Teresa Garbayo dos Santos e Luis Eduardo Matta participam do programa “Livros em Revista”

São Paulo, SP 3/7/2013 –

A próxima edição do programa online “Livros em Revista”, apresentado por Ralph Peter, contará com as participações da psicóloga Teresa Garbayo dos Santos e do escritor carioca Luis Eduardo Matta. Entre os assuntos a serem abordados na entrevista, destaque para o lançamento dos livros Conversando com casais grávidos e A outra face do desejo, ambos publicados pela Primavera Editorial. “Livros em Revista” vai ao ar nesta quinta-feira (4/7), às 17 horas, pela TV Geração Z (www.tvgeracaoz.com.br).

Conversando com casais grávidos foi escrita pela psicológa Teresa Garbayo dos Santos a partir de estudos e da experiência em consultório; a obra surpreende ao convidar os leitores a um diálogo franco sobre as inseguranças, ansiedades e interrogações que caminham lado a lado com as alegrias inerentes à maternidade e à paternidade. No livro – composto por minitextos – a escritora propõe que o conceito de gravidez seja ampliado para incluir efetivamente o homem; torná-lo cúmplice da mulher nesse processo, subvertendo a visão tradicional e machista sobre a gestação. Embora a temática central seja dirigida a casais grávidos, a obra também é indicada a pais de filhos pequenos, sobretudo pelos capítulos relativos à educação. “Conversando com casais grávidos” reflete sobre os vários momentos do ciclo familiar, com as dificuldades e alegrias a serem vividas e as mudanças a serem feitas para manter a funcionalidade.

A outra face do desejo é o segundo livro que Luis Eduardo Matta lança pela Primavera Editorial, editora brasileira que em 2009 apresentou ao mercado nacional o thriller O véu. “Quando, no final de 2006, comecei a escrever A outra face do desejo, alguns leitores mais próximos questionaram a validade do projeto. Essa estranheza deve-se ao fato de me dedicar, há vários anos, à criação de thrillers e, na percepção desses leitores, uma história romântica representaria uma ruptura significativa com um padrão estabelecido”, conta o escritor carioca Luis Eduardo Matta. O livro mostra, logo nos primeiros capítulos, que a preocupação dos leitores não procedia. A outra face do desejo é uma história de suspense e mistério – como as demais lançadas pelo escritor – mas com o diferencial de narrar um drama amoroso em paralelo.

Teresa Garbayo dos Santos
Teresa Garbayo dos Santos é formada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e possui cursos de extensão pela Escola Brasileira de Psicologia e Etologia, e pelo Núcleo-Pesquisas, no qual foi coidealizadora do VídeoFamília – espaço de estudo e discussão de casos clínicos gravados em vídeo. Teresa participou como conferencista do IV Simpósio de Terapia Familiar Sistêmica e do I Simpósio Latino-Americano de Terapia Familiar Sistêmica, organizado pelo Núcleo-Pesquisas, no qual discorreu sobre “Terapia familiar breve e prevenção pré-natal” em parceria com Vera Lucia Kozlowski. A psicóloga assinou a coluna “Psicologia é Notícia”, veiculada pelo jornal Tribuna da Imprensa.

Luis Eduardo Matta
Luis Eduardo Matta nasceu no Rio de Janeiro, em 1974, cidade onde atualmente reside. Descendente de libaneses pelo lado paterno, o autor iniciou a carreira literária em 1993, aos 18 anos, com a publicação do livro Conexão Beirute-Teeran (Editora Chamaeleon), um thriller com nuances policiais, ambientado no pós-guerra do Líbano. A decisão de assumir por ofício a escrita pelo viés ficcional resultou na publicação das obras “Ira implacável: indícios de uma conspiração” (Razão Cultural Editora); “120 horas” (Editora Planeta); “Morte no colégio” (Editora Ática); “Roubo no paço imperial” (Editora Ática); “O diário perdido de Pernambuco” (Editora Ática); “O rubi do planalto central” (Editora Ática); “O dia seguinte” (Escrita Fina Edições); e “O véu” (Primavera Editorial). Em 2011, Matta enveredou por um gênero novo, o Chick Lit, lançando a série “As bem resolvidas(?)”, voltada para o público jovem feminino. O escritor participou, ainda, das antologias de contos “Território V: vampiros em guerra” (2009); “Dimensões.br” (2009); “Jogos criminais” (2011); “Internautas: os chips reinventando o nosso dia a dia” (2011); e “Geração subzero” (2012). Luis Eduardo Matta tem diversos artigos e ensaios publicados, boa parte abordando a questão da formação de leitores nas escolas e a popularização da leitura no Brasil. Durante cinco anos ele foi colunista do site Digestivo Cultural e visita periodicamente escolas de todo o país, ministrando palestras e participando de eventos e feiras. Matta é filiado à Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ).

Com abordagem contemporânea e estilo ágil, sutil e refinado, Matta confere ao thriller uma fisionomia brasileira sem despojá-lo das características fundamentais do gênero universal. www.lematta.com

Web Site: