Umidade desértica requer hidratação dobrada

Brasília, DF 18/3/2013 – É importante evitar atividades ao ar livre e nos horários de maior incidência solar e de calor

A onda de calor e de baixa umidade no Distrito Federal começa a atingir picos preocupantes na região. Ainda não é possível sentir os efeitos alarmantes que o brasiliense está acostumado, neste período. Mas especialistas recomendam a importância de cuidar da pele e hidratação durante todo o ano, principalmente nos próximos meses que devem muito calor e tempo seco.

Com isso, os cuidados de quem pratica atividade física devem ser redobrados. De acordo com David Patrício, gerente geral da Unique Fitness – Unidade Sudoeste, as atividades mais indicadas nesta época do ano são as de baixa intensidade, as aquáticas (como natação e hidroginástica) e as realizadas em espaços fechados (embora, bem ventilados e umidificados). “É importante evitar atividades ao ar livre e nos horários de maior incidência solar e de calor (entre 10 horas da manhã e 16 horas). Tomando estes cuidados, é possível evitar problemas como desidratação, queimaduras solares e outras reações provenientes da baixa unidade do ar”, afirma, lembrando que as atividades devem ser feitas com moderação e com uma constante ingestão de líquidos para reposição hídrica.

Na Unique Fitness, do Sudoeste, foram instalados dois sistemas de umidificação de ar (Ecobrisa – ventilador de parede com umidificador e aspersores de água em todo o teto na academia), que são acionados automaticamente durante todo o dia. “O sistema foi instalado em 2010 em função de Brasília sempre apresentar baixos níveis de umidade relativa do ar nesta época do ano”, justifica o gerente.

Ingestão ideal de água – O consumo ideal de água deve ultrapassar dois litros diários, em qualquer época do ano, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). “No caso do clima de Brasília, o recomendado é ingerir praticamente o dobro disso”, diz David Patrício.

Para malhar, as pessoas devem sempre procurar um profissional de Educação Física para se informar sobre o seu treinamento (avaliar intensidade, variedade e tipos de exercícios, horário do dia para treinamento). “Além disso, orientamos a constante ingestão de água durante o treinamento, que deve ser feito em horários de temperatura mais amena”, afirma.

Desidratação, queda da pressão arterial, tonturas, náuseas, dores de cabeça, indisposição, aumento da temperatura corporal, entre outros, são alguns dos problemas que as pessoas podem ter, se desrespeitarem as recomendações.

Na Unique Fitness, os professores se preocupam em oferecer água para os alunos enquanto eles estão malhando. “No setor cardiovascular de nossa academia, prestamos um serviço de oferta de água e toalhas de papel desde o início de nossas atividades em 2010. Sempre fazemos com que o aluno consuma uma quantidade adequada de água e sempre estamos atentos àqueles que não levam consigo uma garrafa de água. Além disso, temos vários bebedouros distribuídos pela academia. Os alunos adoram a iniciativa deste serviço e elogiam o conforto e a praticidade de se ter alguém olhando por eles para que se mantenham sempre hidratados”, conta.

Sobre o Grupo Unique Fitness – O Grupo Unique Fitness nasceu em 2009, com o lançamento da primeira academia da cidade com o conceito “clube”: a Unique Fitness. Localizada no Sudoeste e na Asa Sul, a academia foi concebido para atender toda a família, oferecendo programas exclusivos para gestantes, idosos, jovens, bebês de zero a três anos e crianças. A proximidade com o Parque da Cidade permite também que os alunos pratiquem atividades físicas ao ar livre, com a orientação adequada. O empreendimento ainda possui restaurante, loja de roupas, área de descanso com duchas e banheiras de ofurô, solarium, além de um spa tropical, o Solarium SPA. Também faz parte do grupo a Easy Fit, academia baseada no conceito “você paga pelo que usa”, cuja mensalidade tem valor acessível (R$ 69/mês), com foco em musculação e ergometria. A Easy Fit está localizado no Guará II. Em abril de 2013, a rede inaugura mais uma academia com o conceito clube, no ParkShopping.

SERVIÇO:
Unique Fitness Family Club (Sudoeste)
Endereço: SIG Qd. 08 Lote 2045 ao lado da SQSW 100
Horário de Funcionamento: De segunda-feira a quinta-feira, das 5h30 às 24h; sextas das 5h30 às 23h; sábados das 8h às 20h; e domingos e feriados das 8h às 18h.
Tel.: (61) 3343-2002
Site: www.uniquefitness.com.br

Unique Parque (906 Sul)
Endereço: SGAS 906 Bl. A lote 7 – altura do Estacionamento 10 do Parque da Cidade
Horário de Funcionamento: De segunda-feira a sexta-feira, das 5h30 às 23h; sextas das 5h30 às 23h; sábados das 8h às 19h; e domingos e feriados das 9h às 14h.
Tel.: (61) 3242-5706
Site: www.uniquefitness.com.br

Web Site: