A alta imunidade infantil contra o coronavírus intriga cientistas

22/1/2021 –

Mesmo quando contaminadas pela Covid-19, crianças apresentam manifestações leves ou assintomáticas da doença.

Uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Infantil Murdoch, em Melbourne (Austrália), analisou o caso de uma família com dois adultos comprovadamente contaminados, duas crianças com sintomas leves e uma assintomática. Das crianças, nenhuma apresentou positivo nos testes RT-PCR, realizados 11 vezes durante 28 dias. Segundo os estudiosos, quando o sistema imunológico infantil encontra o vírus, a resposta é tão rápida e eficaz que não chega a ocorrer a replicação necessária para aparecer nesse exame. 

Também sobre o assunto, Donna Farber, imunologista da Universidade de Columbia (EUA), em entrevista à revista Nature, declarou acreditar que a resposta esteja nos tipos de anticorpos que as crianças produzem. Segundo estudo conduzido por ela, em parceria com outros pesquisadores, os anticorpos produzidos pelo organismo infantil atacam a proteína spike do vírus, usada para entrar nas células. Dessa forma, é provável que o sistema imunológico elimine o vírus antes que ele se replique consideravelmente.   

Apesar da manifestação leve da doença, as crianças ainda podem contagiar outras pessoas e, mais raramente, desenvolver complicações graves. Dessa forma, medidas preventivas são essenciais não apenas como forma de autocuidado, mas também para evitar a circulação do vírus entre familiares. E, entre elas, o uso de máscaras segue sendo uma recomendação unânime. 

Para manter uma rotina de proteção, a máscara precisa oferecer segurança e praticidade se adaptada ao uso diário, como é o caso da Máscara KNIT Fiber, modelo reutilizável produzido no Brasil. Com formas estruturadas e alça única, ela prende se encaixando no rosto e sem incomodar nas orelhas. E ainda, devido seu tecido tecnológico feito com fibras de PET, ela oferece mais resistência e maior durabilidade. 

A Máscara KNIT Fiber é vendida na loja virtual da marca. Para saber mais e realizar compras, basta acessar www.mascaraknit.com.br.

Website: http://www.mascaraknit.com.br

Web Site: