Escala e diminuição de riscos trabalhistas são preocupações do mercado varejista

26/3/2013 –

O varejo é atualmente um dos maiores empregadores do país, com um dinamismo muito grande em relação aos demais setores. E, justamente por conta da quantidade de colaboradores, as empresas têm buscado ferramentas capazes de administrar melhor as jornadas de trabalho, folgas e intervalos.

O Tlantic Workforce ManagementTM (WFM), por exemplo, é uma das soluções disponíveis no mercado capaz de melhorar o serviço ao cliente enquanto racionaliza o número de funcionários por loja, gerando horários com base em previsões de atividade, permitindo modificações para acomodar imprevistos, controlando horários e a presença de toda a equipe, para além de preparar o cálculo da folha tendo por base a ocupação efetiva de cada funcionário.

“Ou seja, é uma solução capaz de melhorar a qualidade de vida dos colaboradores ao permitir a entrega da escala de trabalho com (até) 60 dias de antecedência”, explica Reginaldo Back, Diretor da Tlantic. “Com isso, os horários ficam alinhados com a demanda, aumentando em até 10% nos níveis de serviço, além de reduzir em até 35% as filas e de 2% a 8% os custos de trabalho.

Implantado em todas as lojas do Grupo varejista português Sonae – em diversas bandeiras e funções – desde a linha de caixas até a distribuição – o Tlantic Workforce Management™ é utilizado para fazer a escala de 22 mil colaboradores, em 200 lojas e 3.000 seções, suportando diversos tipos de contratos entre empresa e colaborador (como por ex. fixo/ temporário), sem limitação.

“Diversos outros softwares realizam escalas, mas nenhum foi desenvolvido especificamente para o setor varejista. O nosso diferencial é justamente conhecer a fundo este mercado oferecendo um sistema capaz de calcular a cada 15 minutos as necessidades reais de uma loja. Por exemplo: realidade x projeção de vendas. Com esta informação, sabe-se o histórico da loja e os padrões de utilização”, explica Reginaldo Back.

Além disso, devido à robustez do sistema, os varejistas conseguem gerir o track de todas as alterações que são feitas (quem fez e porque foi feito) bem como levantar relatórios diários da própria escala e avaliação de toda a rede. Caso haja imprevistos, é possível readaptar a escala utilizando os funcionários polivalentes.

Ainda segundo o Diretor da Tlantic, o resultado obtido com a utilização do Work Force Managavai além da melhoria no atendimento ao cliente, sendo eficaz na diminuição considerável do turn over existente no mercado varejista por seguir à risca as regras corporativas, minimizando reclamações trabalhistas e aumentando a motivação da equipe.

Sobre a Tlantic
A Tlantic desenvolve software avançado para organizações inovadoras em todo o mundo. Com escritórios em Portugal e no Brasil, a Tlantic fornece soluções de elevado valor para varejistas, incluindo o Mobile Retail Suite™, a solução de frente de caixa Unifo™, a solução Tlantic Workforce Management™, sites de comércio eletrônico e soluções transversais e interoperáveis, como o PowerSheets™, que integra interfaces ricas e versáteis a qualquer arquitetura de sistemas de forma simples e segura. Partindo sempre da perspectiva do cliente, a Tlantic ajuda as empresas a aumentarem a sua produtividade e a fidelidade dos seus clientes. Mais informações em www.tlantic.com