Viticultura e Enologia: Circuito das Frutas recebe o II Encontro Técnico de Viticultura e Enologia da Região Sudeste

Jundiaí – Circuito das Frutas/SP 19/11/2019 – O Encontro trará essas estórias e vivências de superação e visão inovadora para a nossa cultura de plantar e colher”, destacou, Vicchini.

Circuito das Frutas/SP: Do fortalecimento do pequeno produtor local, às análises de tendências mundiais, passando pelas técnicas de plantio, turismo, tratos mercadológicos e burocráticos; o mundo dos vinhos estará em ênfase nos próximos dias 29 e 30 de novembro, em Jundiaí, durante o II Encontro Técnico de Viticultura e Enologia da Região Sudeste. O evento será organizado pela EnoConexão e pelo Polo Turístico do Circuito das Frutas, além de contar com o apoio da Adega Beraldo di Cale, sede atual do encontro anual. A programação – de ambos os dias – é gratuita e aberta para todos os públicos, mas mobilizará, principalmente, produtores, entusiastas e visitantes de toda a região.

Para o sócio da EnoConexão, Rafael Vicchini, a ação é fundamental no fomento consciente do Mercado da Uva, além de proporcionar acesso às informações, tendências e pesquisas fundamentais ao trabalho do produtor local e nacional. “Entre as principais discussões de destaque estarão, por exemplo, as apresentações técnicas sobre como evitar perdas inesperadas na plantação, elucidando o porquê ocorrem deteriorações das uvas maduras e as doenças de final de ciclo nas plantações”, exemplificou Vicchini. As análises, em questão, serão apresentadas pelo Dr. Lucas da Ressurreição Garrido, Pesquisador da Embrapa Uva e Vinho-Bento Gonçalves.

Para Marcela Moro, diretora de Turismo de Jundiaí e representante da Presidência no Grupo de Trabalho do Polo Turístico do Circuito das Frutas, a relevância do Encontro está no crescimento contínuo das ações turísticas que fortalecem a visibilidade e o crescimento de Mercado. “São ações que incentivam a produção de uvas, a profissionalização e implantação de tecnologias para o segmento e ainda colaboram para a boa movimentação do turismo local; o vinho e a uva sempre são grandes atrativos”, considerou.

Outro ponto alto do atual encontro envolverá ainda a discussão de fatores motivacionais com a apresentação de soluções diferenciadas do plantio da uva e de novas visões de Mercado, disseminadas pelo agrônomo e enólogo chileno, Cristian Sepúlveda. As abordagens consideram as atuais colheitas de inverno em solo brasileiro. “Um tema que certamente aguçará o nosso grande potencial produtivo e competitivo da região Sudeste, e o Encontro trará essas estórias e vivências de superação e visão inovadora para a nossa cultura de plantar e colher”, destacou, Vicchini.

A entrada, para o II Encontro Técnico de Viticultura e Enologia da Região Sudeste, é gratuita e tem patrocínio da Campo Limpo Seguros, Sindicato Rural de Jundiaí, Sicredi e IBIS Budget Adágio Jundiaí, além dos apoiadores: Adega Beraldo di Cale, Instituto Federal de: São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e também da Embrapa Uva e Vinho.

Programação:

29/11/ 2019
Abertura do Evento às 13h.

Palestra às 13h15: Sistemas de Condução da Videira e Suas Particularidades, com Leonardo Cury da Silva do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves.
Palestra às 14h45: “Vitivinicultura de Qualidade para o Sudeste Brasileiro: Colheita de Inverno”, com Agrônomo e Enólogo Cristian Sepulveda da Vinícola Terra Nossa.
Mesa Redonda às 15h30: “Vitivinicultura no Polo do Circuito das Frutas: realidade, possibilidades e novos caminhos”, com os mediadores José Luiz Hernandes do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) Centro de Frutas, Fábio Laner Lenk do Instituto Federal de São Paulo – Campus São Roque e Adriana Renata Verdi do Instituto de Economia Agrícola.
Palestra às 17h00: Podridão da uva madura e outras doenças de final de ciclo com Lucas da Ressurreição Garrido da Embrapa Uva e Vinho.
Encerramento às 18h00.

30/11/2019
Abertura do Evento às 10h
Abertura Espaços dos Expositores:
Networking, exposições e Informações Gerais
Palestra às 13h00 “Vinhos Naturais – a bola da vez”, com Didú Russo.
Palestra às 13h45: Agroindústria de transformação da uva e do vinho: agregação de valor ao produtor rural, com Mariana Vasconcellos Dullius do Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Urupema.
Palestra às 14h45:
A influência do enólogo na elaboração dos vinhos, com Celito Crivelaro Guerra da Embrapa Uva e Vinho
Palestra às 16h: “Rolhas: qualidades e influências no vinho”, com Avelino Zanetti Filho da RCork Brasil
Encerramento com sorteio de brindes e produtos às 17h.
Jantar de Confraternização (por adesão e disponibilidade).
Informações diretas com a EnoConexão através do telefone (11) 97154-8427 (Rafael).
Hospedagem Especial: palestrantes, autoridades sociais e parceiros do II Encontro Técnico de Viticultura e Enologia da Região Sudeste terão benefícios para estadas no IBIS Budget Adágio Jundiaí.
O hotel oficial do evento oferecerá descontos promocionais e condições exclusivas que podem ser acionados diretamente através do e-mail: exclusivo [email protected]
Siga a EnoConexão: Insta e Face @enoconexao
A Adega e Restaurante Beraldo di Cale, local do evento, fica na Estrada de Jarinu km 12,
Caxambu, Jundiaí – SP. Telefone: (11) 4584-4330. Insta e Face: @beraldodicale 
Site oficial: beraldodicale.com.br

 

 

Website: https://pt-br.facebook.com/enoconexao/

Web Site: