Problema na visão pode ser responsável por sedentarismo

25/3/2013 –

Quando o assunto é sedentarismo, geralmente, as pessoas fazem alguma relação com a falta da prática de atividade física, o que não deixa de ser uma verdade. Mas o que poucos sabem é que, em alguns casos, a falta desse hábito pode estar relacionada com algum tipo de problema visual.
Isso porque a visão é um dos sentidos fundamentais para a prática de atividades física e esportiva e problemas como altos graus de miopia ou astigmatismo acabam por dificultar que a pessoa enxergue com nitidez, o que muitas vezes desestimula a realização de algum esporte.
É caso da empresária Kamylla Rocha Lemes, que na infância só fazia exercícios fisícos nas aulas de educação física e hoje só pratica atividades com uso de lentes, o que sem elas seria impossível. “Tenho 4 graus de miopia no olho esquerdo e 4,5 no direito. Se eu não estiver usando lentes corretivas é impossível realizar qualquer tipo de atividade física. Se for nadar, não enxergo as raias para ter uma referência; quando faço caminhada, só vejo vultos e sou capaz de esbarrar em alguma outra pessoa que esteja caminhando também, além de não enxergar se há algum obstáculo no caminho, como alguma pedra, lixo ou qualquer outro objeto que esteja caído no chão. Exercícios que usam bola, como vôlei e tênis, são totalmente impossíveis, pois não vejo de forma alguma a direção que a bola está”, conta Kamylla, que começou a ter problemas de visão ainda criança, aos 11 anos de idade. “Sentia muitas dores de cabeça, não enxergava o que estava escrito no quadro da escola e copiava as matérias erradas, até descobrir o problema. A única atividade física que fazia quando criança era educação física na escola e como o grau foi aumentando não dava conta de participar de algumas brincadeiras. Eu já não conseguia enxergar a bola quando brincava de carimbada. Só consegue entender, quem passa por esse tipo de situação”.
O oftalmologista, Cláudio Picosse, do HCO explica que problemas refrativos como a miopia e o astigmatismo quando em alto grau dificultam e até impossibilitam a prática de alguns esportes e atividade física, se não corrigidos. “Quando o paciente tem um alto grau de miopia ou astigmatismo, ele realmente terá dificuldade para enxergar objetos simples, como uma raia durante a natação, a bola ou peteca. A deficiência visual se não corrigida certamente refletirá em um desestimulo para prática de atividades físicas”, explica Picosse.

Tratamento
Para a correção desses tipos de problemas visuais, o especialista afirma que podem ser usados óculos de grau, lentes de contato e se o grau estiver estabilizado, pode-se fazer a cirurgia. “Cada caso dever ser avaliado particularmente. Tem pacientes que preferem os óculos, outros tem restrições à lentes e há os que são indicados para a cirurgia. É preciso avaliar também as atividades que esta pessoa pratica. Para alguém que faz natação o indicado é o uso da lente ou da cirurgia se for apropriado”, comenta.
O médico orienta que as pessoas consultem um oftalmologista pelo menos uma vez ao ano, sejam adultos ou crianças. “No caso de crianças é preciso que os pais fiquem atentos. Se a criança fica muito quieta, sempre no computador ou vídeo game e muito próximos à tela. Isso pode indicar que exista algum problema na visão. Para os adultos a visita também deve ser regular, para acompanhar a evolução do grau e tratar a deficiência visual seja com lentes, óculos ou até mesmo com cirurgia quando indicado”, ressalta Cláudio Picosse.

Web Site: