspecto brilhante, já que o resultado pode não ser satisfatório.

TINTA ACRÍLICA

Com características semelhantes ao látex, a tinta acrílica também é solúvel em água e seca rapidamente. A diferença, no entanto, está em sua composição: suas resinas acrílicas conferem alta impermeabilidade ao produto, tornando-o mais resistente e especialmente indicado para ambientes externos e áreas molhadas, como cozinha e banheiro. Diferente do látex, elas podem ser lavadas com água em abundância.
É possível encontrar tintas acrílicas com três tipos de acabamentos: fosco, acetinado e semibrilho. O primeiro, não é tão resistente a lavagens, mas, em compensação, destaca menos as imperfeições da parede. Já as opções acetinadas e de semibrilho, são mais resistentes e oferecem um resultado mais fino, porém, destacam as irregularidades da superfície.

TINTA ESMALTE

Ao contrário das opções anteriores, a tinta esmalte é feita à base de óleo e não é solúvel em água, portanto, é preciso ter mais cuidado com a sua aplicação. Importante destacar que ela também agride mais o meio ambiente por ter mais componentes químicos. Por ser muito resistente, ela é uma ótima opção para pintar superfícies de ferro ou madeira. Possui acabamento brilhante e acetinado, embora também seja possível encontrá-la na versão fosca. Não é indicada para o uso direto na parede, porque, dependendo da aplicação, podem surgir bolhas ou descascar com facilidade.
Por ser uma tinta à base de óleo, ela apresenta uma secagem mais demorada e, geralmente, apresente odor mais forte, que demora mais tempo para dissipar.

SUPERLAVÁVEIS

As tintas superlaváveis possuem acabamento fosco e, como o próprio nome sugere, oferecem grande resistência a limpezas. Podem ser aplicadas, tanto em ambientes internos, como externos — incluindo áreas molhadas, e são muito indicadas para locais com alto tráfego de pessoas e quartos de crianças.

TINTA EPÓXI

Versátil, a tinta epóxi pode ser encontrada, tanto em versões solúveis em água ,quanto solventes. Possui um acabamento brilhante e oferece grande resistência, não somente à umidade, mas também as intempéries e abrasão de produtos químicos.
Por ser muito resistente, esse é o tipo de tinta é ideal para aplicações em áreas molhadas e até inundadas, como piscinas e caixas d’água, podendo ser uma excelente possibilidade para banheiros, boxes, cozinhas e lavanderias.

C&C CASA&CONSTRUÇÃO

LOJAS FÍSICAS C&C
www.cec.com.br/institucional-nossas-lojas

CANAIS DE ATENDIMENTO REMOTO C&C
E-commerce: www.cec.com.br
Televendas: SP e RJ 4001-0100 | Outras Cidades: (11) 4001-0100 |
Segunda-feira a Sexta-feira das 08:00 às 18:00
SAC: SP/RJ 4004-1444 e demais cidades 0xx11 4004-1444 | Segunda-feira a sábado das 10:00 às 16:00
WhatsApp: 11 94517-1704 | Segunda-feira a Sexta-feira das 08:00 às 18:00

SOBRE A C&C CASA & CONSTRUÇÃO
Com 38 lojas distribuídas em três Estados – São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo – a C&C é uma das líderes no varejo de materiais para construção, reforma e decoração nas regiões onde atua. A rede possui um dos maiores Centros de Distribuição do Brasil, além de ser a maior revendedora de porcelanatos e revestimentos do país.
A rede também conta com serviços como Canal de Vendas Diretas para empresas e é pioneira em venda online no segmento, com e-commerce desde 2001.
Com capital 100% nacional, a C&C Casa e Construção faz parte do Conglomerado Financeiro Alfa, que atua em vários segmentos, como o financeiro, hoteleiro, alimentos, bebidas e agronegócio.

Website: http://www.cec.com.br

Web Site: