5 técnicas para desintoxicar o organismo e reduzir medidas depois do carnaval

7/2/2013 –

Durante o feriado de Carnaval, muita gente acaba abusando do consumo de comidas gordurosas e bebidas alcoólicas. Para reequilibrar o organismo, além de optar por uma dieta leve, com muitas frutas, e ingerir bastante líquido, existem alguns tratamentos estéticos que ajudam a desintoxicar e a tirar aquela sensação de mal-estar e inchaço.

Segundo a esteticista Arlete Cestari, da clínica que recebe o mesmo nome, em Santo André, é comum as pessoas buscarem tratamentos após a folia por se sentirem inchadas e com uns quilinhos a mais. O mais procurado é a drenagem linfática com o uso de óleos essenciais diuréticos. “Após a sessão, a pessoa se sente menos inchada”, explica.

Arlete, que também é naturóloga, traz para o tratamento estético fórmulas naturais. “É importante lembrar do poder diurético de algumas plantas”, ressalta. Ela indica o consumo de chá de cavalinha, hibiscos ou de carqueja, pois eliminam apenas água e toxinas e não sais minerais.

Para o preparo, a orientação é ferver a água e desligar o fogo, depois colocar as folhas secas e tampar por 10 minutos. A indicação é tomar uma xícara após cada refeição.

Confira outras opções que vão contribuir para a desintoxicação seu organismo:

Drenagem linfática manual
Ajuda a eliminar as toxinas que estavam acumuladas no organismo. “A drenagem pode ser ainda mais eficiente quando escolhemos óleos essenciais que vão ao encontro do que o paciente está buscando”. Pós-carnaval, a drenagem deve ser feita com óleo essencial de Junípero, de grapefruit e de alecrim. São diuréticos, depurativos, estimulante circulatório e digestivos, entre outras propriedades.

Gomagem ou esfoliação corporal
É a técnica que remove as células mortas da pele. O excesso de células mortas dificulta permear os óleos essenciais na pele. Com a pele limpa, qualquer outro tratamento que busca a desintoxicação é mais bem-sucedido. “É uma opção para ser usada como primeira etapa”, explica Arlete.

Manta Térmica de infravermelho
A Manta térmica gera calor até 60 graus. A vasodilatação sanguínea promove sudorese por onde se elimina as toxinas e água, por isso toma-se um copo de água antes e depois da sessão para não desidratar. Aumenta a diurese, que também é um mecanismo de eliminação de toxinas. Associa-se durante a sessão de manta (30 a 40 minutos) um cosmético à base de creme canforado, pois esta sinergia acelera o metabolismo.

Argilaterapia
A Argilaterapia possui o grande poder de eliminar as toxinas e a impurezas da pele além de combater o inchaço e retenção de líquidos. É rica em sais minerais, o que torna o tratamento muito saudável, pois vai além da eliminação de toxinas.

Freeze e Lipocavitação
Técnicas modernas para reduzir as indesejáveis gordurinhas localizadas. Os tratamentos são rápidos e suaves. “Os dois são indicados para acelerar o metabolismo da célula de gordura. É para quem quer ir além da eliminação do inchaço e deseja perder medidas”, diz.

Web Site: