A Jornada da Transformação Digital das Empresas no Brasil

Rio de Janeiro 17/3/2020 – Mas, afinal, como ocorre esse movimento de transformação? A Business Consulting Brasil traz as principais práticas das empresas bem-sucedidas nesta jornada.

Independente do ritmo de mudanças nos negócios, empresas atentas aos potenciais benefícios trazidos pela digitalização estão organizando suas jornadas de transformação.

Mas, afinal, como ocorre esse movimento de transformação? Quais são as principais práticas utilizadas pelas empresas para serem bem-sucedidas nessa jornada? Quais são os pontos de atenção e o que esperar?

A verdade é que poucas empresas, salvo aquelas que nasceram digitais, conseguem usufruir com maestria das oportunidades trazidas pela transformação digital. Todavia, já se pode observar diferentes estratégias e casos de sucesso nessa direção.

A jornada de transformação digital se inicia com a aplicação fragmentada e desordenada de tecnologias, como iniciativa de gerentes setoriais, que veem nas tecnologias emergentes oportunidades para resolver problemas pontuais de suas operações. Muitas vezes, esse movimento é estimulado pela própria curiosidade de colaboradores ou por fornecedores trazendo soluções específicas.

Em um segundo momento, estimulado por iniciativas bem-sucedidas nas operações e pela mídia noticiando o sucesso de startups e cases de tecnologias emergentes, gera-se a conscientização nas empresas a respeito da transformação digital e seu impacto nos negócios. Nesta fase, observa-se o envolvimento da alta administração, bem como a organização de missões para conhecer ecossistemas evoluídos e startups, provas de conceito de tecnologias emergentes para demonstrar o potencial disruptivo para os negócios e benchmarkings setoriais e com empresas que estejam passando pelo processo de transformação.

A definição de uma estratégia para transformação digital e organização dos esforços é o terceiro momento da jornada. Neste, observa-se o apoio de consultorias para estruturação da abrangência e ambição com a transformação digital bem como para a definição das primeiras oportunidades digitais e grandes viabilizadores tecnológicos e organizacionais.

A partir disso, inicia-se, então, o quarto movimento da jornada, que é a implementação da estratégia em um esforço coordenado. Essa é uma fase de amplo aprendizado na qual objetiva-se provar o valor das mudanças e ajustar os modelos antes de escalar para toda a companhia.

Nesse estágio, as práticas para alavancar a transformação se intensificam, com pilotos de equipes organizadas em squads multidisciplinares e orientadas a resultado, introduzindo novos modelos de trabalho, programas de treinamento e capacitação.

Com o ganho de maturidade na criação e aplicação de soluções digitais, entra-se no quinto movimento, onde surgem novos modelos organizacionais e a diversificação de negócios. Neste momento, observa-se a intensificação da inovação alavancada pelas tecnologias digitais e novos modelos de trabalho. A empresa aprende a escalar soluções, adapta processos organizacionais, organiza-se em linhas de produtos com estruturas mais horizontais e maior empoderamento das equipes.

Essa jornada é repleta de desafios e alguns pontos não podem ser negligenciados. Antes de tomar decisões de investimentos relacionadas à transformação digital, os executivos devem pautar-se na estratégia de negócio da companhia.

Além disso, a mudança na estratégia precisa ser comprada pelas lideranças e pela força de trabalho. O envolvimento do top management é fundamental, com um discurso alinhado  entre as lideranças sobre a transformação digital e as ambições da empresa.

_________________________________________________________________________

Este conteúdo foi escrito por Murilo Maciel e Tammy Ávila, consultores da Business Consulting Brasil. 

A Bip é uma Consultoria Internacional, presente no Brasil desde 2007, que provoca e promove mudanças positivas através de projetos estratégicos e de transformação em grandes empresas com destaque para varejo, bens de consumo, serviços financeiros e telecomunicações.

Fundada em 2003, na Itália, possui mais de 2500 profissionais, com projetos em mais de 40 países e 12 escritórios nos principais países da Europa, América e Oriente Médio.

No Brasil, a Bip atua em projetos estratégicos e de transformação para grandes empresas, principalmente nos setores de Energia, Óleo e Gás, Utilities, Telecomunicações, Varejo, Bens de consumo e Agronegócios.

Tenha acesso ao texto completo no blog: https://bipbrasil.com.br/jornada-de-transformacao-digital/

 

Website: http://www.bipbrasil.com.br

Web Site: